Pages

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Desabafo

Estamos a quatro dias das eleições estaduais e o desespero parece ter batido à porta das equipes de campanha dos dois candidatos. Começou uma espécie de vale tudo que passa por cima de qualquer preocupação com a ética, compromisso com a verdade ou respeito à dignidade dos candidatos que (por mais que se discorde deles) merecem um mínimo de respeito.

Em pleno século XXI o que se vê é uma baixaria digna dos momentos mais vergonhosos da política brasileira. São e-mails com informações falsas, comentários ofensivos aos candidatos neste e em muitos outros blogs, panfletos apócrifos, ofensas pessoais e adesivos com insultos.

Ana Júlia e Simão Jatene, que publicamente têm reclamado da baixaria que os ataca, deveriam chamar suas equipes em particular e pedir um mínimo de compostura. Ou será que compactuam com a estratégia de chafurdar na lama?

Será que ainda há quem pense que esse tipo de guerra suja atraia votos? E mesmo que atraia, vale a pena passar por cima de qualquer parâmetro ético para vencer uma eleição? É isso que os candidatos têm a nos oferecer? São esses os seus argumentos para conquistar nossos votos?

Triste Estado aquele que será governado por pessoas capazes de tais atos.

18 comentários:

Anônimo disse...

Você está coberta de razão, mas lembre-se que isso não é de agora. Na camapanha passada distribuiram um jornalzinho atacando a Ana de uma forma que não se trata NINGUÉM. Na campanha de Collor em 89 a baixaria foi terrível, até a filha de Lula foi usada.

Osorio Pacheco disse...

Tens toda e minha solidariedade estou indignado com o vale tudo.

Anônimo disse...

Dá vontade de chorar...

Anônimo disse...

Ah anônimo 11:54 é só a Ana que está sendo atacada é? Assisto e ouço todos os dias os programas eleitorais e a pessoal que mais ataca é a governadora. E os panfletos contra Jatene? Agora a governadora é a coitadinha por que é mulher? Paciência...

Anônimo disse...

No desespero esses caras são capazes de quaquer coisa, não aceitam de forma alguma perder o poder. Felizmente a decisão é da população que pode até errar, mas jamais repetir o erro.

Anônimo disse...

Não vai ser surpresa se os números de abstenções e votos nulos e brancos baterem todos os recordes neste segundo pleito. Para entrar na História (negra) do Pará...

Ricardo Teles disse...

É o que dá ter dois candidatos indolentes ao governo.

luis miranda disse...

a todos!
baixaria é você ligar a tv e vê metendo bronca,balanço geral, jornal da globo, etc..., que vivem tendenciando sem dá chance nenhuma para os desafetos, pior que ainda usam do lema que a imprensa tem que ser livre.
Esse que é o tema do debate, quem essa imprensa defende e como os meios estão sendo usados, as baixarias talvez diminua 90%.

Marcelo Medeiros disse...

Alem disso tudo, ficam perturbando via telemarketing político até durante a madrugada como aconteceu hoje comigo.
Tudo isso não controi nada, é um retrocesso e os ditos marqueteiros parece não enxergarem com essa visão.

Anônimo disse...

É o tal do "se ficar o bicho come. Se correr o bicho pega". Este é o castigo por eu não ter nascido dinamarquês.

Anônimo disse...

O que eu ouvi nesses últimos dias é de envergonhar qualquer nação. Outro dia a Sra. Ana Júlia veio caminhar (de mãos dadas) na Pedreira com o Almir e do carro de som que os acompanhava só se ouviam isultos pessoais ao candidato Simão Jatene. Ora bolas, se ela reclama das ofensas, porque está sendo conivente? Não estou dizendo que ambos estão "certinhos" mas, honestamente, não ouvi do outro candidato a mesma atitude. Ela deveria dar o exemplo para os meliantes digo, militantes e coibir atos como esse. Quer respeito, dê-se o respeito.

Marise Morbach disse...

Rita, a ausência de princípios é generalizada, dá asco. Tenho a impressão que estou vendo uma luta livre daquelas 'vale tudo". É de fato vergonhoso e mesquinho; onde estão os tais projetos de futuro, as tais regras do jogo e outras cositas mas. Me lembrei de um conto do Jorge Luis Borges no qual os homens que duelavam, quando golpeados, ficavam de pé para enfrentar com dignidade a visão morte: estamos muito longe disso.

Anônimo disse...

É verdade Rita. Outro dia me disseram que um panfleto apócrifo foi jogado ao longo de toda a Avenida Pedro Miranda, atacando o candidato Jatene e apostando na ignorância das pessoas para dizer que ele deixaria de manter programas como o Bolsa Família. Essa mentira, já desmentida pelo candidato do PSDB, soma-se a outras inverdades como, no sábado passado, quando militantes do PT foram à Doca alardear uma pesquisa inexistente só para enganar os mais incautos. Acho que muita coisa foge ao controle dos candidatos ao longo de uma campanha eleitoral, mas não dá para dizer que a Ana Júlia não sabe de nada disso e que é uma coitadinha que vem sendo atacada em sua honra.

Anônimo disse...

Mas quem foi fesrejar na Doca a Vitória no 1º turno foi os apoiadores de Jatene.
Vamos ter calma calma, a vida continua!

Anônimo disse...

preocupante nisso tudo é vc vê q votando em um ou em outro, q q ética deles ñ o separam um do outero como opsão de voto

Anônimo disse...

Rita,
Baixaria maior é o uso da máquina pública pelo Governo. Hoje mesmo, foram nomeados os concursados que estavam há anos esperando pelo chamado da sra. Ana Júlia. E o que falar da reunião com os taxistas, onde a sra em questão dá uma carteirada para obrigar os trabalhadores a aceitarem suas ordens? Realmente tá valendo tudo.
Ana Rosa

Anônimo disse...

Rita,
Baixaria? Não da campanha do Jatene.
Aliás, é ótimo pra Ana Júlia que você os embole no mesmo saco.
Veja bem quem achaca empresários, veja quem mente na TV, veja quem intimida taxistas e outras classes. Veja o comportamento dos irmãos MM, obrigando funcionários a toda sexta-feira ir trabalhar de blusa vermelha.... a baixaria é onde?
Se for sobre comentários no seu blog, modere-os, os aplique chaves de bloqueio.
Mas não compare Ana Júlia e Jatene.
Jatene não merece essa injustiça sua.//Dilon Nogueira

Anônimo disse...

Olha já esse nervosinho aí sugerindo que blogueira baixe o AI-5. Vou te enviar uma caixa de Lexotan e te aconselho a ficar calmo, vamos que o teu candidaTO GANHE e tu morras de infarto, já pensou? Adeus DAS. KKKKKKK vOTO nulo!!!