Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O ocaso dos partidos políticos ?




Há muito se discute, no Brasil, a importância dos partidos políticos. A maioria das legendas é apenas abrigo de lideranças que agem sem levar em conta qualquer estatuto ou programa.

Tem sido interessante observar como esse fenômeno dos apoios na disputa ao governo do Pará, coloca em segundo plano as legendas e põem em relevo lideranças isoladas, esvaziando as agremiações a que pertencem.

Não descarto que essa seja uma estratégia dos próprios partidos para manter um pé em cada canoa e, assim, garantir vaga naquela que chegar ao fim do percurso sem naufragar.

Uma das missões dos partidos políticos é a de expressar e representar a diversidade dos interesses que convivem na sociedade. Acho que os partidos poderiam também facilitar o trabalho dos eleitores ao reunir lideranças que tem os mesmos objetivos, programas e opiniões sobre temas que vão da descriminalização do aborto à independência do Banco Central, passando por privatizações, etc.

No Brasil, e no Pará especialmente, o tecido partidário é tão permeável que não é possível identificar as idéias de uma liderança a partir de sua legenda política e muito menos de seus aliados.

No final, temos uma sopa de letras que reduz a política à pura e simples distribuição de cargos e benesses.
OBS
Usei para ilustrar esse post uma figura clássica da Gestalt Terapia que, dependendo de quem ver, pode ser um cálice ou duas faces num beijo, tal qual os partidos políticos que, dependendo do ângulo, podem ser hora, a figura principal, hora apenas o fundo sobre o qual se destacam as lideranças.

10 comentários:

Anônimo disse...

Segundo o artigo de Carlos Mendes no jornal Estado de São Paulo deste domingo, o advogado da coligação “Acelera Pará”, Inocêncio Mártires Coelho Junior, teria antecipado que nesta segunda-feira, 11, que ingressará com uma ação no TRE pedindo a anulação da eleição para o Senado. Triste papel este de Ana Júlia, o de Fazer papel de advogada do diabo, meio a uma situação tão delicada em que se encontra. Esta decisão teria a anuência do PT ou será mais uma treslouquise do seu núcleo duro. Seria caso de masoquismo em que a pessoa passa a gostar de apanhar e sofrer pelas mãos de seu algós ou apenas um caso típico de falta de vergonha na cara.
Afaste-se desta lama e dos ficha sujas candidata. Ouça o clamor da militância e evite a colisão com os setores sérios e conseqüentes da política no Pará.

Anônimo disse...

Reforma Política, já!
Bem, mas a reforma deve ser aprovada pelos mesmos srs que se beneficiam pela "zona" eleitoral que eles mesmos criam e mantém, ou seja, continuaremos sonhando com parlamentares que, de fato, nos representem...

Anônimo disse...

ô TUCANA(0) faltou aula do moderno ou nazaré meu bem? treslouquice é com c.c.c.c...
morou?ha!

Anônimo disse...

Foi apenas erro de digitação,da
anônima,creio, e olha só como as PesTes vermelhas andam tão irritadas e violentas !É muita falta de educação, Credo...

Anônimo disse...

E o que é que Ana ganha com isso?
O movimento agora deve ser de agregação e não o de subtração. Cara pálida do c.c.c.c..

Anônimo disse...

Esse caminho tomado pelo Pt do Pará, de se aliar até com a direita radical (vide Gerson Perez) tem limites que o eleitor de ambos irá corrigir votando na coerência, naquele que não mente, naquele que cumpre acordos com a política e com o povo. JATENE 45!

Anônimo disse...

ô coisa,os tucanos estão rasteiros hoje, Peres,s,s,s,s,s,s Perez com z só a influência do Chavez amigo do Lula, que vcs falam tanto, mas parece que o ato falho nega tudo, ah,ah.

Anônimo disse...

Outro erro de digitação, ãh,ãh, algoz, com z, cara pálida, com z.
Agora falando sério, Lama? fichas sujas, quem não for que atire a primeira pedra, que eu já tô aqui escrevendo na areia, quer dizer no blog da Rita,ah,ah.

Anônimo disse...

Ao gramático das 13:54 e 21,27: o companheiro que apoia Ana Júlia é Sefer ou Cefer? Se ela for reeleita ele será secretário da Infância e da Adolescência, ou continuará só ganhando milhões com os hospitais regionais?

Anônimo disse...

Até onde eu sei é Sefer e adorei a questão colocada,não sou companheiro(a).