Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alô coleguinhas: comunicação Pública em debate

O movimento LutaFenaj!, que reúne jornalistas de todo o Brasil na defesa dos direitos da categoria e propõe mudanças na política conduzida pela direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), irá participar do VII Congresso de Jornalistas do Pará, que acontece nos próximos dias 20 e 21, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Com o tema “Comunicação cidadã. Que sociedade queremos?”, o encontro deverá reunir centenas de pessoas, entre profissionais, estudantes de comunicação e convidados. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), o evento também vai marcar os 60 anos de fundação da entidade por meio de uma exposição fotográfica, historiando a trajetória do sindicato ao longo de sua existência.

O jornalista Jonas Valente, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e membro da coordenação nacional do LutaFenaj!, será expositor na mesa temática “Comunicação Pública e Cidadania: Direito Social”, marcada para às 9 horas de sábado, dia 20. A mesa terá como mediadora a jornalista Eliete Ramos, diretora do Sinjor-PA, e como debatedor o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Pará (Abraço-PA), Rômulo Gadelha.

Ainda no sábado, serão formadas as mesas sobre “Ética e Novas Mídias”, “Formação e Informação de Qualidade” e “Telejornalismo e Responsabilidade Social”.

O jornalista Alvaro Britto, diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e também integrante da coordenação nacional do LutaFenaj!, confirmou presença no congresso. Jornalistas paraenses que participam do grupo ou se identificam com suas propostas estarão presentes.

Na avaliação do jornalista Pedro Pomar, que disputou a presidência da Fenaj, em julho passado, pela Chapa 2, a participação de representantes do grupo no congresso do Pará é “uma nova e importante oportunidade para a retomada do processo de debate na categoria”.

Na recente eleição nacional dos jornalistas, o LutaFenaj! venceu no Pará e nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Sergipe, e no Distrito Federal. Também foi vitorioso no sindicato estadual do Rio de Janeiro e no sindicato de Juiz de Fora. E obteve perto de 32% dos votos válidos, oito pontos percentuais acima dos 24% conquistados na eleição de 2007.

15 comentários:

Alvaro Britto disse...

Será uma grande honra participar do Congresso dos Jornalistas do Pará, compartilhando a luta dos colegas desta querida região brasileira. Um abraço, Belém!
Alvaro Britto
Diretor Sinjor-RJ

Sílvia Sales disse...

O congresso será uma grande oportunidade de reunir a categoria para discutir assuntos tão presentes em nosso cotidiano e carentes de um amplo debate e reflexão.
Fico feliz com a participação do LutaFenaj!, sempre presente e propositivo em todos os fóruns pautados para a defesa dos direitos dos jornalistas e de interesse do conjunto da sociedade.
Além dos coleguinhas que integram a coordenação nacional do Luta, o grupo no Pará com certeza estará em peso em mais esse encontro com a categoria.
Jonas, Alvaro e demais companheiros do Luta, sejam bem- vindos ao Pará. Bom trabalho!

Celso disse...

Sou apoiador e admirador do LutaFenaj. O pessoal do Pará é quentchura.
Silvia, grande abraço. Você é uma guerreira e sempre foi vitoriosa em todas as lutas que travou por esse mundão afora. Eita mulher de fibra!!!

Ana Paula disse...

Estarei no congresso. Já verifiquei os temas em debate e realmente são bem interessantes e oportunos.
Sílvia, o que tens? Algum problema? Saudades de tu.

Anônimo disse...

Caríssima Rita e demais companheiros, o congresso traz um excelente tema, a comunicação pública. CP é um conceito novo em todo mundo e ainda em construção no Brasil, por mais que se diga que se fala nela há décadas (é verdade), é o novo sentido que se busca: “Comunicação Pública não é comunicação governamental e diz respeito ao Estado e não ao Governo” (Elizabeth Brandão). Vou parar por aqui (tô me empolgando).
O evento deve reunir um monte de gente que concorda e discorda deste pensamento, por isso será enriquecedor. Vamos debater e aprender mais sobre nosso apaixonante campo. E o público será tudo de bom: profissionais da velha guarda e da “meia” guarda, estudantes, professores, cientistas, enfim... Vai ser o point dos comunicólogos do próximo fim de semana. Vamos lá moçada.

Rose Gomes
LutaFenaj Pará

Anônimo disse...

Eu queria saber mesmo se o Pomar vem para esse congresso. Participar ou cooptar novos coleguinhas para o Luta Fenaj. Isso faz parte do jogo(hehehehe)

Dirceu disse...

Rose e demais amigos do Luta Fenaj!, parabéns pelo trabalho de vocês. Imagino o esforço para mobilizar nossa categoria e seguir na luta.
Sílvia, nós sabemos que você é cheia de vida, entusiasmo e paixão por tudo que faz. Não deixa a peteca cair. Um cheiro.

Sílvia Sales disse...

Desconheço que o jornalista Pedro Pomar, integrante da coordenação nacional do LutaFenaj!, venha ao Pará cooptar jornalistas. Aliás, tenho absoluta certeza de que isso não é verdade.
Pedro em todos os momentos em que esteve no Pará representando o Luta, foi para contribuir com o debate sobre questões que interessam à categoria e refletem diretamente na sociedade, a exemplo da formação profissional específica, da informação de qualidade e socialmente responsável, da luta por melhores salários e relações dignas de trabalho. E, não menos importante e, por isso, fundamental para o fortalecimento das nossas lutas, apresentar e discutir propostas de mudanças na direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para que ela se torne realmente, de fato, uma entidade representativa dos trabalhadores jornalistas.
Na minha avaliação, a participação do LutaFenaj! no Congresso Estadual é mais uma demonstração do grupo em ampliar esse debate, trocar ideias e experiências, e ouvir os jornalistas paraenses.
E para concluir: Pedro Pomar tem sua trajetória alicerçada em princípios éticos e democráticos em todos os campos de luta.

Anônimo disse...

ô das 17:33 exatamente o que pensei logo que li, mais uma armação para campanha deslavada para próxima eleição. credo!!! Vamos lá, nossa força é nossa voz, vamos por lnha na fogueira e questionar a moçada.

Carla Esteves disse...

Ô das 20h31 aqui no Pará só dá LutaFenaj! com ou sem lenha na fogueira. Se você é jornalista vem pra luta também.

Jorjão disse...

Ei Silvinha, nosso grupo tá sentindo sua falta. Celso já disse que você vai comandar a próxima missão. D1 total. E advinha pra onde será? Preciso dizer? Nossa mais bela e poderosa comandante. Não deixa a gente pelo Luta Fenaj. Volta correndo. O povo manda beijos, abraços e muita força. Nem precisa, és uma fortaleza pra macho nenhum botar defeito. Nunca vi. Éguuuuuuua.

Anônimo disse...

Avalio que o VII Congresso nos apresenta temas que estão na pauta do dia tanto do profissional da comunicação quanto das politicas de comunicação que hoje são discutidas no país. É importante que todos os colegas participem.

Abraços.

Marcos Urupá
LutaFenaj Pará

Renatinho Rodrigues disse...

LutaFenaj vamos em frente. Acredito no trabalho de vocês e na força de transformação que vocês passam pra gente.
Daqui meu abraço pra Sílvia, Rose e Kiko. Contem comigo.

PCBão disse...

Quero registrar aqui meu apoio ao LutaFenaj. Vejo o empenho e compromisso do grupo em trabalhar pela dignidade da nossa profissão, hoje mais desvalorizada pós decisão do STF em acabar com a obrigatoriedade do diploma. Tenho certeza que os jornalistas paraenses que estão à frente do LutaFenaj estão empenhados em retomar esses e outros debates importantes para reerguer nosso sindicato e consolidar compromissos em defesa dos nossos direitos.
Faço questão de deixar aqui um abraço especial para a jornalista Sílvia Sales, mulher de força e coragem, batalhadora e de coração doce, generoso e solidário.
Sílvia foi quem me falou sobre o LutaFenaj. Com seu jeito sempre brincalhão foi logo dizendo: pega a mochila, enlatados, água suficiente e vamos pra luta. Silvia é desafiadora, sempre.

Sílvia Sales disse...

Rita querida,

Pedi aos meus amigos acessarem teu blog e comentarem aqui.Ô povo exagerado!!!
Beijos em todos.
Valeu Rita!!!