Pages

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cadê os índios?

Mais uma colaboração de luxo da Aline Brelaz para o "Blog da Repórter". Aline está em Altamira e de lá, manda notícias da visita de Lula ao Pará .

Os índios não foram convidados para participar da festa pró-Belo Monte, promovida pela Presidência da República, governo do Pará e as 11 prefeituras da região, que compõem o consórcio Belo Monte.

Os tradicionais caciques do Xingu, como Raoni, por exemplo, não compareceram nem na manifestação contra a hidrelétrica, realizada pelos movimentos sociais locais. Apenas um cacique do povo Xikrin, Tedjore, subiu ao palanque oficial da festa.

Mesmo assim, ele e outros cerca de 20 índios que estavam em Altamira, asseguram que não foram avisados com antecedência do evento para arrebanhar o povo indígena para a sede da cidade.

"Só soubemos da visita do presidente anteontem, pela Funai, por isso, vamos elaborar um documento para entregar a ele", contou o Ireprin Kayapó, que acompanhou o cacique Xikrin na festa.


Medo de quê?

Apesar de o presidente Lula afirmar que a festa era democrática, os manifestantes contra Belo Monte foram barrados pela segurança e praticamente empurrados para bem longe do local.

Eles começaram a manifestação na porta da Catedral, no centro da cidade, por volta das 8h, se dirigiram para o estádio, mas tiveram que se contentar em ficar três ruas atrás do local do evento.

Será que o Lula passou a ter medo de manifestação? Logo ele, que ficou conhecido pelas lutas sociais.


Cerco

Mesmo com toda segurança para que os protestos pudessem ficar bem longe do presidente, um grupo de estudantes universitários conseguiu furar o cerco e chamar a atenção de Lula aos gritos de fora Belo Monte.

Contrariado, Lula, os chamou de desinformados e comparou ao tempo em que fazia manifestação contra a construção de Itaipu, porque, segundo o presidente, diziam à época que a hidrelétrica no sul do País iria alagar a Argentina.

Na saída do estádio do helicóptero da presidência, rumo a Marabá, Lula foi muito aplaudido pela multidão que o recebeu na cidade de Altamira. Mas, do lado de fora, os manifestantes contra Belo Monte chamaram Lula e a governadora Ana Júlia de traidores, inimigos do Xingu e outras expressões impublicáveis.

Postado às 14h51

Nenhum comentário: