Pages

domingo, 5 de dezembro de 2010

Bispo do Xingu recebe Nobel Alternativo na Suécia

Da Assessoria de Imprensa do Movimento Xingu Vivo

O bispo da Prelazia do Xingu, Dom Erwin Kräutler, receberá nesta segunda, 6, o premio Right Livelihood Award - conhecido como Nobel Alternativo - por “uma vida de trabalho em defesa dos direitos humanos e ambientais dos povos indígenas, e por sua incansável atuação para salvar a floresta amazônica da destruição”.

Dom Erwin, que mora em Altamira, no Pará, é presidente do Conselho Indigenista Missionário e tem sido uma das principais vozes contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu desde a década de 1980. Na cerimônia de entrega do premio na Suécia, o bispo estará acompanhado pela coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antonia Melo, uma das principais lideranças das populações ameaçadas pela usina na macrorregião de Altamira. Na ocasião, ambos farão novas denúncias sobre as tentativas de atropelamento da legislação ambiental e indígena por parte do governo federal, que tem pressionado o Ibama a emitir uma licença ilegal que possibilitaria o inicio das obras da usina.


A cerimônia do 31º Right Livelihood Award acontecerá no parlamento sueco, e será transmitida ao vivo no site do evento,http://www.rightlivelihood.org/

Nenhum comentário: