Pages

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DEM rejeita Álvaro Dias como vice de Serra

Do Congresso em Foco

Deputado do Democratas reage ao fato de PSDB optar por chapa pura na candidatura de Serra sem consultar seu partido previamente

A reação do DEM à possível escolha do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) como companheiro de chapa de José Serra pode ser mais dura do que o PSDB imaginava inicialmente.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, começou a consultar os partidos parceiros sobre a escolha de Dias. Deixou para falar com o DEM por último.

Mas o presidente do PTB, Roberto Jefferson, antecipou-se e comunicou a escolha em seu twitter.

Em seguida, o presidente do PPS, Roberto Freire, confirmou a consulta.

O problema para o DEM é ter sido o último a saber.

Além disso, o partido, como principal aliado do PSDB na campanha, esperava a possibilidade de indicar o vice. Assim, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) criticou duramente a possibilidade de o candidato a vice na chapa de Serra ser Alvaro Dias. “Isso é uma agressão completa ao Democratas”, afirmou o deputado goiano.

“Se isso é um fato consumado, o partido tem de se reunir e repensar sua posição... É simplesmente um desastre”, explicou ao Congresso em Foco.


Ronaldo Caiado ressaltou que o próprio DEM chegou a defender uma candidatura “puro sangue” do PSDB se, e somente se, o candidato a vice fosse o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves. “Ele tem peso e liderança.”

Contudo, para Caiado, uma eventual indicação de Alvaro Dias para compor a chapa de Serra é um rearranjo interno dos tucanos, que procuram acomodar o senador após ele não ganhar a legenda para concorrer ao governo do Paraná.

“As lideranças da educação têm horror ao Alvaro”, destaca Caiado, explicando que quando governador, o tucano chegou a lançar “a cavalaria” contra professores.

Por fim, o parlamentar do DEM frisou que não fala pelo partido e que não há até o momento nenhuma posição do PSDB sobre o assunto.

Nenhum comentário: