Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eu preciso de uma entrevista

O governo distribuiu, há pouco, release em que tenta responder às críticas feitas por Simão Jatene ao projeto de orçamento 2011 que tramita na AL

Diz a nota que o orçamento do governo do Estado para 2011 foi elaborado “dentro de uma concepção de governo, que resgata compromissos que a governadora Ana Júlia Carepa assumiu com diversos segmentos sociais, como, por exemplo, a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores. Além disso, o orçamento contempla recursos para execução de obras estruturantes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC do Pará), com investimentos de R$1,2 bilhão, previstos para o próximo ano, incluindo as operações de crédito”.

Segundo o documento, o orçamento contempla previstos recursos para obras em andamento, como a construção do novo hospital da Santa Casa de Misericórdia, o anexo oncológico do Hospital Ophir Loyola, o prolongamento da Av. João Paulo II, conservação de estradas e implantação de diversos sistemas de abastecimento de água, no interior do estado.

O Chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, acusa o novo governo de estar tentado criar justificativas para extinguir políticas públicas implantadas por Ana Júlia. "Isso deve ser dito publicamente pelos representantes do governo eleito, que podem solicitar, aos deputados que o apóiam, a alteração do orçamento. Mas ao dizer que o orçamento é desastroso, fantasioso e outros adjetivos, faz parte de uma estratégia do governo eleito para desviar a questão substantiva, evitando se pronunciar quanto ao seu projeto de governo, e fica apenas na perfumaria”, declara o Chefe da Casa Civil.

Ainda por meio da nota, o coordenador da transição e secretário de Governo, Edilson Rodrigues afirma que o nível de colaboração e o ritmo de entrega de informações superam o que ocorreu em 2006, quando os papéis eram invertidos. “No primeiro mês de transição já atendemos 65% dos pedidos, enquanto que há quatro anos o envio de informações foi mais lento e o repasse de dados foi de aproximadamente 50%”, compara Rodrigues.

Ele lembra também que desde o primeiro encontro entre a governadora Ana Júlia e o governador eleito, Simão Jatene, em novembro último, foi colocada à disposição da equipe de Jatene, uma senha do Siafen, permitindo acesso automático a diversas informações.

Por fim, o governo diz que vai continuar cumprindo o acordo de transição, “de forma republicana, mas vai reagir contra cada postura do futuro governo, que dialoga diplomaticamente nas reuniões fechadas e faz críticas descabidas nos espaços públicos”.

Comentário do blog
Continuo à disposição para uma entrevista com técnicos do atual governo
Gostaria de saber:
1) Qual a razão dos cortes na previsão de recursos para custeio de órgãos como Prodepa e Paratur?
2) Tenho informação de que na Paratur, os próprios servidores estavam fazendo “vaquinha” para comprar o cafezinho servido aos visitantes. Se houver cortes no custeio, como a empresa que é (ou deveria) ser responsável pelo fomento ao turismo será mantida?
3) Como o governo pretendia, caso Ana Júlia fosse eleita, equacionar a falta de previsão de investimentos na segurança pública?
4) Como pretendia equacionar a falta de previsão de recursos para fazer frente ao aumento do mínimo logo no início de 2011?

É bom lembrarmos que a peça orcamentária foi enviada para a AL antes do resultado das eleições o que me leva a crer que Ana Júlia tinha um plano para esse orçamento. Ou iria inviabilizar o próprio governo em caso de uma eventual vitória?

Como se vê, são muitas as dúvidas e só uma longa entrevista para dissipá-las
Continuo tentando

28 comentários:

Anônimo disse...

Rita, espera sentada, mana! Tu achas que essa gente do PT está interessada em esclarecer alguma coisa, diante do "rombo" que está configurado em cada secretaria?
Essa gente não cala nem diante de suas incompetências ou má fé. Não deixam de estar fazendo a parte deles. Cabe a nós, humildes contribuintes, digerirmos essa falácia toda, esse blá-blá-blá estéril, essas desculpas esfarrapadas de quem arruinou as finanças do Pará e agora fica jogando pra torcida. Ainda bem que o fim deles chegou...

Anônimo disse...

Essa atitude do Jatene é cínica e de mau caráter.
Orçamento é uma peça de retórica.
O Governo mexe como quer.
Se ele não sabe fazer, muita gente sabe.

Anônimo disse...

"dissipá-las"

LatoeSensu disse...

Acho que você faz um trabalho ótimo, mas posso questionar uma coisa apenas? por que ofertar antecipadamente a eles as perguntas que deveriam ser respondidas apenas na entrevista? Assim fica fácil elaborar as respostas.

Petistas não perfazem uma categoria especial que mereça uma deferência tão grande em um assunto dessa natureza.

RS disse...

LatoSensu não vejo problema em disponibilizar previamente as perguntas que faria na entrevista que solicito. Aqui não tem pegadinha não. O objetivo é apenas ouvir todos os lados, fazer os questionamentos que julgo necessários e assim bem informar.
Não significa que durante a entrevista não surjam outras questões.
Abs

Osorio Pacheco disse...

Rita, vc faz realmente um ótimo trabalho, perguntas feitas com antecedência propiciam respostas mais elaboradas, valoriza o conteúdo.

Sobre seu comentário de que o orçamento sendo enviado anters das eleições, estaria ela enviando o próprio governo se ganhasse.
A resposta é que ela tinha certeza que perdia.

Anônimo disse...

Para os que questionam os recursos destinados à segurança pública em 2011, que tal perguntar o que foi feito em 2010? Pode ser uma pista.

Fernando Bernardo

latoesensu disse...

Nem quis sugerir que tenha ou deveria ter pegadinhas na sua entrevista, veja bem. Confio na transparência do seu trabalho e por isso mesmo venho ler seu blog. As perguntas devem ser claras sempre, mas não penso que devam ser antecipadas porque abrem oportunidade para toda sorte de organização de respostas.

Por favor não encare isso como um leitor querend pautar seu trabalho. É apenas uma observação.

Anônimo disse...

Rita a incopetencia graça neste Governo do PT, o Jatene deixou dinheiro para a construção do Hospital Oncologico Infantil Ofir Loyola (dinheiro do BNDES) conforme tenho informação do proprio Banco e a Ana Julia não fez nada, inclusive era para esta obra esta pronta em Dezembro/2008 conforme foto que tenho a placa desta obra. Por ocasião das eleições ela colocou gente para trabalhar nesta obra, mas no momento esta obra esta quase parando de tão lenta que está.
Pedro Carvalho

Anônimo disse...

É lamentável esse disse-me-disse entre os integrantes do governo atual e os do futuro. É por isso que o eleitor paraense que pensa e vai em frente deu sua resposta nestas eleições quando bateu o recorde nacional da abstenção: a maioria não queria nem um nem outro. São dirigentes mesquinhos que não vão além do umbigo. É lamentável que o Pará um dos maiores estados deste país, não tenha um representante à altura daquele território e da necessidade de seu povo. Desde os governos Collor, Itamar, FHC e Lula que não surge um MINISTRO. Seja no governo federal, seja no STF, TSE e por aí vai. Tenho certeza que aquele povo tão batalhador não pode continuar subjugado com o provincianismo que tentam impor os governantes aqui do centro oeste, sul e sudeste. Será que só quem mora aqui embaixo tem a senha para ser ministro ?? Vc que é jornalista sabe como MUITOS em Brasília e mais abaixo deste país, tratam o estado do Pará. É preconceito puro. Veja as postagens publicadas na matéria do estadão sobre Jáder.Eles acham que o eleitor do Pará não sabe escolher seus representantes. Continue seu trabalho que é belo. Mas em minha alma pinta um sentimento de revolta pelo Pará não ter um representante à altura de suas potencialidades.
Lamento o desabafo, mas é que não acho legal esse disse-me-disse de ambos (discussão inóqua) diante da escolha de nomes que vão dirigir este país e que nem olham para o povo paraense.

Anônimo disse...

Rita,

Pergunda pra SEPOF o seguinte:

Como é que se pode

"Construir um sistema eficiente e eficaz de integração metropolitana, alicerçado em componentes como infra-estrutura de trânsito e transportes, alternativas de mobilidade e medidas de desconcentração de pontos críticos da malha viária na RMB"

com R$ 4350,00???

página 186/187 da proposta disponível em: http://www.sepof.pa.gov.br/sites/default/files/2._OGE_2011.pdf

Sei lá... dá pra comprar uma moto talvez...

Anônimo disse...

O Lorota joga pra platéia, não desceu do palanque, tá arranjando "justificativas" pro reformismo que vem por aí, é a concepção do Estado mínimo voltando, em detrimento às políticas sociais já implantadas.A peça orçamentária tá nas mãos dele pra mostrar a que veio esse governo. É só.Nada mais justifica esse palco.

Anônimo disse...

O governo do PT faz política de terra arrasada com o PSDB no Pará, deixando zero de investimento em (quase) todos os órgãos da Administração Estadual.

E o pior é que os petistas ainda vão sair dizendo, ao que tudo indica, que deixaram dinheiro em caixa, que fizeram um grande governo, com programas sociais coerentes, etc. Copiam, assim, os soviéticos, cujo fracasso econômico do regime era ocultado (o que, felizmente, não é possível numa democracia), mas diziam ao resto do mundo que a URSS e seus satélites eram o Paraíso na Terra.

Vejamos, por exemplo, o que fará dona Dilma, que se elegeu alardeando que "nunca antes neste país" se viu tanto desenvolvimento, sobre as obras de infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014.

No final, haverá festa, é claro, ao menos durante a Copa, mas, cá entre nós, com que aeroportos, estradas e estádios vamos receber o resto do mundo?

Na semana passada, em Natal, Rio Grande do Norte, foi aberto o certame licitatório para a construção do estádio Arena das Dunas e qual foi o resultado? Licitação fracassada - nenhuma empresa compareceu à abertura do certame e já foi solicitada à FIFA uma modificação no cronograma de entrega daquela obra.

Agora, imaginem se Belém tivesse sido escolhida como uma das sedes, o trabalho que teria Simão Jatene para tocar obras se o generoso governo do PT deixou zero para investimentos, como a realidade está a denunciar.

Mas o PT, copiando os soviéticos, diz que o governo da Ana Júlia foi ótimo, que está tudo bem, etc. - que cara de pau!!!

Anônimo disse...

Algue tem que dizer pro PSDB que a a campanha ja terminou!

Anônimo disse...

Cara Rita,
é a primeira vez que venho aqui. venho pq gosto do seu modo de fazer jornalismo, portanto, para que este debate possa ter fundamento seria importante vc tentar conseguir a cópia da proposta de orçamento do governo e postar, com isso teríamos suporte para fazermos melhor os nossos comentários, pois fazer comentário só no que é dito pelo governador eleito é tendencioso.
Ah! Tá! vc quer conseguir uma entrevista para que seja feito o contraditório, mas se postar a proposta nós ja poderemos fazer alguma análise, pois também tem muitos leitores seu culto em economia, planejamento e política, nos dois lados interessados neste assunto(situação e oposição).
Só para provocar digo, a Oposição diz que não tem recurso para PM e PC, mais tem recurso para Segup, a PM e a PC não orgãos comandados pela Segup? logo não é verdade dizer que não tem recurso para estes orgãos, e no orçamento não é obrigado especificar a quantidade de recurso para cada orgão que compõe as secretarias, falo isso sem conhecer a proposta de orçamento se conhecer posso até concordar ou manter a discondância de comentários, lobistas, sensacionalista e de subciviência de alguns comentaristas.
Um grande abraço,
JR - Cabano

Anônimo disse...

Como pretende o atual governo saldar as dívidas na segurança pública que só em investimentos deve girar em torno de 10 milhões de reais, sendo que o orçamento de 2010 é zero e o de 2011 também?

Anônimo disse...

Anônimo das 09:07,

tomara que valha pro Lulla também. Pelo jeito...
E tome Sarney pra ministro das Minas e Energia. Maravilha!

Fernando Bernardo

Anônimo disse...

Valeu Reporter Rita!
Bateu na ferida!
Tanto que os incomodados cumpanherus sentiram.
E gritaram.
Aliás, gritar e insistir na mentira é o prato preferido deles.
Infelizmente.
Não tem argumentos consistentes; gritam.
É o que lhes resta.

Anônimo disse...

Tem que avisar aos petistas que, numa democracia, o governo tem que prestar contas, bem como aceitar o controle horizontal de suas atividades.

Deve ser um pouco difícil de enfiar isso naquelas cabeçinhas obtusas, já que os modelos políticos que veneram são Cuba, Irã, Coréia do Norte, etc., nos quais o que manda é a vontade do tirano (e do grupo que lhe dá sustentação) e não a determinação dos comandos constitucionais.

Certamente, prefeririam que os rombos deixados pelo atual governo estadual não viessem a lume, mas não vai ser possível, não, pois, se Jatene silenciar a respeito, passará um recibo de idoneidade para o PT - será que ele vai querer fazer isso? Duvido muito.

Anônimo disse...

Oi Rita, parabéns pelo ibope do blog.
Agora, convenhamos, esses comentários preconceituosos contra o PT já não colam mais. A campanha acabou há pouco e ainda tem gente empunhando bandeira.
São preconceituosos contra o trabalhador. São comentários medidos e pesados, cotados e rebuscados para impingir um emblema na testa de alguém ou de um partido.
São preconceituosos até a alma. Na campanha botaram os dentes de fora e fizeram arreganhos. Mas não assustam mais. São preconceituosos simplesmente, preconceituosos...

Anônimo disse...

Caríssimos, a proposta orçamentária está no site da sepof para quem quiser ler e tirar suas conclusões. O lorota tem mais é que TRABALHAR, modificar a proposta atual para adaptar ao seu plano de Governo, ai sim vamos ter o que discutir. O resto é conversa fiada do tucanato é ficar jogando pra platéia, desvirtuando aquilo que é fundamental.

Anônimo disse...

O que é REAL é a situação que o PSDB vai encontrar(ou já encontrou) nas contas FALIDAS do atual DESgoverno. Está lá na SEPOF para quem quiser ver. Essa nota da Casa Civil é mais uma lorota para "tentar" enganar otário mas felizmente o povo paraense já está vacinado contra esse tipo de politicagem. Vamos lá minha gente, checar as contas do governo. Irão ficar de cabelo em pé em ver os absurdos da falta de gestão com o dinheiro público. FOMOS ROUBADOS!

Anônimo disse...

Anônimo das 16:26,

Quando não gosta de trabalhar é o PT comandado pela "Aplicadora". Tanto é assim que o povo nas urnas disse-lhes simplesmente: Xô!!!

P.S.: Cara RS, não foi vc quem disse que não ia admitir mais caixa alta nos textos porque equivaleria a gritar? No entanto, admitiu a caixa alta no texto do "iluminado" das 16:26 - as regras valem só para um lado? É assim que funciona?

Anônimo disse...

Que tal uma entrevista com o bi-perdedor Almir?

Anônimo disse...

Só quem nunca administrou dinheiro público - como, certamente, esse comentarista do dia 2 de dezembro de 2010 18:41 - pode afirmar que "orçamento é peça de retórica".
Afirmação imbecil, deve ser pensamento de petista, mesmo, sobre administração do dinheiro público.
Por essa e por muitas outras é que o governo de Ana Júlia fez o que fez (ainda está fazendo). Felizmente está acabando.
E por acharem que orçamento é potoca, vão ver o que é bom, nos próximos anos, a retórica do TCE.
Aliás, para não esquecer, retórica deve ter sido o que a governadora pensou que era o orçamento do Estado, afinal ela demonstrou isso nos debates eleitorais, revelando não saber a diferença entre INVESTIMENTO e CUSTEIO.
Daí, o projeto do orçamento 2011 ser mesmo isso que JATENE disse: uma ficção.

Anônimo disse...

RS
Será que te disporias a explicar para nós do blog, como, se não estavas lá no encontro aberto com Jatene, jogas aqui as perguntas QUE ELE GOVERNADOR ELEITO colocou publicamente e não dás o crédito ao verdadeiro autor das perguntas, o governador? Quem te passou as pergutnas aqui para o blog? Por que não dizes que foi o Jatene quem as fez publicamente ao colocar essas dúvidas?

Anônimo disse...

Onde está seu comportamento democrático? Está compactuando com um agressor e não dá publica as respostas. Até gostava de você, mas agora fiquei decepcionado. Será que é você mesma que agride as pessoas? Não adianta agora se defender, pois tem um blog e isso é covardia.

Anônimo disse...

É muito interessante ler os comentários sobre esse assunto. Os partidários do atuaL governo - assim como o chefe da Casa Civil - logo atacam como paladinos das causas sociais, só na garganta, claro, e tentam desviar a conversa acusando o próximo governo de querer acabar com as "conquistas sociais", querer implantar o "estado mínimo" e outras pérolas, mas ninguém, ninguém respondeu às críticas do governador eleito. Quando ele diz que não foi previsto no orçamento o aumento do salário mínimo, dizem que ele já está sinalizando que náo vai dar aumento ao funcionalismo. É a velha tática de surrupiar a carteira do otário na rua e sair gritando pega ladrão. Portanto, qualquer crítica que não esclareça as questões colocadas pelo governador soam como areia que querem jogar nos nossos olhos.