Pages

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O fator Valéria

As pesquisas de intenção de votos, feitas internamente pelos partidos, têm trazido uma boa notícia e uma má notícia para os Democratas no Pará: a boa notícia é que Valéria Pires Franco é um nome competitivo ao Senado.

Lembre-se que neste ano teremos duas vagas à chamada Câmara Alta. O eleitor funciona mais ou menos assim: na primeira vaga escolhe a liderança com quem mais se identifica, aquela em que votaria em qualquer cargo. Não por acaso Jader Barbalho (PMDB) aprece sempre em na pole quando se indaga sobre a primeira opção de voto. São seus eleitores cativos falando.

Para o segundo voto, contudo, o eleitor costuma optar por um nome que considere neutro, que na opinião dele, possa compor com o primeiro. E ai Valéria cresce. Ela consegue, de acordo com as pesquisas, mais da metade dos segundos votos de Paulo Rocha e Flexa Ribeiro, boa parte dos de Jader, além dos votos que lhe são cativos. Na soma, acaba sendo um dos nomes mais competitivos.

A má notícia é que com esse mapa nas mãos, os possíveis aliados não querem Valéria concorrendo ao Senado. “Quem tem Valéria na chapa perde espaço de manobra”, disse-me uma fonte de um dos partidos que já conversaram com o DEM

Valéria recebeu proposta para ser vice na chapa de Simão Jatene. Não aceitou. Quer tentar mesmo o Senado e ai está a dificuldade dos Democratas tomarem um rumo. A favor do partido está o tempo na TV que todos cobiçam. Há quem ache, contudo, que carregar Valéria como concorrente na chapa é preço alto demais a pagar.

Postado às 08h19

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca pensei. Você puxando brasa pra sardinha da Valéria só porque o Vic te elogiou no blog dele. Muito bonito

RS disse...

Meu caro anônimo se você acha que eu forjaria uma análise ou usaria uma informação para barganhar qualquer coisa seja, você realmente não me conhece. Convido-o a visitar mais este blog e a ler minhas matérias publicas no Diário do Pará. Se depois de certo tempo, você continuar tendo a mesma opinião a meu respeito, sugiro que procures uma fonte mais idônea de informação.
Antes, peço que escrevas aqui suas razões. Terei prazer em publicá-las.
Mas não valem considerações sobre o nada. Quero exemplos. Se eles existirem, você não terá dificuldade para encontrá-los. Eu assino tudo o que escrevo.

Abs

Anônimo disse...

Na verdade, essa dificuldade dos princiais partidos de aceitarem o casal Pires Franco se dá, descontando algum exagero de análise, ao fato de que os três candidatos, e não só um, são laranjas. Nenhum dos três candidatos, na realidade, têm liderança suficiente para unificar seus partidos em torno de um projeto prioritário de eleger o (a) governador (a) do estado. O PT não DS não morre de amores por Ana Júlia e tem como prioridade Paulo Rocha Senador e as bancadas proporcionais. O PMDB é Jáder. E o PSDB, pra variar, não sabe o que é. Eis o ponto. Ninguém, então, quer se arriscar recebendo o casal demo. É o que eu penso.

Anônimo disse...

E quem levar Valéria vai ter de a$$umir TAMBÉM as exigência$ do dono do dem-PA.
Ai fica carí$$imo, né?!
Ninguém suporta.