Pages

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A íntegra da carta de Charles

Ao presidente do Partido dos Trabalhadores/PA
Belém, 17 de junho de 2010

Caro companheiro João Batista,

Não foi fácil o caminho que percorri para chegar à conclusão que me cumpre comunicar-lhe, depois de tantos anos na condição de filiado ao Partido dos Trabalhadores (nem sei quantos exatamente, pois a minha primeira filiação ao PT foi extraviada).

Mas posso afirmar que, no PT, não passei apenas a maior parte dos meus quase quarenta e cinco anos, mas o melhor da minha ainda breve existência.

Aprendi, no PT, quase todo o pouco que sei sobre a vida e sobre o mundo.
Mas nada devo ao PT e nem me sinto credor deste.

Fui leal à sua história, aos seus princípios, ao seu programa e às decisões tomadas em suas instâncias democráticas de deliberação.

Peço, por este ato, a minha desfiliação do PT.

Saio de cabeça erguida, certo de que fui um bom militante, um bom combatente.
Saio do PT, mesmo sabendo que este abriga muitos sonhadores e construtores de um mundo justo, solidário e próspero.

Saio do PT, mesmo sabendo que este glorioso partido ainda é uma importante trincheira das lutas populares, embora não o julgue mais como a principal trincheira.

Saio do PT por entender que a minha vinculação partidária nega e se opõe à luta pela não interferência político-partidária na administração tributária e pela independência funcional dos agentes do fisco.

Saio do PT por que não mais o reconheço, por que este abdicou de ser “petista”.

Saio do PT, mas não saio da política, pois não saberia viver fora da política. E fora da política não há chance para a transformação social; para a paz; para a promoção da felicidade humana.

Saio do PT sem qualquer ressentimento ou risco de remorso, embora com tristeza.
Ainda que não me sinta obrigado a dar satisfações sobre os meus propósitos futuros, informo-lhe que não me filiarei a outro partido.

Mas de que valem os planos longínquos diante da efemeridade da vida; diante de tantas situações provisórias que duram uma vida inteira e de situações permanentes assustadoramente fugazes?

Que sejamos eternos enquanto duramos.
PT saudações,Charles Alcantara

Postado às 07h24

5 comentários:

Bia disse...

Bom dia, cara Rita:

se alguém me perguntasse se comemoro a saída do Charles Alcântara do PT eu responderia, sem titubear, que não.

Sempre defendi a tese do quanto pior, pior mesmo. E não desejo que o PT se transforme na pior forma de agremiação política, o que, no Pará, tem sido o caminho percorrido.

Assim, desejo apenas ao Charles uma boa chegada ao mundo real. Sem ironia e sem maldade.

Abração, Rita.

Anônimo disse...

Tal como Charles, fui petista desde a fundação do partido e enquanto o PT foi oposição, o que sabia fazer como nenhum outro partido no Brasil.
Desiludi-me com o partido após o "estouro" do mensalão do Delubio & Cia e as alinaças com adversários históricos a quem abominávamos por serem corruptos e completamente sem condição de juntos.
Os fatos estão todos aí a disposição para confirmar isso tudo.
Guardo boas recordações dos nossos sonhos e das lutas gloriosas.
O PT não soube ser governo e, vai daí, não tive outro alternativa e meu voto não mais vai irigar em candidatos do PT.

Carlos Barretto  disse...

Querida
Mas que belo post. Copiei integralmente e levei pro Flanar. Com minhas desculpas pela ousadia.
Mas é um momento lindíssimo do You Tube e de seu blog.
Bjs e "clap, clap, clap".
;-)

RS disse...

Fiquei à vontade meu caro. Que todos possam ver esse momento que nos faz ter orgulho da humanidade Quando descobri esse vídeo, vi e revir umas 200 vezes. Fico impressionada com o Fernando Miereles parecendo um garoto, à espera de aprovação do mestre, e com a doçura do Saramago.

Volte sempre por estas bandas

Anônimo disse...

já vai tarde,como demorou hein! para cair na real queres te dá a imporância que não tens.