Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sobre o orçamento do Pará

A governadora Ana Júlia Carepa publicou há pouco, no seu blog , duas postagens retiradas do blog do deputado Bordalo sobre as queixas feitas pelo governador eleito, Simão Jatene, a respeito da falta de recursos para investimentos na pervisão orçamentária feita pelo atual governo para o ano que vem

Confira

A história se repete (leia post abaixo) e, em breve, a população se dará conta do erro cometido em eleger o PSDB para governar novamente nosso estado. Na transição, já começam a falar e corte de investimentos, em arrocho salarial e a descqualificar políticas sociais. Na política econômica, já se movimentaram para beneficiar os grandes interesses sem contrapartidas ao Pará. Agora, os indicativos políticos são dos piores.


Em reunião neste dia 01/12, na Assembléia Legislativa, a presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, deputada peemedebista de alma tucana, Simone Morgado, convidou o governador eleito Simão Jatene para um "diálogo". Na verdade, um balão de ensaio dos mais baixos e vis, pelo qual o PSDB e seus aliados pretendem rejeitar as contas da governadora Ana Júlia, num rumpante revanchista e raivoso, para tentar causar prejuizos à imagem dela, do PT e da esquerda.


Digo que é um balão de ensaio porque o próprio Tribunal de Contas, órgão de assessoramento do Legislativo para análise e acompanhamento das contas públicas, já aprovou o balanço do nosso governo que, inclusive, está longe de poder ser acusado de ter simpatias pelo PT, já que a maioria esmagadora de seus membros foram empossados pelos governos anteriores.


Mas, para piorar ainda mais o ambiente político, membros titulares da Comissão, entre os quais eu, os deputados Carlos Martins (PT) e Gabriel Guerreiro (PV) fomos impedidos de nos manifestarmos após o jogo de cena político (que sai na imprensa conceituado de "exposição") do governador Simão, numa violência regimental sem precedentes. Um desrespeito inédito aos direitos dos parlamentares e aos princípios democráticos do debate livre e contraditório que sinaliza como a oposição e a ALEPA serão tratados pelo governo do PSDB: com autoritarismo e conflitos entre os poderes.


Nós já conhecemos esse filme e a pior cena é dos indicadores sociais e quando rasgam a constituição
brasileira e paraense com a aquiescência de agentes dentro das instituições democráticas.


............................
O debate que não houve

O governador eleito em sua fala de palanque (leia post acima) alegou, sobre a proposta de orçamento para 2011 enviada à ALEPA, que havia uma distorção que comprometeria o funcionamento de muitos órgãos, à medida que comparando o que está orçado pra 2010 é maior do que está orçado pra 2011, principalmente no item custeio. Ora, o governador eleito como “profundo conhecedor do orçamento” como costuma apregoar, sabe que está comparação desta forma é inadequada, sem que esteja submetida à execução orçamentária. É preciso verificar se na execução orçamentária em curso, aqueles valores que foram estimados como despesa se confirmaram ou foram aquém do estimado, e, portanto, a estimativa que está no orçamento tem como lastro a execução daquele orçamento e não a sua estimativa.


O que então justifica esta abordagem equivocada? Com certeza a desculpa para o futuro corte nas despesas para os programas sociais, que todos sabem, não faz parte do DNA de Governo Tucanos, como é o caso do Bolsa Trabalho e do Navega Pará, entre outros. O que o governador eleito pode ficar tranqüilo é que a situação fiscal que a governadora Ana Júlia lhe entrega o governo, como ela mesmo diz, é muito melhor do que quando ela recebeu o estado. “No exercício de 2006, a meta de resultado primário não foi alcançada tanto no programa de ajuste fiscal, quanto a registrada na lei de diretrizes orçamentárias (LDO), o que foi recuperado nos anos seguintes onde o Governo Atual restabeleceu o equilíbrio orçamentário” (Texto extraído do relatório do Tribunal de Contas do Estado de 2006). O que o tribunal quis dizer é que em 2006, no governo do Sr. Simão Jatene, o resultado primário do estado apresentou um déficit de 61 milhões, enquanto ele tinha estimado uma meta de superávit de 75 milhões.


No ano de 2010 até agosto de 2010, os números consolidados indicam um superávit nas contas do estado, no seu resultado primário da ordem de 570 milhões, para uma meta estabelecida para o ano de 22 milhões, portanto o governador vai receber um estado muito melhor do que entregou.


Quanto ao gasto com pessoal alegado pelo governador de que os recursos eram subestimados, a governadora está entregando, também dados consolidados até agosto de 2010, uma margem de comprometimento de 44.89%, para um limite prudencial de 48,60% da receita corrente liquida, mesmo tendo contratado o maior numero de concursados na historia de todos os governos no estado do Pará, a margem é confortável para o governador eleito operar seu governo.


Investimentos e superávites
Quanto aos investimentos, um outro bordão exaustivamente repetido pelo governador eleito e que faltariam recursos no orçamento para investimento, pelo menos o governador eleito já admitiu que a primeira cifra que ele falou de 200 milhões era ficção da sua cabeça, e agora ele já admite, como admitiu ontem publicamente de que o estado para 2011 conta com 1.187 bilhão para investimentos.


Pra melhor ilustração revisitemos os números de orçamento previstos do ano de 2006 quando era governado por Simão Jatene, que alcançou 1.113 bilhão, um pouco menor do que está deixando Ana Júlia para ele investir. Dos quais, 271 milhões são provenientes de operações de crédito com o governo federal para os tão discutidos hospitais regionais.


Por fim, se não bastassem esses indicadores, lembro que o atual orçamento reserva uma possibilidade de livre remanejamento de 25% sobre este tão reclamado orçamento, que representa algo em torno de 3 bilhões, margem mais do que suficiente para que ele opere na direção de atacar os chamados “desequilíbrios” que ele aponta.


O problema dos tucanos é outro: falta de competência e política neoliberal


COMENTÁRIO DO BLOG
Continuo tentando, sem sucesso, até agora, uma entrevista com um secretário ou técnico do governo que explique os números realmente preocupantes destacados ontem por Jatene .

19 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! A competente governadora continua culpando a população pela sua derrota.
É triste e lamentável a insistência da perdedora digo, governadora, em tentar se eximir de culpa pela derrota.
E pior, por a culpa no "erro da população"!
Ficamos combinados assim: a população só acertou quando a elegeu, agora errou.
Quanta petulância e falta de humildade.
Baixem os saltos, cumpanherus, voces perderam para a incompetência da governadora e do governo que está acabando sem ter começado.
Contem outra, cumpanherus.

Anônimo disse...

E haja óleo de peroba para passar na cara de pau desses PTistas!Coitadinhos, são tão inocentes e competentes.Chega de tanta mentira.O povo já deu a resposta nas urnas.Vão cantar em outra freguesia, que é o melhor que vcs tem a fazer.

Anônimo disse...

Está mais do que na hora desses PTistas assumirem seus atos insanos.

LatoeSensu disse...

Já disse. está em curso a senha da sabotagem petista. Eles estão seguindo em uma estratégia. Querem sair pela porta da frente carregando o benefício da dúvida. Depois atacarão sem dó o novo governo.

Rita, eles estão elaborando as respostas para as tuas perguntas. É por isso que demoram.

Anônimo disse...

para que entrevistar, Rita, se vc já tende a achar que "vai acabar concordando com Jatene". não esqueça que "este blog não tem simpatias ou antipatias político-partidárias". não tem???

Jornalista disse...

O PT volta a fazer a única coisa que sabe: jogar pedras em qualquer vidraça.
Não debate, não discute, não conversa: diz desaforos.
Desculpe-me o deputado, mas um orçamento que permite 25% de "livre remanejamento" é conto da carochinha. Porque se não tem rubrica, não pode criar.
O problema dos tucanos, deputado, é outro: é ser tolerante com as asneiras dos discursos vazios, que prometem e não cumprem, que falam em políticas sociais mas não conseguem fazer funcionar o SUS, deixando o povo morrer na porta dos hospitais.
Rita, continue tentando. E, se coonseguir, pergunte também porque a governadora autorizou tantas viagens internacionais, oficiais, agora em dezembro...

RS disse...

Das 18h49, você certamente trabalha na Secom e atendeu a um dos meus muitos telefonemas de hoje. Num deles, disse que estava ficando impaciente e sem uma posição do governo ia "acabar tendo que concordar com o Jatene".
Foi retórica na tentativa desesperada de conseguir uma fala do governo.
Eu não tenho que concordar ou discordar de ninguém.
Minha opinião não fará a mínima diferença para os rumos do governo, para a vida dos eleitores ou para o futuro do Estado.
Deixo essas conclusões aos leitores.
Só quero as informações.
Que bom que você trouxe esse diálogo ao blog. Confirma meu empenho em conseguir a entrevista.
Podem me acusar de tudo, menos de não tentar ouvir todos os lados.

Anônimo disse...

Se tivesse sido eu, você teria recebido uma resposta a altura. Menos, menos. Vamos lembrar que este é um blog isento...

Anônimo disse...

Ah peraí oh bando de anônimos incompetentes, ignorantes em matéria orçamentária, quando se analisa ou compara-se orçamento, trabalha-se com o orçamento executado e não com o orçamento inicial com faz o Lorota que se diz tão "competente". Se ele não sabe vamos ensinar que : orçamento pode ser suplementado de várias formas uma delas é o excesso de arrecadação. Então parabéns aos comentários do deputado, estão corretíssimos do ponto de vista técnico e político. Portanto ao Lorota fica a indagação é incompetência coletiva (cadê os assessores?)ou vem arrocho por aí bem típico dos neoliberais.Ou as duas coisas.

Anônimo disse...

O Bordalo matou a pau!

RS disse...

Das 22h45 blog isento? Isso é lenda né? Onde está escrito que este é um blog isendo?
O que não tenho é simpatia partidárias e nem me sinto a obrigada a tê-las.
Claro que eu tenho opinião, o blog é meu e me acho no direito de dá-la quando quiser. Apenas me reservo o direito de só fazê-lo quando EU acho necessário.
Tento fazer deste blog um espaço mais de informação que de opinião porque não acho que minha opinião interesse mnais aos leitores que os fatos
Ah se quiseres dar sua resposta aqui, fique à vontade
Publicarei se achar que devo publicar (o blog é meu, repito, logo a decisão é minha)

Anônimo disse...

Que Mané rubrica o quê? Vai estudar! 25% de Livre remanejamento significa que o governo pode transferir de um programa para outro, de um projeto-atividade para outro.

Anônimo disse...

Anonimo das 17:30, parece que agora quem quer culpar o atual governo pelas opçoes amargas que vai fazer e não tem coragem de assumir, é o teu chefe Jaatene. Aproveita e vai catar coquinho, mas bem longe, ta?

Anônimo disse...

Esse Lato Sensu, além de um chato é muito confuso, para não ser grosseira. Confunde orçamento com execução orçamentária. O papel do atual governo era elaborar a LOA 2011 e o papel do teu chefe é executar, e aí que vamos ver quais são suas prioridades.

Anônimo disse...

Toma-te, um baile de conhecimento nesses arrogantes e loroteiros tucanos.Vão estudar, a lei 4320-64 ainda existe.

Anônimo disse...

Isso é que os tucanos costumam fazer. Contar e espalhar mentiras tornando-as "verdades". Talvez seja por o isso que o Almir diga que Jatene seja preguiçoso. Quem pariu Mateus que o embale. Vão estudar e trabalhar que é o que o povo do Pará espera e irá cobrar.

Anônimo disse...

O povo já se pronunciou dizendo para o PT um rotundo "Xô!!!".

Anônimo disse...

Esperavam o que dessa turma?.Foi eleito pra dizer que não vai Trabalhar, porque não tem orçamento?Ora me poupe vão trabalhar, elaborar plano de Governo, estabelecer estratégias, prioridades, procurem saber o que são políticas públicas, políticas sociais.De resto, desculpa de amarelão é comer barro.

Anônimo disse...

O deputado Bordalo por acaso votou contra o décimo-quarto salário para ele e seus pares?