Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As razões da derrota

Recebi na caixinha de comentários do post “músico, economista, governador” mais uma avaliação sobre os resultados da eleição e trago para a ribalta (© Juvênio Arruda)

E você, qual sua avaliação ?


A DERROTA NA DISPUTA ELEITORAL

Primeiro quero aqui afirmar que o PT saiu vitorioso das eleições de 2010.

Elegeu nove deputados estaduais, inclusive o mais votado. Elegeu quatro deputados federais e Paulo Rocha, o nosso senador, teve quase um milhão de oitocentos mil votos.

Ainda elegemos a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Reelegemos todos nossos governadores: Jaques Wagner na Bahia, Marcelo Deda no Sergipe. Elegemos ainda Tião Viana no Acre, Agnelo Queiroz no Distrito Federal, Tarso Genro no Rio Grande do Sul.

Elegemos também, em chapa coligada, a vice governadora no Amapá, Dora, e o vice no Espírito Santo, Gilvado.

Fizemos a maior bancada de deputados federais, a segunda bancada no Senado da República.

Então quem perdeu as eleições no Pará foi a tendência interna Democracia Socialista - DS, grupo da própria governadora, que centralizou o governo e se afastou do partido. Ainda conseguiu eleger um deputado federal e outro estadual, mas perdeu o “principal”: o governo do Estado do Pará.

Quero conclamar aos companheiros e companheiros para continuar a luta do PT paraense pela melhoria da vida do povo.

O governo da DS vai acabar e caberá aos petistas verdadeiros a tarefa de conquistar corações e mentes para o verdadeiro modo petista de governar. Saudações Petistas.

Newton Pereira Militante do PT Ananindeua-PA

15 comentários:

Anônimo disse...

Diga a ele que nosso amigo Edmilson Rodrigues não é mais do Petralha e sim do PSOL.

Fernando disse...

A arrogância e prepotência, infelizmente, impedem a maioria dos petistas de verem a realidade tal qual ela é e, distorcerem fatos conforme a conveniência.

O PT foi o grande derrotado nas eleições de 2010. Os estados onde concentrou esforços para a eleição, SP e MG, foi dizimado nas urnas. O PSDB fez, apenas, o dobro de governadores que o PT, mesmo lutando contra toda a máquina federal, ministros distribuindo dinheiro e promessas. Muitos dos deputados federais eleitos não são petistas, apenas "estão" por conveniência política, assim como a maioria dos "aliados", ou será que também acreditam que Paulo Maluf, Delfim Neto e Gerson Peres se tornaram socialistas declarados?

O PT se tornou menor a partir do momento em que abdicou de ideologias pela manutenção do poder e se aliou com todos que criticou (Sarney, Collor, Calheiros, Romero Jucá, Romeu Tuma, Jáder, entre outros), manteve a política econômica de FHC, contra a qual foi radicalmente contra, que permitiu o crescimento sustentado observado nesses últimos anos, loteou "entre amigos" o estado e suas empresas, não promoveu, em 8 anos, nenhuma reforma estrutural (Previdência, Trabalhista, Política, Tributária); enfim, o resultado desta eleição se limita não a um partido, muito menos a uma ideologia, apenas a um homem que com um poder de comunicação e carisma extraordinários, tornou-se um mito e, conseguiu, a peso de ouro e muitos cargos, eleger uma tecnocrata, de competência questionável para sua sucessora, apostando apenas na idolatria de sua imagem e sede de poder.

No estado do Pará, então, a comparação é degradante, pois apesar do derramamento de dinheiro na campanha elegeu o mesmo número de deputados federais de 2006 e, entre os estaduais, os "pescadores de votos" investigados pela PF. Sendo que Paulo Rocha, que só sabia dizer que era amigo de Lula e estava há 20 anos em Brasília, perdeu para o "senador sem votos" Flexa Ribeiro. Quanto a Ana Júlia, os números e clamores das ruas falam por si só.

Enfim, entre a ideologia e competência, sobrou apenas resquícios do que um dia foi um partido, mas hoje é apenas um aglomerado de interesses pessoais e desejo de pode a qualquer preço. Será que isso é uma vitória?

Abs
Fernando

Anônimo disse...

O mais votado é o Edmilson, não o Chico cheio de processos de defeso falso da Pesca. Foram 85 mil votos para Ed. Para Chico, foram cerca de 65 mil peixes. Hahahahaha. desculpe o trocadilho. Seu blog está ótimo.
Profº Demócrito

Anônimo disse...

Infelizmente as verdadeiras lideranças do PT foram deixadas de lado, porque não concordavam com o rumo que esse governo tomava, então existe pessoas sérias sim nesse partido e são essas pessoas que com muita humildade e TRANSPARENCIA vai reconstruir esse partido

Anônimo disse...

Não creio que o PT tenha saído vitorioso, pelo menos aqui no Pará. Sem esquecer que quem governará o Estado do Pará será o tucano Simão Jatene e é com essa realidade que você terá de conviver pelos próximos 4 anos meu caro.

Anônimo disse...

Muito bom, o comentário do Fernando. Concordo com ele quando diz que o PT acabou, mas sobrevive hoje o lulismo, algo parecido com o que aconteceu na Argentina com Perón e o partido justicialista. No Pará, com a eleição do Flexa, tido como azarão, e do Jatene, que não tinha grana para enfrentar o poderio da máquina oficial, pode-se, sim, dizer que a derrota do PT foi estrondosa e vergonhosa.

Anônimo disse...

Sonhar não é pecado,portanto meu amigo, SONHE E NÃO ACORDE PARA NÃO PERTURBAR O NOVO GOVERNO.

Anônimo disse...

É o mais votado não foi o falso pescador Chico, o que mesmo...? Esse rapaz mora em outeiro e nunca pescou nem amndii, um peixinho que tinha muito na Baia de Santo Antonio, assim como bacu. Eu acho que na minha adolescência eu pesquei muito mais que ele no Outeiro, pois fui muitas vezes a noite pescar com o Sr. Raimundão Irmão do Pedro. Chegava até o furo da marinha, lá na ponte do mosqueiro. Se for para assegurar o seguro defeso propessoal que nunca pescou mas vai ter essa verbinha, ai o PT vai mesmo distribuir renda. o problema é o preço que eles cobram. Além do voto, querem 50% do pessoa que se cadastra.

Anônimo disse...

As palavras do Fernando, dia 1, foram de muita sabedoria. O PT perdeu uma grande oportunidade de ser o partido que poderia fazer a diferença histórica na política brasileira. Mesmo sendo social democrata, poderia ter sido honesto, combatido os criminosos assaltantes do dinheiro público e tentado fazer uma gestão com base na meritocracia. Mas não, a preferência foi pelo crime, pela roubalheira, pelos apanhiguados. Morram todos os que trairam o discurso, cuido eles querem voltar!

Anônimo disse...

Na verdade a DS acabou com o PT no Pará. Se fecharam num casulo, não respeitaram as lideranças, que hoje, estão deixando o partido. Era uma vez um sonho de grandes transformações sociais, que se transformou num pesadelo por não querer enxergar o futuro certo, digo, futuro nebuloso, pois seus assessores diretos (puty e os monteiros) cavaram um cova profunda na qual jaz o PT.

Anônimo disse...

Pois é. Vi os demais comentarios.
O PT ganhou, e muito.
A DS perdeu. trocou a eleição do Puty e do Edilson epla sua reeleição. Tudo passa, e quanto mais cedo melhor que passe.
Ainda assim o governo da Ana Júlia foi 100 vezes melhor do que o do PSDB, JaTENE. Jateve pega a polícia equipada - coisa que ele nunca fez no governo dele. Santa casa nova e com mortalidade baixíssima - também ele não fez no governo dele. Ofir loyola com máquinas funcionando - ficaram no governo do Jatene encaixotadas... escolas recuperadas e reconstruídas, inclusive delegacias também. Jatene foi e é nossa vergonha... mais 4 anos de retrocesso. Realmente o governo da DS não foi bom, mas o do Jatene foi muito pior. Quanto não vai sair dos cofres do Estado para as ORM criar somente flores e esconder os escalabros do governo PSDB?

Nilza disse...

Newton Pereira, seria vergonhoso se com todo o aparelhamento do Estado vocês não conseguissem eleger essas figuras. Quem saiu vitorioso foi o PSDB, e principalmente o do Pará, que aí sim sem apoio Federal, Estadual, e sem dinheiro,conseguimos fazer um grande bancada. Na verdade o PT e não a DS, foi um grande perdedor.

Anônimo disse...

Newton, concordo com você sobre o desafio de tornar o PT mais forte no Prá. Acredito que faltou imposição da direção do partido, veja que fizemos alianças com o PDT do Dudu em troca de milhões, eu quero saber quantos votos ele consegui, e no final para fechar com chave de ouro o Almir gabriel, que jamais poderia aparecer num programa politico do PT. Nos que sempre fomos criticos ferozes do psdb e suas politicas publicas.

Anônimo disse...

Quem com ratos se junta farelos vem a comer. Em 03.11.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Newton Pereira, Militante do PT Ananindeua-PA,

Eu votei na Ana e na Dilma, portanto, no PT.

Onde você achou essa informação que "o PT saiu vitorioso das eleições de 2010"?

Acorda, Mano, o PT perdeu no Pará, com a DS e todas as demais tendência.

Ganhamos a presidência com Dilma, Lula etc, etc. Isso sim é motivo de orgulho!

Acorda, mano...