Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dono de site jornalistico é preso por extorsão na Bahia

D portal Comunique-se



O empresário João Andrade Neto, proprietário do site Pura Política, foi preso nesta quarta-feira (11/10) em seu escritório, em Salvador. Ele foi indiciado pelo crime de extorsão.

De acordo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, "o empresário constrangia suas vítimas sob ameaças de publicações de matérias inverídicas, caso se negassem a pagar o pagar o valor exigido por ele".

Andrade Neto vinha sendo investigado há dois meses pela Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI) e Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil (COE).

Cesar Nunes, secretário de Segurança Pública do estado, afirma que a investigação foi cautelosa, que toda a ação foi filmada e o dinheiro entregue por uma das vítimas, catalogado, “mesmo já tendo sido caracterizado o crime de extorsão”.

A delegada responsável pelo caso, Gabriela Macedo, diz que o empresário não agia sozinho e que possivelmente era um "testa de ferro".

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, Kardelícia Mourão Lopes, a prisão de Andrade Neto não atinge o trabalho e a imagem dos jornalistas baianos, por se tratar de uma pessoa que não possui registro profissional. Ela apenas lamenta o fato de pessoas não formadas em Jornalismo poderem atuar na área de comunicação.

"É uma falta de respeito, comunicação é coisa séria, não é lugar para curioso", afirma Kardelícia, que defendeu a criação de um conselho nacional para jornalistas.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

4 comentários:

Anônimo disse...

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, Kardelícia Mourão Lopes, ia muito bem na defesa dos jornalistas até escorregar na defesa do Conselho Nacional de Jornalista.
Ora bolas! Se tem charlatão se passando como jornalista, que Sindicto e Fenaj denunciem à Polícia ou a quem possa impedir a prática ilegal.

Anônimo disse...

Rejeição de Ana Júlia pode chegar a 55% PDF Imprimir E-mail
Postado por Ronaldo Brasiliense
Sex, 13 de Agosto de 2010 15:21

O cientista político Edir Veiga, da Universidade Federal do Pará, analisa em seu blog a corrida ao governo do estado. Ele afirma que a agenda eleitoral no estado aponta para um desejo de mudança e aposta que a rejeição à candidatura da governadora Ana Júlia Carepa - que já foi de 60% - ainda oscila entre 53 e 55% - e afirma que num segundo turno o candidato Simão Jatene, do PSDB, pode sair vitorioso.

Jatene: um tsunami em gestação?

A agenda eleitoral no estado aponta para um desejo de mudança. O contexto da disputa nacional fatalmente incidirá sobre as decisões de Jáder em relação ao segundo turno no Pará. Creio que esta eleição será o mais poderoso teste em torno do potencial da opinião pública em relação ao desempenho objetivo do governo incumbente (atual) e o poder da máquina administrativa e orçamentária do governo de plantão.

A rejeição da governadora Ana, que era de 60% há seis meses atrás hoje está oscilando entre 53 e 55%, ou seja, está nas alturas, e consolida uma enorme propabilidade de derrota em segundo turno. A questão é: a opinião negativa da maioria do povo sobre o desempenho da atual governadora se imporá sobre a máquina clientelística num cenário onde 2/3 do eleitorado vive no interior e a metade do eleitorado ganha tão somente até dois salários mínimo?

Creio, e fica no campo da intuição, que uma tsunami pode emergir no Pará no segundo turno e vir a derrubar o governo, como ocorreu em 2006 com a candidatura Almir Gabriel. Seria o fim de qualquer inferência sobre o controle clientelístico do voto em eleições majoritários no Pará, ou seja, uma bela descoberta da ciência política.

www.bilhetim.blogspot.com

Anônimo disse...

Outro delirante, ai, ai.

Anônimo disse...

Por enquanto os chalatães estão garantidos por inciativa de sua excelência Gilmar Mendes, já esqueceste ou queres que eu repita, ou és um deles, os sem diploma e sem justificativa para tal?