Pages

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nos bastidores do debate

Cada candidato foi levado para uma sala separada. Em todas havia aparelhos de TV para que os assessores acompanhassem o debate.

Os candidatos já chegaram arrumados. Não houve necessidade de se maquiarem na emissora.

Para candidatos e assessores, eram servidos sucos, salgadinhos e brigadeiros.

A idéia era que os candidatos só se encontrassem no estúdio, mas na entrada, as equipes de Jatene e de Fernando Carneiro se cumprimentaram amigavelmente.

Juvenil e Ana Júlia caminharam juntos, também em clima amistoso, até o estúdio onde eram aguardados pelo mediador Sandro Barboza.

Dentro do estúdio, durante o debate, ficavam apenas os candidatos, o mediador e os técnicos da RBA. Cada um pode escolher, contudo, um assessor que entrava nos intervalos.

Assisti a cada um dos blocos do programa com a equipe de um candidato. Em todas, clima de tranquilidade.

As equipes de Ana Júlia e Simão Jatene contrataram grupos de pesquisa qualitativa que, reunidos fora da RBA, avaliavam minuto a minuto o desempenho dos candidatos.

Ambos afirmaram ter vencido a peleja.

15 comentários:

Anônimo disse...

Quem ganhou o debate foi Fernando Carneiro. Coerente e claro nas suas afirmações, teve entre seus pobntos altos a crítica contundente ao acordo eleitoral entre Duciomar e Ana Júlia. Neste momento,visivelmente constrangeu a governadora. Foi também mais convincente que Jatene e Juvenil. Ganhou meu voto!

Carlos Marcelo da Silva disse...

Quem venceu foi a Democracia. Ali ninguém é inimigo, são apenas adversários políticos, que em vindoura eleição podem ser aliados, essa é uma faceta da Democracia. Não voto em Ana, mas respeito-a e espero que todos respeitem-na em sua campanha. Tomara que o momento que estamos vivendo leve a população a uma grande reflexão, e dessa reflexão possamos sair mais fortes e mais conscientes, entendendo que de nosso voto nosso querido Estado do Pará, pode seguir prá frente ou retroceder.
Parabéns ao Grupo RBA e aos Candidatos pelo comportamento e pela aula de Democracia.

João André, Capanema/PA

Anônimo disse...

Rita voce deve ter assistido este debate e notou o desconforto da Governadora em responder o que lhe perguntavam, se depender de debate acho que a Ana Julia ficará no meio do caminho! Não dava para voce dar a sua opinião? Não fique em cima do muro como este pessoal da ABCB ficaram.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE, NÁO SE VÊ NESSES DEBATES A REAÇAO DE QUEM É ATACADO OU PROVOCADO. TORNA-SE ESTÉRIL O PROGRAMA, LAVADO, LIMPO DO "NÃO VERBAL", QUE ÀS VEZES DIZ MAIS QUE QUALQUER PALAVRA.

Anônimo disse...

O debate foi sem graça, como passaram a ser todo os demais.
A menos que JATENE esteja reservando sua artilharia para o debate da Globo/Liberal, que tem mais audiência, foi muito reservado em relação a ANA JÚLIA.
Devia ter fustigado mais, contestado, provocado, cobrado explicações, por exemplo: PORQUE A AÇÃO SOCIAL COMPROU 5.000 CESTAS BÁSICAS SE NÁO TEMOS CATÁSTOFRES?
Argumento, dados e fatos é que não faltam ao PSDB.
O eleitor está querendo ver o sangue do PT. Só o PSOL tentou desqualificar o acordo com a PMB sobre ICMS. Era uma questão óbvia. E JATENE poderia ter justificado essa história, contestado, desqualificado as justiticativs de ANA JÚLIA.
JATENE poderia ter se referido à exelência da Santa Casa em seu governo, por exemplo, cheia de prêmios; deveria ter dado os números de investimento na Saúde para contestar o que disse a governadora; os números da Segurança: ela disse que recebeu a polícia sem carro, sem armas, sem coletes. Isso é uma mentira, sabemos todos nós. Mas Jatene ficou quieto, sem contestar.

Anônimo disse...

Rita, o que quer dizer esta sigla que muitam falam ABCB? É coisa Governamental?

Danielle Redig disse...

Vi apenas o primeiro e segundo bloco do debate. Confesso que me surpreendi com a coerência, tranquilidade e oratória do Fernando Carneiro.

Anônimo disse...

Fernando Carneiro não foi simples franco atirador. Disse a todos o que nós gostaríamos de dizer, não se omitiu, não se rendeu à plástica triste que o formato destes "debates" impõe. Constrangeu a todos, foi propositivo (o que o diferencia de Plínio em nível nacional). Parabéns!!

Fernando Bernardo

Anônimo disse...

Fernando Carneiro não tem chance de chegar lá e, em tal situação, promete o que não pode cumprir. Disse apenas obviedades, sem responsabilidade nenhuma com a governabilidade. Partido que está longe do poder se comporta assim; quando chega lá, muda bastante, como sucedeu com o PT, em razão das responsabilidades que lhe pesam, como austeridade fiscal, por exemplo.
Não foi, portanto, o melhor coisa nenhuma.

Anônimo disse...

Fernando Carneiro com toda certeza venceu o debate. Foi contudente, inceisivo e seguro, coisa que os outros três não foram. Ana Julia acha que a Dilma e o Lula irão vencer as eleições do Pará; Jatene tentou piorar o que de fato ocorreu no governo do PSDB; Juvenil estava nervoso, não aproveitando o tempo da resposta. Por isso, o mais preparado foi Fernando Carneiro, que confirmou a veracidade dos fatos tanto do PT com relação ao PSDB e vice-versa, ou seja, incompetência dos governos passados.

Anônimo disse...

das 12:18 O Fernando Carneiro é do partido do Edimilson. Este, quando prefeitro, não foi uma perfeição. Mas fez um governo coerente com suas propostas de oposição. E de longe muito melhor que o do atual prefeito. Comparativamente, também muito mehor que o atual governo estadual. Portanto, não se pode dizer que todos fazem o mesmo ao chegar lá. Para a maioria dos que assistiram, Fernando foi sim o melhor. Para constrangimento, quase abobalhado, da candidata da situação, que não tinha o que dizer no debate. O resto é chororô...

Rose Gomes disse...

Querida Rita, não pude assistir todo o debate. Mas, até onde vi, sem dúvida o Carneiro foi o personagem que deu cor e sabor ao "ringue". Fez perguntas pertinentes e foi coerente e estratégico. Tudo isso sem baixar o nível.

BJs, Rose Gomes

Prof. Guilherme disse...

Camarada Fernando,
Gostaria de expressar a minha satisfação e dos nossos companheiros de Abaetetuba, sobre a sua brilhante participação no debate, jamais tivemos duvidas sobre a sua capacidade de defender o nosso projeto para o Pará, e vamos em frente companheiro, hoje ao sairmos pelas ruas nas nossas caminhadas na feira da cidade, junto com o Nery 50456 candidato a Deputado Estadual, foram várias as declarações de apoios firmes do povo de Abaeté, aos companheiros da nossa chapa. Vamos em frente que está pintando uma boa surpresa com você, repetindo a trajetória de Edmilson quando foi eleito pela primeira vez prefeito de Belém.
Professor Guilherme/Abaetetuba-PSOL

Cláudia Castelo Martins disse...

Interessante foi ver o candidato da tucanada olhando para baixo e para as mãos, como que a procurar resposta ao questionamento feito pela governadora, quanto aos projetos para a Amazônia do seu candidato Serra à presidência.

Marx Paes disse...

A Srª Cláudia martins. O mais interessante foi ver o mediador chamar a atenção da Donana despreparada. PeTralhas em Pânico. Fernando carneiro falatão e PeTralha enrustido. Jatene Já. E olha que eu nem tenho DAS.