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segunda-feira, 26 de julho de 2010

Na rede

A campanha da “Frente Popular Acelera Pará” de Ana Júlia Carepa tem sido, até agora, a que melhor explorou as mídias sociais, principalmente o twitter.
Ana Júlia tem um blog simples, mas atualizado com freqüência, embora sinta falta de mais comentários. Acho que a moderação está sendo muito rígida. Poderia permitir um debate mais rico, para além dos elogios e agradecimentos.
No twitter, a candidata está mais solta, interagindo com os tuiteiros e tem também a conta “AceleraPA” que passa a agenda de campanha, fotos, comentários. Isso sem contar os militantes que não fogem das polêmicas.

Quando entra no twitter, Simão Jatene não se sai mal. Também interage, responde a algumas questões polêmicas, mas sua presença é esporádica. Quem acompanha o tucano pela twitter fica com a impressão de que ele ainda não está em campanha.

Domingos Juvenil aparece pouco e limita-se a falar da agenda de candidato e agradecer às mensagens de apoio. Não dialoga com os internautas.

O candidato do Psol, Fernando Carneiro abriu uma conta no microblog, fez algumas análises, mas reduziu a presença.

Marqueteiros ouvidos pelo blog concordam que a Internet não será decisiva nesta eleição. Ficará a anos luz de ter a repercussão da campanha de Barack Obama - o modelo a que todos se referem quando falam em propaganda eleitoral na rede.
Mas não há como negar os efeitos dessa mídia, especialmente sobre formadores de opinião e eleitores mais jovens.
Acredito que a rede poderia ser usada também como laboratório, para testar a repercussão de determinadas idéias.
Há um mundo de possibilidades que as campanhas ainda não estão explorando.


Para seguir os candidatos no twitter
Ana Júlia
Simão Jatene
Domingos Juvenil
Fernando Carneiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu mesma, Rita, já mandei dois comentários ao blog de Ana Julia e ela não os publicou, por uma razão óbvia, porém não justificada: eram críticos à ela...

Luiz Flávio disse...

Ritinha:

Também acho que as redes sociais, sobretudo o twitter, apesar de sua força já comprovada na mobilização de massas minha cara, não será tão decisivo assim. O povo - e os que acessam essas redes - não é burro e sabe que a grande maioria dos perfis de políticos no twitter são "fakes", ou seja, alimentados por assessores muito bem remunerados. Isso impossibilita que se trave um diálogo e um debate franco e aberto com os candidatos, sobretudo os majoritários. É uma pena...

Bjão e meus parabéns pelo Blog, cada dia melhor!
Luizão

Anônimo disse...

Será que os estrategistas do "marquetingue" desses candidatos perguntaram qual o percentual do eleitorado paraense com acesso à internet?

Anônimo disse...

Luiz Flavio, amigo, eu te garanto que o twitter do Jatene é alimentado por ele mesmo. Eu já vi ele postando.