Pages

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Censura: Blog da Franssinente é alvo da coligação de Simão Jatene

A Coligação "Juntos com o Povo", encabeçada por Simão Jatene (PSDB), entrou na Justiça contra o blog da jornalista Fransinete Florezano. O alvo foi um post em que ela comenta sondagem de intenção de votos, interna do PT - com o devido esclarecimento de que não se tratava de pesquisa oficial e apontando Jatene à frente.

Na ação, Jatene pede pede que a jornalista seja condenada a pagar multa de R$106.410,00, o valor máximo previsto na lei eleitoral.

Alguém tem dúvida de que esse valor é para intimidar?

“Além do cerceamento de defesa, a liminar foi concedida pela juíza auxiliar do TRE-PA, Ezilda Pastana Mutran, ao arrepio da legislação eleitoral e da liberdade de imprensa, princípio corolário do regime democrático vigente no Brasil e expressamente garantido na Constituição Federal”, acusa Franssinete em seu blog.


Para mais informações sobre o caso, clique aqui

Comentário:
1) No caminho em que estamos, vamos acabar tendo que suspender o exercício do jornalismo no período eleitoral. Passaremos dois meses apenas tecendo loas aos candidatos e os leitores que se virem para obter informações sobre o pleito.

2) Mal posso esperar para ver o que dizem os tucanos que criticaram o empastelamento da rádio Tabajara.

3) Mal posso esperar para ver o que dizem os petistas que defenderam a ação da Anatel contra a rádio de Carlos Mendes.

19 comentários:

Anônimo disse...

“A REBOQUE DA ECONOMIA”
(para o bem e para o mal: o grifo é nosso)
Esse é o título de uma reportagem de Guilherme Queiroz, postada no portal de Isto é Dinheiro, hoje à tarde. A matéria original é da edição 672 da revista impressa.
A postagem ocorreu cerca de quatro da tarde (atualizado em 23.08 - 15:55). Refere-se a uma pesquisa do Datafolha . Mostra as realizações dos governadores que estão se dando bem nas pesquisas e que podem, por isso, se reeleger, como os de Pernambuco, Bahia, Ceará. É de dar inveja.
Nem nós, miuito menos a reportagem, podem dizer a mesma coisa de Ana Júlia. Na verdade, diz o que é verdade: a rejeição da governadora prense beira os 60 pontos.
Leiam um recorte:
Não é só na esfera federal que o crescimento está garantindo votos. O bom desempenho econômico também contribui para a reeleição de vários governadores
“A mais recente pesquisa do instituto Datafolha mediu a popularidade de diversos governadores em campanha pela reeleição. No topo da lista, desponta o de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, à frente de uma gestão avaliada como ótima ou boa por 62% dos pernambucanos, o que o torna franco favorito para vencer a disputa no primeiro turno.
Se o desempenho da economia pode impulsionar uma candidatura, a estagnação pode sepultá-la. Caso mais emblemático é o da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, do PSDB. Ao assumir o mandato, em 2007, ela reestruturou a dívida e viu a GM anunciar um investimento de R$ 2 bilhões em Gravataí. Mas passou seu mandato fustigada por denúncias de corrupção. Hoje tem apenas 16% das intenções de voto, num amargo terceiro lugar. “Talvez, com o tempo, ela consiga recuperar sua imagem e reivindicar a herança que deixa”, avalia o cientista político Valeriano Ferreira Costa, da Unicamp.

O mesmo pode não ocorrer para a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que comprou brigas com o agronegócio, um dos setores mais importantes da economia local, e chega à campanha com sua rejeição beirando os 60%. Ou para o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do PSDB, impedido de investir por uma dívida pública que consome 15% das receitas do Estado.”
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/31903_A+REBOQUE+DA+ECONOMIA

Anônimo disse...

Simplesmente para agradar ao PT ela divulgou pesquisa sem registro no TRE.Ponto Final.Como jornalista deveria conhecer a legislação eleitoral.

Anônimo disse...

Não posso concordar com isso. É condenável, venha de onde vier, esse tipo de ação.
Não deu para entender: se os números são favoráveis ao tucano, qual o motivo da ação?
a) um quse tucano

Anônimo disse...

Minha nossa! Esses candidatos estõ ficando loucos!

Anônimo disse...

Ele vai perder muito voto com essa graça. Que pena!

Anônimo disse...

Assim náo dá!

Até os tucanos.
Quem foi o tucano maluco que fez essa doidice?
Essa juíza que assina a liminar tem uma história ruim lá por Marabá. Quem lembrar, compareça aqui, com a devida licença de Rita e o cuidado para não criar problemas.
Depois dessa do PSDB, temos que ter cuidado porque assim fica-se sem espaço e voz.

Andre Paxiuba disse...

Vão dizer que a justiça é pra todos.

Anônimo disse...

Não há o que ser comparado entre Tabajara e Franssinete, você como jornalista deve saber disso muito mais do que eu. A rádio foi um caso de censura extrema que há muito não se ouvia no Brasil, em relação a Franssinente, ela errou ao divulgar dados de uma pesquisa sem o devido registro no TRE, você como jornalista profissional deve conhecer a atual legislação eleitoral e sabe que isso é ilegal. Durante muitos pleitos houve o ludibriamento de eleitores pelo fato de serem divulgadas "pesquisas" eleitorais falaciosas e altamente tendenciosas.

Jaques Mario

LH disse...

Não crucifiquem a coligação do PSDB, tanpouco o Jatene.

Franssinete errou, e errou feio.

- Primeiro porque sabia, como jornalista e advogada que não podia publicar a pesquisa não registrada no TRE;

- Segundo, porque não teve malicia suficiente de ver que estava sendo usada pela coligação Acelera Pará que lhe passou uma pesquisa que qualquer um, com o mínino de entendimento, verificava que era tendenciosa em relação ao baixo percentual de diferença entre Jatene e Ana Júlia.

Sinto por Franssinete (isso acaba dando em nada), mas se medidas não são tomadas para que leis sejam respeitadas ao que Franssinete sempre levanda a bandeira, o mundo fica uma bagunça.

Anônimo disse...

Epa.peraí, Rita. Não tem censura,nenhuma. A justiça Eleitoral tem que colocar um freio em certos abusos. Essa Franssi é tendenciosa e quiz, de forma sórdida e mentirosa,influenciar o eleitor. Aquela gaiata é inxirida e perigosa. Deve pagar multa. E tem que ser pesada.

Anônimo disse...

O desespero tá batendo forte nesse povo e aí sobra pra todo mundo. Quem imaginaria que a dona do blog um dia seria censurada pelos tucanos? Logo ela que trabalhou com eles durante os 12 anos em que estiveram no poder. Tá todo mundo nervoso e ninguém divulga pesquisa. Deve ser por isso, vai ver os números estão maquiados tal qual os da Valéria, lembram?

Anônimo disse...

Olha, gente:

Tenho algumas considerações bem simplezinhas:

1. A Franssinete censura qualquer comentário, por mais simples que seja, contra Ana Júlia e Puty, desde que o comentarista opte pelo anonimato.

2. Ela conhece a lei eleitoral e tanto conhece que a invoca para não publicar comentários anônimos, alegando que pagaria multa.

3. Além de censurar, ainda é muito indelicada com quem a lê e comenta, repito, qq coisa contra a coligação petista.

4. No entanto, ela, publica uma pesquisa eleitoral e o faz de forma absolutamente ilegal. Não entro nem no mérito da mentira deslavada da nota.

5. Ela foi avisada de todas as maneiras que não podia fazer isso porque contrariava a lei eleitoral.

6. Então, não tem o que chorar nem tentar causar comoção. Que lei é essa que só vale quando é para servir aos interesses dela?

É isso. Lamentável. Pra ela.

beijos a todos que me espera uma sopinha linda.

Michele Palmeira
Estudante de Comunicação

Anônimo disse...

Minha cara repórter, me desculpe, mas isto não é censura, simplesmente penalização por infração à legislação eleitoral.Afinal de contas ninguém fica impune por desconhecer as leis.A experiencia jornalistica dela, não poderia deixa-la cair numa esparrela desta.

Anônimo disse...

Rita, minha cara.

Nunca tive e não tenho filiação partidária.
Sou repórter há 33 anos e gosto muito do que faço. Não respondo a uma única ação por calúnia, injúria ou difamação.
Vou aceitar tua provocação, embora saiba dos laços de amizade que te unem à Franssinete Florenzano.
Não dá para comparar a censura à Rádio Tabajara, do Carlos Mendes e do Francisco Sidou, com o que aconteceu com o blog da Franssinete. É tentar misturar alhos com bugalhos.
Na Rádio Tabajara, Mendes e Sidou falaram sobre um dado concreto: um contrato de aluguel, publicado no Diário Oficial do Estado, questionado por meio mundo e manchete do jornal onde você trabalha por três dias seguidos.
Franssinete é jornalista e advogada, como faz questão de ressaltar em seu blog. Logo, não pode alegar desconhecimento da lei.
Publicou os números de uma suposta pesquisa interna do PT claramente com o intuito de mostrar uma realidade eleitoral que não existe no Pará. Ana Júlia é reprovada por 53% do eleitorado do Estado, segundo o IBOPE, e isso eu e você podemos publicar porque a pesquisa - encomendada pelo DEM - foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral.
Porque todo mundo que quer divulgar números de pesquisa recorre à inteligência, justamente para não sofrer os rigores da lei, que proíbe a divulgação de pesquisas não registradas, mas a Franssinete pode divulgar pesquisa com números sem registro?
Franssinete sabia disso muito bem. Fez porque quis. A motivação, ela pode explicar melhor do que eu. Ninguém deu a mínima bola para o "furo" dela. Aliás, uma "barriga".
Andy Warhol um dia profetizou que, no futuro, todo mundo teria direito a pelo menos 15 minutos de fama.
Tua amiga Franssinete, no caso, procurou os seus minutinhos...
E, quem procura, acha!
Abraços.
Ronaldo Brasiliense

Anônimo disse...

Cara Rita, a Franssinete tem claramente opção política nesta eleição e publicou uma pesquisa ilegal e sem nenhum fundamento com a realidade, portanto não pode agora chorar nem se fazer de vítima. O caso da rédio Tabajara é muito diferente, lá não se falou nenhuma mentira ou calúnia.

Paulo campos disse...

Quando a lei bate na porta deles (Petralhas), eles inventam tudo, ate censura onde nao tem!
o fato é simples, descumpriu a legislação eleitoral tentando beneficiar um grupo com uma pesquisa manipulada.
foi obrigada a retirar a mentira do ar. somente isso.

Anônimo disse...

É o pesoal da ABCB - Associação dos Blogs Chapa Branca, tentando tumultuar as coisas. Ela sabia que não poderia divulgar tal pesquisa tendenciosa aos interesses do PT, publicou e tomou a reprimenda.

Anônimo disse...

O PSDB está desesperado para retornar ao poder. Calminha amarelinhos que a hora de vocês vai chegar... Será a hora do bye, bye Jatene... Como já foi a hora do bye, baye Serra!!!

Anônimo disse...

Amigo anônimo de 00.59:
Vc foi dormir tarde... vejo pela hora.
Tá preocupado, né?
E tem toda razão de ficar assim.
A hora dos amarelinhos chegou.
No Pará uma estrela azul sobe, sobe, sobe, pra nossa alegria e esperança.
Agora volte pra dormir.
O Pará, finalmente, vai voltar a ter PAZ.