Pages

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ex-embaixador dos EUA afirma que Pará parece o "Velho Oeste"

Na Folha de São Paulo aqui (exclusivo para assinantes)


Telegramas mostram preocupação com a Justiça do Estado no caso Dorothy Stang

DE SÃO PAULO

John Danilovich, ex-embaixador dos EUA no Brasil (2004-2005), afirmou em telegramas diplomáticos que o Pará se parece "com a imagem popular do Velho Oeste": "isolado, pouco povoado" e uma terra "sem lei".
A visão é expressa em relatos sobre a morte da missionária Dorothy Stang, americana naturalizada brasileira.

Stang foi morta em fevereiro de 2005, aos 73 anos, alvo de seis tiros, em uma estrada de terra perto de Anapu (750 km de Belém), por denunciar a grilagem e o desmatamento ilegal. Cinco pessoas foram condenadas pelo crime.

A Embaixada dos EUA no Brasil produziu nove relatórios sobre o caso nos três meses seguintes ao assassinato, e pelo menos outros seis foram elaborados até 2008.

Os telegramas foram obtidos pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch), que teve acesso a milhares de despachos. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado aos documentos.

Nos relatos do ex-embaixador, há elogios ao governo federal, cujo empenho foi considerado "vigoroso" sob "qualquer ponto de vista".

Mas Danilovich manifesta preocupação com a Justiça do Pará e sugere que a federalização do crime seria a melhor solução.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se ele vier agora, vai ver que o que era ruim ficou péssimo.
Na tal Terra de Direitos.

Anônimo disse...

O trabalho de regularização fundiária feito no governo Ana Júlia e a pacificação dos conflitos de terra no Pará nem se comparam ao cenário do velho oeste relatado pelo ex-embaixador.