Pages

sábado, 7 de agosto de 2010

Presidenciáveis ignoram Norte do Brasil

Do jornal Folha de São Paulo (aqui exclusivo para assinantes)

Nem o fato de uma acriana disputar a eleição presidencial ajudou os Estados do Norte do país a receber mais atenção dos três principais candidatos deste ano.

Desde o começo da pré-campanha, em abril, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), somados, viajaram apenas quatro vezes à região, sendo que a candidata petista não foi nenhuma vez ao Norte.

Ao mesmo tempo, Minas, Estado considerado chave para a eleição, já recebeu ao menos 22 passagens dos três presidenciáveis -o mesmo volume de deslocamentos para o Rio de Janeiro.

Entre os Estados, São Paulo lidera o ranking, com 37 dias de campanha de Serra, Dilma e Marina.

O levantamento da Folha levou em conta todas as viagens nacionais desde o início da pré-campanha, em abril, até a última terça-feira.

Eventos dos candidatos nas bases de seus comitês foram excluídos da conta, já que não há deslocamentos: Serra e Marina, em São Paulo, e Dilma, em Brasília.

Apesar de a região amazônica ser um dos principais temas brasileiros, os Estados do Norte, juntos, seriam apenas o quarto maior colégio eleitoral do país.

Com quase 10 milhões de eleitores, a região aparece atrás de três Estados (SP, MG e RJ).

Nascida em Rio Branco (AC), Marina teve agenda de campanha no Norte em abril, quando foi a uma terra indígena de Roraima para o Dia do Índio, e em junho, em Belém (PA).

Serra foi à festa folclórica de Parintins (AM), em junho, e fez campanha no final de julho em Palmas (TO).

Procurados, líderes partidários de Estados do Norte não reclamam da falta de atenção, mas torcem por mais viagens para ajudar nas campanhas regionais.

Comentário

A opção pelos presidenciáveis pelos Estados do Sudeste obedece a um cálculo matemático como bem observou a matéria da Folha de São Paulo.

O raciocínio é de que uma viagem a Minas, por exemplo, pode ter resultados (em número de votos) muito maior que uma ao Pará ou ao Acre e com custos e tempo menor de deslocamentos.

Esse pragmatismo, contudo, nos leva a uma questão: se nos ignoram agora que precisam do nosso precioso voto (mesmo sendo minoria) o que dizer depois da eleição?

Um comentário:

Mapinguari da Serra Pelada disse...

Fim de semana e tive um tempo rápido em meio à mudança. Vim conferir as novidades em Pindorama e me deparo com isso:
1. O jornalista da Folha de SP escreveu acriano em vez de acreano. Humpf - a Folha também não dá a mínima para o Norte, como é sabido.
2. A coordenação da campanha de Dilma disse que o "foco da campanha neste momento" são os Estados de Sul e Sudeste (ficou claro para todos que o Norte é um zero à esquerda para ela).
3. A direção da campanha de Marina disse que o Norte é prioritário para ela (em teoria, mas e a prática?).
4. A assessoria de Serra não se manifestou (e nem vai, pois o Norte é desimportante).

Assim, senhoras e senhores, anuncio aqui da Serra Pelada, que não votarei em nenhum dos três.
Ass. Mapinguari da Serra Pelada, que nasceu no Norte e acha o cúmulo ver a região ser tratada como primo-pobre.