Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A derrota anunciada de Ana Júlia

Por Lúcio Flávio Pinto, retirado do blog do Estado

Os marqueteiros, com seus egos inflados, duelam entre si atrás de culpados pela derrota de Ana Júlia Carepa. Mas se há um responsável pelo resultado desastroso da eleição para o PT no Pará é a própria governadora. Ela encerra um ciclo que nem começou.

Uma fogueira está ardendo em Belém muito antes da quadra junina: é a fogueira das vaidades. Marqueteiros políticos trocam alfinetadas e espalham brasa ardente para o lado de concorrentes e adversários. Um aponta o outro como responsável pela derrota da governadora Ana Júlia Carepa. Embora partam da mesma premissa, de que o marketing é importante, mas não elege ninguém, chegam a conclusões diferentes e contraditórias, como se a mágica, à maneira das bruxas, nas quais não se acredita, mas é melhor não mexer com elas, pudesse ter produzido no Pará o milagre desacreditado nos outros lugares.

Dezenove governadores tentaram a reeleição neste ano. Dez deles conseguiram esse objetivo já no 1º turno, superando a marca maior, de 9 reeleitos, de 2006, desde que a peçonhenta reeleição foi introduzida na vida política nacional pela constituição federal de 1988. Dois dos governadores preferiram apoiar candidatos dos seus partidos – e venceram. Quatro foram derrotados já no 1º turno. E quatro perderam a reeleição no 2º turno, dentre os quais Ana Júlia era a única governadora do PT, partido que reelegeu os dois outros governadores da legenda que disputaram a eleição, no 1º turno (Bahia e Sergipe).

A governadora do Pará foi a maior derrotada do PT em todo país. Terminou como começou: em meio a escândalos, às vezes pequenos, mas simbólicos, e sem conquistar a aprovação da maioria dos habitantes do Estado.

Esse destino estava contido no elevado índice de rejeição de Ana Júlia, que só obteve avaliação superior à de quatro outros governadores, todos eles derrotados. Essa alta rejeição resistiu a tratamentos de choque aplicados às vésperas das eleições de 1º e 2º turno pelos marqueteiros trazidos da Bahia. Mas para a péssima avaliação deram sua contribuição os marqueteiros do Pará, que serviram a administração estadual durante os três anos anteriores.

Há muito tempo os governadores paraenses acham que podem compensar suas deficiências e insuficiências com propaganda massiva, que tem como alvo o eleitor, embora nem sempre de forma direta. Tornou-se prática contumaz tentar convencê-lo através da grande imprensa, cujo apoio pendular depende do peso das ofertas que lhe são oferecidas. Compra-se tudo. Menos, ainda, a realidade. O espelho continua a mostrar a nudez do rei para quem quiser – ou puder – vê-la.
Um dos elementos da rejeição foi justamente o contraste entre a propaganda oficial – abundante e vazia de conteúdo – e a realidade, que mantém o Pará no rabo da fila (e crescendo como rabo de cavalo, para baixo) das unidades federativas brasileiras.

O governo que cuida das pessoas, que faz o Pará acelerar, que mudou o horizonte do Estado, que tem comando firme, só existiu na retórica do discurso publicitário. Depois de ter sido embromado e manipulado durante três anos, o povo perdeu a confiança no governo do PT e se tornou refratário e impermeável às suas promessas, até mesmo às obras concretas que iniciou, a maioria delas depois da undécima hora.

Qualquer observador podia constatar o fato, mesmo que não dispusesse das pesquisas qualitativas pelas quais os partidos, os políticos e os empresários se orientam. Não precisava ser aprendiz de feiticeiro, como se apresentam determinados marqueteiros, embora sem trajar os devidos paramentos. Qualquer um que representasse o oposto de Ana Júlia a derrotaria. Não qualquer um: “aquele um”, como diz o caboco.

O predestinado havia de ser Simão Jatene, injustiçado em 2006, quando era candidato natural do PSDB à reeleição e foi atropelado pelo reserva do time, o ex-governador Almir Gabriel, que já se dizia recolhido à aposentadoria nos metafísicos jardins de orquídeas da sua periclitante imaginação. O povo ligou o efeito reverso e retornou a quatro anos atrás para tentar refazer a história, como se fosse possível. O enredo que se seguiu à eleição de 2006 o desagradou. Foram quatro anos quase inteiramente perdidos na história do Pará.

O previsível naquela época e diante do contexto nacional e local que se constituiria, era a vitória e não a fragorosa derrota de Ana Júlia, que, por circunstâncias, não aconteceu já no 1º turno. Ela era do partido do presidente mais popular que a república brasileira já teve. O Estado era um dos principais destinos dos investimentos federais e empresariais do país.

Tão forte Ana Júlia se apresentava em Brasília que dispensou a renovação da aliança com o seu principal parceiro na vitória de quatro anos atrás, o PMDB de Jader Barbalho. Formou o maior arco de alianças partidárias da federação, superior à do PT no plano federal. Seus maiores adversários ou estavam isolados, como o PMDB, ou com uma coligação frágil, como o PSDB (acrescido do PPS e do DEM, este depois da defenestração do casal Pires Franco). Lula veio mais ao Pará do que a Estados com colégios eleitorais maiores. Dilma, idem.

Dilma Rousseff teve 343 mil votos a mais do que a governadora no 2º turno. Observe-se que a vantagem imposta por Jatene a Ana Júlia no 1º turno (12,87%) teve ligeira diminuição no 2º turno (11,48%), mas o movimento foi inverso na disputa presidencial: Dilma subiu de 47,92% para 53,05%, mas a evolução de Serra foi maior: de 37,7% para 48,35%, encurtando bastante a diferença, que foi muito menor do que no plano nacional. Mais um pouco de gestão petista e talvez o tucano fosse o vitorioso no Pará.

Um dado expressivo é que a votação alcançada pela candidata do PT à presidência da república no Pará foi inferior à média que obteve no país (56,05%), enquanto a parte do candidato do PSDB no Estado superou a sua votação nacional (de 43,95%). Outro número sugestivo é a existência de 9 mil votos brancos e 20 mil votos nulos a mais na disputa governamental sobre a presidencial, o que indica que o eleitor teve interesse ligeiramente maior por Dilma e Serra do que por Jatene e Ana. Pudera: não sai da gangorra das lideranças no Pará, que se alternam sem largar a rapadura.
Esses números mostram que tudo foi feito, até a última hora, para tentar levantar a governadora, mas esse esforço acabou por prejudicar a campanha presidencial do PT, contaminada pela rejeição a Ana Júlia. Nem o carisma do PT e a máquina oficial conseguiram enquadrá-la numa margem que permitisse maior área de manobra pelo marketing político. O que a governadora não fez em três anos, a maioria do povo paraense não acreditou que ela pudesse fazer na fração final do seu mandato. Tendo sido sempre uma eficiente palanqueira, ela cometeu o erro fatal de não descer para a condução eficiente da administração pública. Talvez por não saber como se conduzir na chefia do executivo. Não lhe faltaram disposição e boa vontade. A escassez foi mesmo de virtudes pessoais.

Os indícios são de que a história tratará de apagar a memória dos anos ruins em que Ana Júlia Carepa governou o Pará. Mas a própria personagem parece bem distante de se convencer desse vaticínio. Continua a acreditar, embalada pela maquilagem publicitária, que sua administração foi um divisor de águas e que algum quinhão lhe cabe da hipérbole presidencial do “nunca antes”.
À corte, Ana Júlia tem manifestado a esperança de que ainda venha a ser realizada uma nova eleição para o Senado e ela possa se apresentar como candidata a voltar a ocupar um lugar na câmara alta. Se essa hipótese vier a se concretizar, Paulo Rocha, estará impedido de participar da disputa, fulminado pelo prazo da inelegibilidade de oito anos, a contar da data da sua renúncia, em 2005, para fugir a processo de cassação na Câmara Federal, como um dos envolvidos no escândalo do “mensalão”.

Desfeita essa hipótese, pendente do pronunciamento do Supremo Tribunal Federal, Ana Júlia teria a alternativa da disputa pela prefeitura de Belém, em 2012, não sem antes procurar abrigo em algum órgão federal para se preservar do anonimato. A dúvida que hoje se suscita é quanto ao seu peso específico no PT: ela continuará a ser uma grande liderança no partido ou será reduzida a comandar uma das suas facções minoritárias, a Democracia Socialista?

As parcelas petistas majoritárias têm muitas queixas da governadora e do seu séquito. Aproveitarão a derrota para um ajuste de contas ou, à falta de opções, refarão os compromissos para sair das cinzas da fogueira e voltar a brilhar na política paraense, como uma brasa reavivada? Há realmente essa possibilidade?

Mal esta eleição foi encerrada, os políticos já tratam de preparar a nova, que terá uma importância particular: o novo prefeito da capital estará no cargo quando Belém completará 400 anos, em 2016. A coincidência será um capital a sacar para permanecer na história. Por isso, já há pré-candidatos: o deputado federal eleito Arnaldo Jordy, o deputado estadual eleito Edmilson Rodrigues, o quase-secretário Paulo Chaves e alguns outros menos explícitos.

Mas com que roupa se apresentarão os novos candidatos? Esta é outra questão. Como a derrota de Ana Júlia já estava espelhada nas estrelas (bastaria ouvi-las, como fez o poeta Olavo Bilac), o governador eleito Simão Jatene não se armou de um verdadeiro programa.

Limitou-se a enfileirar obras físicas, desdobramentos de iniciativas em curso, ressurreição das que foram deixadas para trás e outras quinquilharias, sempre onerosas aos cofres públicos e de limitados efeitos sociais.

Jatene retomará um Pará que mudou pouco em relação ao Estado cujo comando ele mesmo transmitiu. Talvez um tanto piorado, mas seguindo na mesma bitola do descompasso entre o que poderia ter e ser e o que é e tem.

Um rico pobre.
Rico de recursos.
Pobre de lideranças.

9 comentários:

LatoeSensu disse...

Brilhante análise! A melhor e mais verossímil até agora, apesar de tardia.

Alguém uma dia já tentou pespegar a pecha de Higienista em Lucio Flávio porque hávia, veja que absurdo!, criticado o Lula, mas o brilho da intelectualidade e o compromisso com a verdade sempre se mantêm de pé.

Que os petistas leiam e reflitam. Caso algum ainda tenha vigor intelectual que tente refutar com fatos.

Anônimo disse...

É triste, diria constrangedor ou mesmo desesperador, saber que não temos líderes de verdade em nosso estado. Ver que as pessoas que chegam ao poder só pessam em benefícios próprios, em locupletar-se com o que de direito pertence à população, aos contribuíntes.

Constatar que o dinheiro público é mal versado, desviado e, não é pouco dinheiro, são bilhões, em programas mal elaborados, com destinos previamente planejados, para enriquecimento de uma minoria que se diz representante do povo. A pergunta que fica é: a quem recorrer? Quem poderia dar um basta nessa situação deprimente? A resposta seria o próprio povo, o eleitor, mas parece que esse não está pronto ainda para mundar os rumos da política em seu próprio benefício. Assim sendo, ainda veremos muitas crinças serem alvos de balas perdidas, morrerem sem o devido amparo nas instituições de saúde públicas, veremos as escolas serem sucateadas, a educação ficar cada dia pior, as estradas intrafegáveis, o nosso estado ser apenas espoliado, sem gerar divisas verdadeiras que possam mudar nossa condição de miséria e fome, em detrimento de uns poucos que acumulam milhões, bilhoões, à custa de um verdadeiro genocídio.
Ainda fico abobalhado de ver como as pessoas podem ser más, sem caráter, sem escrúpulos, sem ética. Não queria ser tacanho ou enfadonho, mas quando me vem a cabeça esse tipo de pessoas que me abobalham, só vem imagens de políticos, falsos líderes, sei que há, pouquissimas, mas há exceções, mas essas exceções paracem não terem força e as coisas continuam a piorarem. Sei que esta lamentação, não poderia denominar de outra forma é extermamente negativa, mas espero que alguém possa sinalizar uma luz no final deste longo túnel, pois estamos necessitando de verdadeiros líderes, guias possam realmente conduzir-nos por bons caminhos, não estes que estão aí, não mesmo.Como estes religisos que deixam suas igrejas para diplapidar o patrimônio público, enganando e usando seus fiéis, esses políticos sujos, desonestos que só sabem fazer promessas que jamis cumpriram, essas pessoas que sobem a cargos públicos sem nem ao menos terem capacidade de gestão, legisladores que não sabem o que é lei, nem como criá-las e nem como aplicá-las devidamente. Partidos não tem mais identidade, só tem realmente interesses. Interesses que só beneficiam a uma minoria e seus séquitos. Que o povo disperte desse sono de ignorância e aprenda a dar um não forte e definitivo a esses corruptos, que matam, dolosa ou culposamente, mas matam inocentes, que o povo saiba dar um não a quem só pensa em si próprio. Democracia, a real, tem origem na força do povo, que o povo saiba usar essas força.

Anônimo disse...

Cara Rita,
Caro Lúcio Flávio,
Parabéns pela avaliação, como sempre, desde um grande jornalista, marcada por um olhar tão isento quanto possível de pré-conceitos (no sentido positivo, de conceitos prévios, formados na experiência). Mas uma tentativa honesta de um olhar distanciado, de alguém imerso na complexa realidade. Pautado por essa eticidade, todo limite é percebido como um convite ao diálogo e à reflexão.
Assim caro Lúcio Flávio, desde meu humilde e comprometido olhar, sinto que a derrota de Ana não pode ser explicada só a partir da Ana. Os erros do Governo e do PT certamente são importantes para pensar a derrota e o baixa acreditação popular ao governo ao longo dos 4 anos.
Mas não podemos esquecer as fortes oposições ao Governo e ao PT, da mídia, do PMDB, do PSDB, da maioria da ALEPA, da FIEPA, dos Pecuarisas, da burocracia funcional...
Talvez um dos grandes erros do governo e do PT tenha sido não dar o devido valor a essas resistências...
Concordo também com o Jornalista, o Pará, depois de 4 anos, não mudou o perfil. Mas acrescento, nem poderia ocorrer tal mudança em 4anos. A crítica aqui talvez seja outra. O Governo não logrou induzir compromissos da Sociedade Política e do Estado para alcançar metas razoáveis no sentido da inversão dos indicadores sociais. Mas, convenhamos, é dificil mudar em 4 anos, por exemplo, um índice de Educação Básica que passou a administrar, de 2,1 ou 2,2 ou 2.4, pouco importa o tamanho dessa miséria, o valor numérico dessa chaga social. ALcançar 3,1 ou 3,2 alguns anos mais tarde não foi um avanço que se poderia comemorar. Mas estou certo que dava para alcaçar mais. Estou certo também que o Estado do Pará não alcancaria muito mais. Ma o Governo poderia ter dialogado mais com a sociedade, para que uma ousada meta fosse um objetivo do esforço comum de Estado, Municípios, fscalização do MP e acompanhamnto e monitoramento da sociedae.
O mesmo se diga para o índice de mortalidade infantil, maior que a média da região norte. A Ana melhorou um pouco. Não é mais maor que a pior média, continua, todavia, uma chaga.
Todavia, exigir inersao em 4 anos...não sei... crei que não é justo.
Outra coisa. O Governo teve, sim, ações estruturantes. Cito duas e o faço para por considerar que essas ações de governo são conquistas da sociedade:
a) A FAPESPA é um exemplo, que colocou o Pará, enfim, em um sistema nacional de ciência e tecnologia e superou o sistema personalíssimo de distribuição dos (parcos) recursos destinados a esse setor pelos governos anteriores..
b)O NAVEGA é outra boa ação. O Pará avançou em um formato de inclusão digital. DOtou o Estado de um poderoso e econômico meio de comunicação.
Permite uma espetacula e econômica integração das Escolas, garantindo-lhes acessibilidade.
E criou , enfim, um veículo extraordinario para conteúdos de toda ordem.
Um abraço
Paulo Weyl

Ricardo disse...

ESPETACULAR!
Marketing Político só serve para público alienado.

Marise Morbach disse...

Lúcio Flávio foi impecável, e repetiu a máxima de Michel de Montaigne: "por diferentes caminhos se chega ao mesmo lugar"; ótima resposta aos egos dos publicitários que há muito já deveriam ter tido a coragem de se deitar em um belo divã: dinheiro é o que não falta.
Bjs Rita.

RS disse...

Oi professora, o Lúcio - como sempre -cirúrgico.
Abs procê

Anônimo disse...

O Prof. Paulo Weyl "navegou", sim, mas foi na maionese...

Anônimo disse...

Esse professor Weyl, deveria ser algum DAS da Fapespa. Tá cheio de gente da UFPA por lá.

Anônimo disse...

Falta ao LFP andar pelo estado. não se pode escrever do estado apartir da capital. ou pendure a chuteira se não dá mais conta($$$$) de andar pelo mesmo e poupe-nos de suas críticas que estão mais pra artigos da revista caras do que para uma analise sensata do que passa pelo estado com a imensidão deste estado-pais. vai andar meu caro. as coisas não estão tão caóticas como afirmas não.