Pages

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Deputado do PMDB acusa Ana Júlia de cometer crime eleitoral

O deputado estadual Parsifal Pontes, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, apresentou ao Ministério Público Eleitoral representação contra a candidata do PT, ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa, que concorre à reeleição.

O alvo da ação é a gravação de uma reunião em que Ana Júlia afirma que ligará para a presidente da Companhia de Transportes do Município de Belém, Ellen Margareth, para garantir que os taxistas possam usar material de campanha em seus carros.

No blog do deputado, está a íntegra da ação que você lê abaixo


Exmo. Sr. Procurador Regional Eleitoral do Estado do Pará
Parsifal de Jesus Pontes, brasileiro, casado, cidadão brasileiro cadastrado no CPF n° 124.394.442-00, vem perante V. Ex.ª Representar contra Ana Julia de Vasconcelos Carepa, governadora do Estado do Pará, pelos fatos abaixo:
01. Em 19 de outubro próximo passado, a governadora reuniu-se em um hotel de Belém, com dirigentes de cooperativas e de associações de taxistas de Belém e Ananindeua.

02. Segundo noticia disponível no site de campanha da governadora, os dirigentes, “foram à reunião confirmar o voto no 13, no próximo dia 31 de outubro.”

03. Em áudio gravado durante a reunião, a governadora do Estado conclamou os taxistas a fazerem propaganda eleitoral em seus respectivos veículos, adornando-os com “qualquer coisa vermelha”, seja um adesivo um lenço, ou o que o valha para fazer às vezes de propaganda eleitoral petista.

04. Ao ouvir tal conclamação, e sabendo que o pedido da governadora era flagrantemente ilegal, alguém na plateia advertiu que se os taxistas agissem assim, seriam reprimidos pela CTBel, que mandaria tirar a propaganda.

05. A governadora respondeu ao cauteloso interlocutor: “Reginaldo, não tem que mandar tirar nada, tá! A CTBel não vai mandar tirar nada!”.
E prossegue a governadora em tom veementemente autoritário: “Eu vou telefonar pra Dra. Ellen Margareth, pro prefeito. Não vai mandar tirar nada!”.

06. A Dra. Ellen Margareth em questão, é a Superintendente da Companhia de Transportes do Munícipio de Belém, CTBel, que é a entidade gestora do sistema de transporte e trânsito no Município de Belém.

07. O prefeito, in casu, é Duciomar Costa, a quem a CTBel está hierarquicamente subordinada e cujo partido, o PTB, é parte integrante da coligação “Acelera Pará”, que tem como candidata a governadora do Estado, a atual governadora Ana Júlia Carepa.

É vedada a propaganda eleitoral em transportes públicos, portanto, quando a governadora requisita tal tipo de propaganda aos concessionários e, fato mais grave, garante aos mesmos que eles poderão cometer o ato, pois ela usará de sua influencia para coibir qualquer tipo de fiscalização, está cometendo crime de abuso de poder.

Isto posto, requeiro ao Ministério Publico Eleitoral, a abertura do procedimento cabível, para que se apure a noticia do crime eleitoral neste ato denunciada, e as posteriores medidas legais pertinentes.

7 comentários:

direitosparatodos disse...

engraçado, mas o Jatene fez reuniao tb com taxistas, inclusive a vários pela cidade com bolotas amarelas colocadas em seus veiculos - e o nobre deputado fez algo - claro que nao!!!
espero que a justiça seja pra todos mesmo.

um abraço
Ricardo Melo

Ricardo Teles disse...

Quando eu digo que quando a pessoa que tem qualificação superior, envereda para a política, é porque nunca foi um bom profissional na área em que se formou.
O Parsifal se formou em Bacharel em Direito, mas antes havia pegado "pau" no vestibular para medicina. Por isso escreveu asneira jurídica, "cor não é propaganda eleitoral" e o suposto crime de abuso eleitoral nem se concretizou. O município goza de autonomia administrativa e financeira e não recebe ordens de governador, é outra esfera.

Anônimo disse...

O TRE deveria ficar atento para a campanha milionário de Jatene, que, segundo boatos, tem o "patrocínio" de um deputado estadual reeleito e de um federal que tem um pernão. Em troca de TRÊS secretarias, lógico. A conferir!!!!

Anônimo disse...

Eu só digo uma coisa: tou cheia das aprontações da Ana Júlia. Meu voto é 45.

Bia Marques, Luigi Marques, Ana Cluadia Marques

Anônimo disse...

o blog do parcifal usa uma gravção muito ruim, fica claro que foi forjada.
também acredito que o jurídico da candidata Ana Júlia não se maifestou por não ter sido notificado ainda.
Eles devem estár aguardando alguma posição do MP.
Pq se ja tivesse sido notificado a briga teria sido maisor não?

Anônimo disse...

O Deputado tá dando mostras de que está seguindo o caminho e os "ensinamentos" do Dr. Almir ...fazendo e assumindo publicamente a política do ódio e do rancor!!! O Deputado tá esquecendo que a Terra gira e os palanques eleitorais se desfazem logo após as eleições e, a vida política seguirá os seus rumos naturais!!! Mas, ainda dá tempo para refletir sobre as posturas e posicionamentos assumidos em época de campanhas eleitorais!!! E, isso os políticos desse Estado já deveriam saber, pois por alimentarem e incitarem o ódio e evidenciarem o rancor antes, durante e após o processo eleitoral...é que o Pará vem amargando derrotas sucessivas no seu desenvolvimento...comparado aos Estados vizinhos, lembram da escolha da Sede da Copa do Mundo!!!??? Pois é, um belo exemplo, fruto do ódio que existiu na política, em tempos passados e recentes, nesse Estado e nessa Belém!!! Lembram do ódio que existia em Belém na gestão do Prefeito Edmilson (PT) e do Governador Almir (PSDB)...quem perdeu com esse ódio? O Povo!!! O Pará!!! Chega de ódio e rancores na Política Paraense!!! O Pará e seu Povo são maiores que o ego e as vaidades políticas dos que se dizem ser nossos representantes no Executivo e Legislativo!!!

Anônimo disse...

Sou leiga no assunto, mas acho que o fato da candidata Ana Júlia convocar a categoria dos taxistas para uma reunião, falar de suas propostas e pedir votos não tem nada de mais. Assim como não tem nada de mais o candidato Simão Jatene fazer a mesma coisa também com taxistas e outros profissionais, como fez com o sindicato das empregadas domésticas, que o está apoiando. O que está errado na conduta da candidata Ana Júlia é que, usando de sua condição de governadora, e tendo o apoio político explícito do prefeito de Belém Duciomar Costa, ela mostre claramente que tem poder para impedir até que um órgão como a CTBEL exerça seu papel na sociedade. Ela nem procura camuflar o que fica caracterizado como tráfico de influência, uso da máquina estatal e abuso de poder. Ela é candidata sim, mas não pode esquecer nunca que continua sendo, até o final de seu mandato, governadora do Estado e precisa ter postura e se conduzir dentro da legalidade. A meu ver é isso que está sendo questionado na representação que o deputado Parsifal fez ao MPE.