Pages

domingo, 11 de julho de 2010

A arte de fotografar políticos

A fotógrafa Walda Marques tem hoje o estúdio fotográfico mais movimento de Belém. São dela, a maioria das fotos que você vai ver nos santinhos, nos sites e demais materiais de campanha dos mais importantes políticos paraenses (de todos os partidos, diga-se).
Walda é considerada uma das mais importantes profissionais da arte de fazer retratos no País. Ela bateu um papo com o blog e falou um pouco do trabalho
Confira



É difícil fotografar político? Eles fazem muitas exigências?
Não. Jamais. Os políticos são pessoas que querem mostrar o que são. A foto é um instantâneo, parado e tem que traduzir o que ele quer passar. Essa é a principal exigência.

E quando a pessoa é uma coisa e quer mostrar outra?
Na fotografia não tem dessa. Ela revela como você se mostra.

Tem aqueles que se olham e dizem que estão feios na foto e querem refazer?
Não. O que existe é que tem uma proposta de layout do material e a foto tem que estar de acordo. Ás vezes tem que refazer por essa questão. Se for preciso, eu refaço porque a pessoa tem que gostar do que vê.

E o contrário? Gente que se acha feia, faz a foto e não se reconhece?
Olha, no meu trabalho não tem muito retoque. Eu acho que há um astral tão bom, no momento da foto, que acaba dando resultados no material final.


Quem dá mais piti na hora da foto? Artista, políticos ou crianças de comercial (rs)?
Tudo depende do profissional. Eu sou uma fotógrafa que fico à mercê de quem vou fotografar. Eu espero a pessoa, gosto de ver como ela se coloca, gosto de ver os gestos, a mão, o olhar. Jamais fotografo alguém – fora os bebês de comercial - sem uma entrevista antes.

Botox ajuda ou atrapalha?
Eu particularmente não gosto, mas quando a pessoa vai ser fotografada ela tem que ir do jeito que é. Com rugas, sem rugas, com botox, sem botox. A fotografia vai mostrar como ela é, como se mostra e que mensagem quer passar aos eleitores.

Atualizado ás 16h39
Edilza Fontes, Cláudio Puty, Jader Barbalho. Simão Jatene e Flexa Ribeiro foram alguns dos fotografados dos últimos dias no estúdio da Walda.

2 comentários:

Anônimo disse...

E haja photoshop.

Anônimo disse...

Quanto é mesmo a porcentagem?