Pages

quarta-feira, 23 de junho de 2010

As implicações do encontro de Jader Barbalho com Almir Gabriel

Ainda é cedo para uma análise mais consistente dos resultados do encontro desta quarta-feira entre o ex-governador tucano Almir Gabriel e o deputado federal Jader Barbalho, presidente do PMDB.

Para quem acompanha e gosta de política, o evento tem o apelo do inusitado. Embora seja comum aliados romperem e adversários se aliarem, é sempre interessante assistir a essa movimentação assim tão de perto.

Fora o aspecto da curiosidade, o que todos se perguntam é quem ganha e quem perde com essa aproximação.

A partir da análise do que dizem políticos experientes, pode-se afirmar que:

O maior vencedor do episódio é o deputado federal Jader Barbalho que hoje praticamente não tem mais adversários na política do Pará. Poderá compor com o PT de Ana Júlia Carepa, mas é cortejado pelo PSDB de Simão Jatene. Tem apoio de Almir Gabriel e não há nada que impeça uma aliança com o DEM de Valéria Pires Franco ou com o PTB de Duciomar Costa.

Domingos Juvenil poderá vender- depois do episódio - a marca de bom articulador, capaz de por à mesma mesa adversários históricos.

Almir Gabriel conseguiu emplacar a tão falada terceira via e poderá atrapalhar os planos de seu novo inimigo Simão Jatene. Está feliz, portanto.

O PT comemora porque imagina que a aproximação pode atingir a candidatura do tucano

Simão Jatene tem evitado polemizar com Almir Gabriel, mas deve acusar o golpe quando as inserções do ex-governador forem ao ar no programa do PMDB. O que será que o guarda?

3 comentários:

Anônimo disse...

Rita,

Mesmo querendo, o ex-governador Almir Gabriel não poderá aparecer na propaganda eleitoral do PMDB.
A lei é clara: é vedada a imagem ou depoimentos de políticos que não sejam do mesmno partido ou coligação do candidato majoritário.
Como se sabe, Almir Gabriel ainda é filiado ao PSDB e, como tal, só poderia aparecer nos programas do partido. Mas isso, você, eu e o pessoal que acompanha o Círio sabem: não irá acontecer.

a) Edyr Batalha

LH disse...

Rita,

Com base no comentário de Edyr Batalha, pergunto: Nesse caso, já que Almir continua PSDB, o parido pode usar suas imagens (enquato governador, todo sorridente junto a Jatene) em suas propagandas, pois são imagens do partido?

Se isso puder acontecer, vai ser muito engraçado. Almir apoia um e aparece rindo com o outro.

Anônimo disse...

LH, SÓ TEM UM JEITO PRO ALMIR: ELE TEM QUE TOMAR AQUELES REMÉDIOS CONTROLADOS QUE O JUVENIL TEM DE SOBRA LÁ POR ALTAMIRA QUE É PRA VER SE ELE RECUPERA O JUÍZO!!! SERÁ QUE ELE NÃO VÊ A BESTEIRA QUE TÁ FAZENDO!!?? Ê DR ALMIR!!!!!!