Pages

domingo, 22 de agosto de 2010

Ainda sobre o fechamento da Rádio Tabajara

Na Folha de São Paulo (exclusivo para assinantes)

Polícia Federal fecha rádio que ironizava políticos no Pará

DE BELÉM - A Polícia Federal fechou ontem uma rádio pirata de Belém que criticava a governadora Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição.A Rádio Tabajara, que ironizava políticos locais, operava há dois anos e meio na internet e ilegalmente em FM.

Carlos Mendes, um dos jornalistas da rádio, disse que Ana Júlia intercedeu politicamente para que a rádio fechasse. Sua assessoria negou que tenha pedido o fechamento.

Foram levados os equipamentos de transmissão da rádio, que agora é transmitida somente pela internet.

No blog Página Crítica

Coincidências não existem

A Rádio Tabajara, do jornalista Carlos Mendes, foi empastelada ontem.

A pesada mão do Estado agiu com a truculência de sempre, mas não se tratou de um ato cego.

Que ninguém se engane: há sim relação entre causa e efeito entre as críticas dirigidas pelo jornalista à campanha do PT e a "inspeção" de rotina realizada pela Anatel e Polícia Federal.

Pouco importa se centenas de rádios alternativas têm sido vítimas do mesmo processo de censura institucionalizada.

No caso específico - e isso é fundamental que se lembre - houve uma ação coordenada.
Mais importante: difícil crer que não tenha havido ordem de cima.

A sociedade paraense ganhará muito em saber de quem partiu a ideia de utilizar métodos que trazem a lembrança do açoite sob ordens de redivivos coronéis de barranco.

7 comentários:

Bia disse...

Boa tarde, Rita:

Aldenor está certíssimo.

Nos governos lulistas, a doença do aparelhamento transformou as agências reguladoras - ANATEL, ANAC, e aqui a ARCON - em aparelhos.

A decisão que atingiu a Rádio Tabajara é tôsca, imunda, réles. Mas, augura tempos ferozes de rompimento da democracia.

Caramba! A que ponto aceleraram.

Abração.

Anônimo disse...

Rita, vá lá no site da Rádio Tabajara. O pessoal da emissora colocou o site com a cara do protesto contra a censura que a Ana Júlia impôs à emissora. Tá animado, tem até música contra a censura. O site está quase travado, de tantos acessos. Tentei entrar ainda há pouco e tive dificuldades.

Alessandra Santos

. disse...

Pera laaaaá!!!
"Carlos disse que Ana Júlia intercedeu politicamente para que a rádio fechasse".
Quanta leviandade... Perde toda a razão ao sair acusando as pessoas sem provas. Pode ser Ana Júlia, o Jatene, o Jader ou o Papa. Ele tem provas para dizer que alguém "intercedeu politicamente" para o fechamento da Tabajara?
Fala Sério!

Anônimo disse...

Eita que o Pt cada vez mais se enrola no cenário político local. Depois da desastrada administração de Ana Júlia Jatobá, eles mesmos criam fatos contra si, o que tem sido aproveitado pela por um setor das elites locais que apóam jateve e jadi. Bela esquerda, que vai dar de mão beijada aquilo que foi um grande trunfo eleitoral e popular contra contra os 12 anos de governo privatistas do PSDB. Em vez de romperem com a lógica política dos tucanos, os petistas, de todas as colorações, diga-se de passagem, deram sequência aos mesmos acordos espúrios que vem marcando a política no estado. Quem perde? O PT? Nada. Muitos deles estão pavimentando sua ida para Brasilía ou para a Assembléia Legislativa. O povo é que vai continuar chupando o dedo, com Ana Jatobá, Jateve ou Jadi.

Alan Araguaia disse...

O pior de tudo é que o PT se diz a favor da democratização da comunicação... pelo visto é democratizar pra quem fala bem, como as tantas "rádios comunitárias" totalmente aparelhadas pelo partido. Estamos mal de opções...

Anônimo disse...

Gente, a rádio do C. Mendes é pirata, olha a frequência 106.1. Frequencia de RC é 87.9, 104.9 e 105.9. Então esse jornalista não sabe que tem que cumpir a lei 9.612/98, instruindo o devido processo de outorga? Aí ele montou uma "carlomunitária" se expos pra caramba, e a ANATEL foi lá e "crau". Normalíssimo. Carlos, legalize sua rádio, meu filho.

Carlos André disse...

Anônimo das 14:22

A Rádio Tabajara é uma rádio Educati,va, até a alma, com programas culturais,Cinema, camapanhas educativas criadas, inclusive pelo governo...e que nenhuma radio comercial divulga.... Como o combate a corrupção, direitos e deveres do consumidor, temas relenates a saude publica, etc. E como é uma radio idealizada por jornalistas, obiviamente possui um programa de entrevistas e analise dos fatos jornalisticos e policos locais, nacionais e internacionais.

Quer defender o seu PT, defenda, mas não fale do que vc não sabe...vc por um acaso ja ouviu a programação da radio?