Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Prevaleceu o bom senso

Um projeto do senador Tião Viana (PT/AC), divulgado no último domingo em O Liberal, deixou os amantes do bom açaí, incluindo esta que vos fala, em polvorosa.

O projeto tornava obrigatória a pasteurização da polpa do açaí antes da venda. Quem não cumprisse a determinação levaria multa de R$ 2 mil a R$ 5 mil e poderia até ter o estabelecimento fechado .

Açaí pasteurizado é coisa para gringo. Já provei e detestei.

O assunto invadiu o twitter. Os internautas protestaram e o senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB/PA) prometeu intervir.

A assessoria de Flexa acaba de informar que foi aprovado relatório dele, com parecer pela rejeição do projeto.

"Expliquei ao senador Tião Viana que o teor do projeto iria prejudicar diretamente milhares de famílias em todo o Estado do Pará. Certamente, ele não tinha noção do impacto negativo na economia paraense e na nossa cultura. Os pequenos pontos de venda simplesmente sumiriam e os batedores de açaí - tão tradicionais - deixariam de existir ", explicou Flexa Ribeiro.

O blog, em nome dos tomadores do verdadeiro açaí, penhoradamente agradece.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tião Viabém é do Acre? Ele, certamente, nunca tomou açaí lá no Acre, onde também se prepara açai nas biroscas da esquina.
É coisa de quem não tem a noção dos hábitos e costumes regionais.
Não se espantem se aparecer alguém qurendo proibir o nosso sagrado pirarucu, o tacacá, o camarão seco do Maranhão. E ainda vai aparecer uma ANVISA proibindo a carne de sol do nordeste. Já viram como é preparado essa especiaria dos nossos vizinhos?
Ora deixem-me em paz com o meu açai e pirarucu frito!

Anônimo disse...

É um alíenígena mesmo. Faz-me lembrar os maoístas, que reinventaram o Kung Fu, o Tai Chi Chuan e a Medicina Tradicional Chinesa após a revolução cultural. Tudo em nome dos "interesses do povo". São uns folgazões esses garotos.
Ass. Mapinguari, o que é fiel às tradições e não vota nos que reinventam a roda.

Anônimo disse...

Pior é que esse Tião Viana estudou medicina em Belém, na década de 80, mas não entende bulhufas de nada. Não toma conta nem dos seringais, que dirá do nosso açaí. Se ficasse calado, seria um poeta...

Anônimo disse...

"... essa que vos FALA" foi ótimo.