Pages

sábado, 21 de agosto de 2010

Censura: Anatel apreende equipamentos de rádio que criticou governo

No blog do Espaço Aberto

O blog, excepcionalmente, interrompe a pausa.A Rádio Tabajara FM, do jornalista Carlos Mendes, está fora do ar desde o início da manhã deste sábado.

Por volta das 8h30, seis agentes da Polícia Federal e quatro funcionários da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Belém chegaram à rádio, no bairro da Cremação, e apreenderam o transmissor, a mesa de áudio, três processadores de áudio, uma chave híbrida – que põe no ar os contatos com ouvintes por telefone -, quatro microfones e a antena.

Segundo o jornalista Carlos Mendes e o advogado Ismael Moraes, que falaram com o Espaço Aberto ainda há pouco, não houve qualquer ato de truculência durante a ação.

Mas nem os agentes da PF, nem os funcionários da Anatel apresentaram qualquer mandado judicial de busca e apreensão.

Nesses casos, os mandados sempre são expedidos pela Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal.

A uma irmã do jornalista Carlos Mendes, que se encontrava na rádio no momento da apreensão dos equipamentos, os funcionários da Anatel disseram apenas que se tratava de uma “inspeção de rotina”.

Mendes explicou que o processo de legalização da Rádio Tabajara, para funcionar como uma emissora educativa, já está em curso em Brasília. Para tanto, ele criou a Fundação Metrópole, com outorga já concedida pelo Ministério Público do Estado.

Os equipamentos apreendidos estão, inclusive, arrolados como parte do patrimônio da Fundação, e não da Rádio Tabajara.

O advogado Ismael Moraes disse que vai representar à Anatel contra a apreensão dos equipamentos. E também ingressará na Justiça Federal com um mandado de segurança, pedindo que a emissora volte a funcionar normalmente.

Na ação, o advogado deverá invocar dispositivo constitucional que assegura a liberdade de informação.A ação da Anatel ocorre um dia depois da Rádio Tabajara ter sido alvo de uma representação da “Frente Acelera Pará”, que apoia a reeleição da governadora Ana Júlia (PT). A alegação é de que as críticas de Mendes, durante o “Jogo Aberto” - um dos programas de maior audiência da emissora, apresentado aos sábados -, à aquisição de 450 carros pela Polícia Militar do Pará, sem processo licitatório, tinham caráter eleitoral e favoreceriam os adversários da governadora.

O jornalista Carlos Mendes assinou várias reportagens sobre o mesmo assunto no jornal “Diário do Pará”, que pertence ao deputado federal Jader Barbalho, candidato ao Senado pelo PMDB.

Mesmo assim, até agora o jornal não foi questionado judicialmente, apenas o jornalista, e assim mesmo na condição de proprietário da Rádio Tabajara.

Mesmo com a apreensão dos equipamentos, Carlos Mendes garantiu ao Espaço Aberto que o programa “Jogo Aberto” de hoje, das 2 às 4 da tarde, irá ao ar, mas apenas pela internet. Não será possível ouvi-lo pelo celular.

Para ouvir o programa, basta acessar o site http://www.radiotabajara.com.br/, da Rádio Tabajara.

19 comentários:

Anônimo disse...

Todo mundo sabe que essa rádio não tem autorização pra funcionar. POr isso, nem precisaria de mandado para fechá-la.

Uma pena para os ouvintes, que perdem um espaço de informação.

Anônimo disse...

Meu Deus, a Venezuela é aqui! O desespero dos petralhas não tem limites. Precisamos fazer um ato em desagravo contra mais esse ato de desmando do governo de Donana.

Anônimo disse...

Lendo este texto a gente se imagina em plena era de exceção do País, onde os órgãos de comunicação e os jornalistas que ousavam transgredir as regras impostas eram tratados no pau. Que vergonha!!!!!!
E pensar que o País e o Estado estão sendo dirigidos por gente que sofreu na pele com a ditadura. No Poder fazem o mesmo?
Fala sério!!!!!

ô povo que não sabe ouvir o contraditório, viver em democracia. Lamentável.

Aline Brelaz

Anônimo disse...

Que absurdo, Ritinha! A governadora perdeu as estribeiras de vez. Estou perplexa!!Os jornalistas estavam apenas cumprindo o seu dever. Não ter outurga para funcionar é balela. O Waldimir Costa tem mais de 30 outorgas do Ministério das Comunicações e não informa, com suas rádios, só deforma a nossa sociedade. Estou revoltada!!

Ana Amélia

Anônimo disse...

Algu[em tem dúvida dos traços ditastoriais do PT.
Se vacilarmos, eles importam, definitivamente, o chavismo.
Lula só não aplicou os método de Hugo Chaves porque, mais ao sul, o buraco é mais em baixo e não somos venezuelanos que se curvam a um ditadorzinho de M...
o episódio da Rádio Tabajara é o atestado de que a verdade incomoda os petistas, não é Paulo Rocha?
Desde os tempos do MENSALÃO, o PT odeia a verdade. Ou desde antes?
Lula Mente, seus parlamentares mendes, sua candidata mente e Ana vai na mesma batida.

Anônimo disse...

Todos na internet, já, para ouvir a Tabajara.

Anônimo disse...

Fosse no CASSETA E PLANETA essa história, dirímos que o Governo de Ana J';ulia é mais "...UM PRODUTO TABAJARAAAAAAA"

Anônimo disse...

Quem diria, o PT reeditando os mais sórdidos mecanismos de repressão da Ditadura.
E ainda falam em Democracia.

Anônimo disse...

Me lembrei da Stasi, a política política da (comunista) Alemanha Oriental, bem retratada no filme "A Vida dos Outros"...

Anônimo disse...

Carlos Mendes não é confiável, agora?
Ele nunca poupou outros governos. Mas não há notícia de que os tucanos tenham censurado o jornalista. É bem verdade que Almir Gbriel, com dedo e bigode na cara de Mendes, o tratou com gorsseria em plena festa natalina, no Icuí. Os jornalistas que estavam lá devem se lembrar do lamentável episódio, no melhor estilo (abominável também) do ex-governador, que se recusa a falar com jornalista que ele não gosta; mas aquele episódios pode-se atribuir algumas doses a mais de uísque de ambos os lados.
Agora, nem a cachacinha do LULA embalou a censura ao Carlos, mas tão-somente a truculência à moda da ditadura que o próprio (esquecido? Claro que não!).
Fosse episódio a ser narrado por Hélio Gáspari, poderia constar de um livro: "A DITADURA RESGATADA".

Anônimo disse...

infoirmar é uma coisa,agora agredi é outra coisa, fazer um progra exclusivo só pra fazer guerra contra um determinado candidato,tem alguma coisa por tras.

Anônimo disse...

Rádio pirata é crime. Acho que a Tabajara conseguiu se manter por tempo recorde no ar, considerando sua localizaçao em plena capital. Tem Rádio pirata no Sul do Pará que nao fica nem mesmo um mes no ar, e esse papo de dizer que foi a Ana Julia que mandou fechar, é conversa pra boi dormir. Quem tem poder para fechar Rádio é o Ministério das Comunicaçoes. Governo do Estado nao fecha Rádio.

Anônimo disse...

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar."

Martin Niemöller – pastor luterano alemão – 1933 (data presumida)

http://apeoespsub.org.br/especiais/artigo_democracia_risco.html



Fernando Bernardo

Anônimo disse...

POVO DO NOSSO PARA, PRECISAMOS REAGIR, COLOCAR A CARA NA RUA, LUTAR PARA MUDAR, NAO DA PARA ACEITAR PACIFICAMENTE, NAO HA VITORIA SEM LUTAS, ELES CHEGARAM NO PODER BRIGANDO,LUTANDO E ILUDINDO O POVO, MAIS A HISTORIA DO MUNDO DIZ ASSIM, POR ISSO O DITADO " QUEM NAO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NAO E DIGUINO DE TELOS, VAMOS FAZER A DEMOCRACIA PREVALECER, CARLOS è UM HOMEM LUTADOR QUE TEM CORAGEM DE EXTERNA SEUS SENTIMENTOS é DA QUELES QUE NAO SE CALA SE TIVER RAZAO, VAMOS INCORPORAR ESSE SENTIMENTO E VAMOS A LUTA, FAZA UMA CORRENTE é COLOQUE O SEU EMAIL,E REPASSE A AMIGOS, VAMOS A LUTA QUE A VITORIA ESTA PROXIMO, MAS NAO PENSE QUE VAI CAIR DO CEU, VAMOS LA!!!!!!!!!, MEU COMPT. E ITALIANO POR ISSO OS ERROS DE ACENTOS.

Anônimo disse...

RS, triste o comportamento do Lula nesta eleição, votei nele 2x, acontece que o "cara" não é candidato a nada, deixa a Dilma falar, precisamos conhecer ela, já vimos que ela ficou bonitinha após um bocadão de cirurgias, bora ver ela ser questionada sobre sua truculência, até aqui é só paz e amor. Preciso saber quem ela é para decidir meu voto. O tucano eu conheço. Também, não é essa brastemp.

Meu ponto de vista... disse...

Pq justo hoje? aheuehue
Eu estava aguardando anciosamente pelo programa, liguei meu celular na rádio as 14 em ponto e sou ouvia xiados rs

Anônimo disse...

Das 14:06 e 14:14 vocês deve compactuar com essa aberração. Lembramos a vocês que cada tentativa da Ana Judas em retalhiar pessoas comprometidas com a verdade, levará um revés exponencial. É que nem ir contra a natureza ou querer podar uma árvore, sempre as folhas e os galhos vêm mais fortes. Todo apoio a Carlos Mendes e Francisco Sidou!!

Anônimo disse...

Esta mesma ira dos jornalistas a gente não vê quando fecham as nossas rários comunitárias. Aliás, a maioria dos jornalistas não gosta de se misturar com o movimento de rádios comunitárias. Mas bastou fechar a rádio de um jornalista para o caso virar censura. Ninguém tem mais o direito de se defender aos ataques e pedir multa ao TRE para quem burla a legislação eleitoral? Por trás de toda essa gritaria está o corporativismo de uma categoria e o nítido interesse em tirar proveito político eleitoreiro de tucanos que pagavam a peso de ouro uma triste figura para fazer jornais apócrifos contra políticos inimigos.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:06

Vc parece concordar com esse absurdo. A rádio tabajara é uma grande defensora e aliada das rádios comunitárias, defedendo o direito de livre pensamento e comunicação do povo para o povo.
Vc deve ser mais desses PETRALHAS que só pensa no povo quando precisa do voto.

Não fale meias palavras quando vc for fazer alguma acusação, faça de maneira clara e objetiva, mostrando os fatos, assim como o fazem o Mendes e o Sidou.

Carlos André