Pages

terça-feira, 31 de agosto de 2010

TRE nega recurso a Ana Júlia contra pesquisa Ibope

O Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente a ação cautelar da Coligação Acelera Pará de Ana Júlia Carepa contra divulgação da pesquisa Ibope/TV Liberal. A ação tinha o objetivo de suspender a decisão que permitiu que os números fossem tornados públicos. Na prática, se deferido o pedido da coligação, os números não poderiam ser repercutidos em outros veículos de comunicação, nem usados no horário eleitoral gratuito.Com a decisão do TRE hoje, a pesquisa pode ser amplamente divulgada em todos os meios.

20 comentários:

Anônimo disse...

E agora, André Farias? Contente com o absurdo que foi produzido, ten tando impedir a divulgação da pesquisa. O PT é assim: só vale para ele as pesquisas que forem a favor, como aquela fajuta que a Franssinete reproduziu. Quando é contra o PT, não vale, é ilegal, tem de ser censurada. Eita mentalidade tacanha. Foi deste modo que eles mandaram fechar a Rádio Tabajara, para não ouvir críticas ao governo.

João Cláudio- Analista de Sistemas

Anônimo disse...

Não permitir a divulgação da pesquisa seria censura. Ou não? Depende do resultado?

Anônimo disse...

Volto a dizer: com assessores como André Farias, Ana Capeta está acelerando mesmo...ladeira abaixo.

Anônimo disse...

É derrota em cima de derrota. Ô povinho incompetente.

Anônimo disse...

Toma-te, Ana! Ritinha, essa gente vai morrer e não aprende o beabá da democracia. Começaram a colher os anos de arrogância. Já vão tarde, mana.

Anônimo disse...

Tem tanta gente competente no PT do Pará, mas o núcleo duro foi chamar um gaúcho pra comandar o circo.

Anônimo disse...

Julgo ser oportuno que esse blog divulgue o lúcido artigo constante no blog doxacomunicacao.blogspot.com para que reforça a tese de irregularidades na pesquisa do ibope.

IBOPE: OPINIÃO PÚBLICA: DISTORÇÃO


IBOPE já fez e faz história no Pará (não louvável). Vamos contar essas histórias em outro momento. Hoje, detemo-nos na pesquisa impugnada-liberada-divulgada. Primeiramente vamos olhar a amostragem: 812 entrevistas que daria uma margem de erro de 3%. Pelos cálculos estatísticos essa amostragem daria 3,5% de margem de erro. Para se conseguir os 3% que ele registrou, IBOPE teria que entrevistar 1200 pessoas no Estado. Outro fator: margem de erro acima de 3% é dar margem e gordura para mexidas. Hoje, os institutos aprimoraram suas coletas e metodologias e trabalham com margem de erro entre 2% e 2,5%. Por que IBOPE insiste em colocar acima de 3%? Em se tratando do plano amostral adotado pelo IBOPE: ele diz que fez a coleta de dados em 39 cidades do estado Pará, apresenta ao Tribunal apenas uma listagem com as cidades e o quantitativo de entrevistas em cada cidade. Diz, também, que distribuiu a amostra nas seis mesorregiões. Mas não mostra o peso eleitoral de cada mesorregião. Então vamos nos ater ao que é mostrado. Dos 39 municípios que ele diz que pesquisou, 31 tiveram a amostra igual, isto é 14 entrevistas foram aplicadas, independente do tamanho do município. Apenas para ilustrar: no município de Redenção que tem 48.652 eleitores foram entrevistadas 14 pessoas; em Pau D´Arco que tem 5.678 eleitores foram entrevistadas, também, 14 pessoas. Veja a desproporção tamanha. Outro ato falho: a região sudoeste do Pará que tem como principal município Altamira, com 59.185 eleitores, ficou de fora da amostra. A pesquisa de opinião é (e deve ser mesmo) uma fotografia da realidade. Para se chegar à realidade político-eleitoral do voto, a pesquisa de opinião tem que levar em consideração parâmetros metodológicos:
1) Cálculo amostral;
2) Definição do peso eleitoral de cada mesorregião e, conseqüentemente, de cada município dentro de sua respectiva mesorregião;
3)Distribuição proporcional da amostra pelas mesorregiões do Estado;
4) Escolha dos municípios que representam cada mesorregião;
5) Distribuição proporcional da amostra que coube a cada região pelos municípios que serão aplicados a pesquisa;
6) A amostra de cada município será, também, distribuída proporcionalmente aos bairros de cada cidade;
7) Nos bairros, residências serão sorteadas para aplicação do questionário. Para completar a fotografia da realidade, antecipadamente, distribuímos o total da amostra proporcional ao número de homens e mulheres existentes no Estado, região, município; mesma situação se faz em relação à faixa etária dos eleitores, tudo proporcional ao existente na realidade.
Portanto, o IBOPE, no que diz respeito à distribuição geográfica, não tirou uma fotografia fiel da realidade; o IBOPE distorceu a realidade, conseqüentemente o resultado final da pesquisa veio, também, distorcido. Seria muito bom se os partidos políticos/coligações, através de petição, solicitassem os questionários aplicados em campo. A lei permite isso

Anônimo disse...

Todo mundo cantou essa pedra, mas o André insistiu em chutar cachorro morto. ô homenzinho difícil!

Anônimo disse...

Sugiro que esse blog divulgue o interessante artigo disponível no blog doxacomunicacao.blogspot.com que reforça a tese de irregularidades na pesquisa do ibope.

Anônimo disse...

Lá está o programa da Dilma usando a pesquisa do IBOPE pra anunciar vitória no primeiro turno. Pra Dilma pode e pra Ana não???

Anônimo disse...

Deu no Informe JB de hoje, 31/08/2010:
"Tô fora

Não há esforço do PT em fazer Lula aparecer no Pará para reverter o quadro. O fato é que ninguém no Planalto quer incomodar Jader Barbalho, expoente do aliado PMDB na região norte, mas que apoia... Jatene."

Anônimo disse...

Me desculpe, mas aí é briga de concorrência.

Todo esse problema pode ser contornado com uma ação: fazer nova pesquisa.Com o Data Folha.
Vamos ver o Jatene mais disparado ainda.

Boa noite,

Faro Fino.

luis miranda disse...

aos anônimos do jateve - é bom lembrar que a reeleição do Edmilson foi sofrida mais venceu e se tornou o melhor prefeito que Belém ja teve, a reeleição do lula não foi diferente e mais uma vez o PT ganhou e hoje até o serra quer o lula do lado, com Ana Julia, com a situação que está colocada, leva a crer que vai acontecer a mesma coisa.
Para os tucanos o Pt é bom de governo e de campanha.

André Pessoa disse...

Rita, já faz quase 48 horas que O Liberal divulgou a pesquisa Ibope para governador e presidente, e ainda não divulgou a parte para o senado. Por que, você sabe? Sabe se eles vão ao menos divulgar? Qual o motivo de não divulgarem? Será que é porque o senador sem voto está muito mal nela?

Anônimo disse...

Êpa! o problema é que a Ana é a pior governadora que o Pará já teve, e isto o povo não perdoa, meu caro Luis Miranda. Quem viver verá.

Anônimo disse...

AO LUIS MIRANDA (QUE PENSA QUE TODO MUNDO É BABACA) PARCEIRO, A REELEIÇÃO DO EDMILSON NÃO FOI SOFRIDA, FOI ROUBADA!!!!! UMA PESQUISA DIVULGADA PELA TV LIBERAL DAVA O ENTÃO CANDIDATO EDMILSON RODRIGUES COM UMA LARGA VANTAGEM SOBRE O DUCIOMAR COSTA (COISA QUE NUNCA ACONTECEU)FOI RESULTADO DO MAIS PURO "ACORDO ENTRE CAVALHEIROS" QUE TODO MUNDO BEM SABE COMO FUNCIONA. TE MANCA!!! E ACABA COM COM A TUA "FRESCURA" DE DIZER QUE O IBOPE ESTÁ ERRADO, QUE ISSO, QUE AQUILO!!! QUER DIZER QUE O MESMO INSTITUTO QUE APONTA VITÓRIA, EM 1º TURNO, DA DILMA ESTÁ ERRADO EM DIVULGAR VANTAGEM DO CANDIDATO SIMÃO JATENE AO GOVERNO DO ESTADO? A TUA CANDIDATA TÁ TÃO FERRADA QUE NEM MESMO O GRUPO ORM (QUE ENCOMENDOU A PESQUISA) PODE FAZER MUITA COISA PRA ESCONDER ISSO.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DE 04:00 EU TB FAÇO A MESMA PERGUNTA: SERÁ QUE O SENADOR SEM VOTO TÁ COM MEDO DE ALGUMA COISA? SERÁ QUE ELE VAI QUERER FAZER A MESMA COISA QUE A CANDIDATA DELE VEM FAZENDO? AO ANÔNIMO DE 06:19 VC,TB, TEM TODA RAZÃO AO AFIRMAR QUE A DONANA FOI UM VERDADEIRO FRACASSO COMO "GOVERNADORA DO NOSSO ESTADO"

Luis Miranda disse...

ao anônimo do jateve das 11:32
1- não sou teu parceiro e anônimo não é nome.
2- quem tem frescura é freso e eu fosse não esconderia.
3-as vezes fico preocupado com que deve passa por uma cabeça de um jateniense desses, vai ver quando fala em morte dos 19 sem terras de rir, da morte da Irmâ Dorothy deve saltar fogos, para educação manda a Rosa Cunha. Seu anônimo o Pará ta mudando e mudando pra melhor e quem tá fazendo isso é uma mulher que tem muita coragem e determinação.

Anônimo disse...

Luis Miranda,
Vá dobrando as roupinhas que a Donana vai se mudar. Vc vai com ela?
Aqui é mesmo a terra do jateve.
Jateve governo, inclusive.
Donana acabou com tudo e o Jatene vai voltar pra cuidar da gente.
Quanto a essa julher que vc fala, ela envergonha as mulheres paraenses.
Nós não merecemos esta mulher.

É a voz do povo. Ouve quem quer.

Anônimo disse...

vê-se pelos comentários (alguns) que ainda reina o machismo, o preconceito, a falta de ética, de educação, compostura e até elegância por parte do tucanos. o que não dá para aguentar mais tb é que esses emplumados que até das diaristas debocham, além de td, se fazem de doidos e não enxergam a diferença, em números, das obras e ações do governo Ana Júlia em reação aos anteriores. Isso porque ela pegou o Estado individado e sucateado. É triste ver mais uma vez os tucanos partem para esse tipo de ataque (que lembra aquele tablóide do PIG da eleição anterior). quando falta argumento, sobra ignorância, preconceito e baixaria. o povo, felizmente, enxerga td isso. e o Pará vai continuar acelerando, para a tristeza dos arrogantes machistas que desejam ver td regredir novamente. Acelera, Ana Júlia!!!!