Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os erros da pesquisa Ibope, segundo a coligação de Ana Júlia

Como o blog já havia adiantado, a “Frente Popular Acelera Pará” acaba de divulgar nota em que aponta supostos erros na pesquisa do Ibope/ TV Liberal para o governo do Estado.
Além disso, a coligação de Ana Júlia entrou na Justiça para impedir que a pesquisa seja usada no horário eleitoral gratuito.

Confira:

A Frente Popular Acelera Pará está recorrendo novamente à Justiça, nesta segunda-feira, dia 30, com ação cautelar, contra a divulgação da pesquisa do Ibope, apresentada pelo Grupo Liberal, antes mesmo da publicação de despacho judicial que libera a medida.

Há falhas na pesquisa que indicam que os resultados da pesquisa podem estar absolutamente errados.

O coordenador da campanha, André Farias, consultou vários especialistas e avaliou que, além do histórico de erros do Ibope em vários estados brasileiros, inclusive no Pará, no caso da pesquisa divulgada as falhas são evidentes no próprio registro do levantamento, que demonstra desconsiderar, por exemplo, as áreas rurais do estado, entre outros problemas.

Embora considere que pesquisas são retratos apenas imediatos e que a campanha de Ana Júlia só tenha ganhado corpo, ele frisa que a divulgação da pesquisa pode induzir o eleitor a erros de avaliação acerca da real situação eleitoral no Pará.

“Pelas avaliações técnicas que recebemos, há fortes indícios de um desvio da mostra de 812 eleitores ouvidos pelo Ibope. Aparentemente, a pesquisa se concentrou na Região Metropolitana de Belém, desrespeitou proporcionalidades em algumas cidades e praticamente excluiu a área rural do estado, onde Ana Júlia tem desempenho maior”, disse André Farias, frisando ainda que o Pará é um estado de geografia diferenciada.

Além disso, Farias lembra vários casos de erros do Ibope. “Em 2006, faltando menos de duas semanas para as eleições, o Ibope informou que o governador Jacques Wagner (PT), da Bahia, não entraria nem no segundo turno. E em seguida ele venceu no primeiro turno”, disse.

Outro erro do Ibope no Pará foi mais recente, nas eleições de 2008 para prefeito de Belém. ”O Ibope, a duas semanas das eleições, informou aos eleitores que Valéria Pires Franco liderava, com 25% , seguida de Duciomar Costa, com 23%. Duciomar venceu com 35% dos votos, seguido de José Priante, com 19%. Logo, a margem de erro do Ibope, de 2% saltou para 12%”, lembra.

Outro caso no Pará ocorreu nas eleições para o governo, em 2006. Segundo o Ibope, Ana Júlia tinha 30% contra 41% de Almir Gabriel. Ana Júlia foi para o segundo turno com 37%, embora a margem de erro fosse de 3% e não de 7%. “Assim, são muitos erros que, agora, nesta pesquisa, o Ibope provavelmente repete, como demonstram os próprios argumentos técnicos que levamos à Justiça”, disse Farias.

Outro caso que Farias frisa, diz respeito ao erro do Ibope contra o PT admitido pelo próprio presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, na edição 2.129 da Revista Isto´é. Diz a revista: “Há exatamente um ano, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um “poste”, como tratava a ex-ministra Dilma Rousseff. Agora, a um mês das eleições e respaldado por números apresentados em pesquisas diárias, Montenegro faz um mea-culpa. “Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirmou. “O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.” , diz a revista citada pelo coordenador da campanha.

Para entender o caso na Justiça:O juiz federal Osmani dos Santos concedeu liminar, na sexta-feira, 27, impedindo a divulgação da pesquisa eleitoral do Ibope, encomendada pela TV Liberal.

O pedido foi impetrado pela Frente Popular Acelera Pará, que alegou violação à lei eleitoral no registro da pesquisa.
Argumentos Iniciais:
1) Não foi juntado ao processo de registro eleitoral os municípios em que aconteceu a pesquisa;
2) Não foi juntado o questionário da pesquisa;
3) Não ficou claro o período em que ocorreu o levantamento de dados, pois constava no pedido o período de “23/08 a 28/03”.

Na noite do último domingo, 29, às 19h30, o juiz reviu a decisão, após o Ibope apresentar as informações dos municípios; informar que o questionário padrão consta no site do TRE (portanto, não haveria a obrigação de juntá-lo ao pedido de registro); e esclarecer que o período da pesquisa foi de 23/08 a 28/08.

A pesquisa foi divulgada no jornal O Liberal e programa Bom Dia Pará da TV Liberal, nesta segunda-feira, 30.

A Frente Acelera Pará recorre da decisão nesta segunda, alegando o seguinte:
1) A decisão do juiz ainda não havia sido publicada (na Justiça Eleitoral), o que só ocorreu às 10 horas da manhã de segunda (na noite em que a decisão foi dada, o tribunal estava fechado) quando a pesquisa foi divulgada;
2) Não foi obedecido o prazo de 5 dias de antecedência para prestar as citadas informações à Justiça. Portanto, a pesquisa só poderia ser divulgada na quarta-feira, 1º de setembro;
3) Quanto aos municípios informados, o número de pessoas entrevistadas não obedece à proporcionalidade de eleitores. Por exemplo, Em Pau D´Arco, que tem menos de 6 mil eleitores, foi entrevistado o mesmo número de pessoas que em Castanhal, que tem mais de 100 mil eleitores.
4) O questionário não foi juntado.
5) Permanece ainda a dúvida sobre o prazo em que a pesquisa aconteceu: o período informado ao juiz 23 a 28/08, não confere com o período informado na edição do Jornal O Liberal, desta segunda, que informa 24 a 26/08. 6.

Outro argumento é que, na hipótese de a pesquisa ter sido concluída no sábado, 28/08, não haveria tempo suficiente de se processar os dados e tabular a pesquisa na mesma data em que ela seria divulgada, especialmente considerando que o fechamento do jornal impresso acontece ao meio-dia de sábado.

A Assessoria Jurídica afirma, então, que as ilegalidades permanecem. O objetivo da ação é determinar que nenhum veículo de comunicação divulgue novamente a pesquisa, bem como nenhum partido, candidato ou coligação divulgue no horário eleitoral, sob pena de multa.

31 comentários:

Anônimo disse...

Ana e assessores,
Esqueçam a pesquisa. Vocês ainda não entenderam que quanto mais mexerem nela, mais federá em torno de vocês? O discurso nesse plano está construído e a desconstrução dele se dará em outro plano.
Já começou errado com esse encaminhamento de contestar judicialmente a pesquisa. Isso não é caso para advogado resolver. Pesquisa política se contesta na política, reservando-se ao tribunal o segundo plano nesses casos.
Ganha-se eleição com uma razoável dose de frieza, militância, pé no chão e a cabeça no lugar.

Anônimo disse...

O André "Sansão" Farias deveria é estar trabalhando mais para evitar o fiasco de sua candidata. Como os petistas tem horror de perder suas mordomias.

Anônimo disse...

Então é assim, o mesmo IBOPE que mostra a Dilma lá em cima não serve para mostrar o Jatene crescendo e na frente da Ana Júlia?

Se eu fosse o juiz enquadrava a coligação por perturbação da ordem púbica.

Aliás,boas palavras disse o Parsifal sobre o Anfré Farias melhor se ficasses quieto.

Vamos lá, galera amarelinha, vamos remando, remando, paisanduzando,e ganhando todas.

Anônimo disse...

Vai sair hoje no JORNAL NACIONAL.
Já deram até chamada e com texto longo, sinal que vem pau aí.
Então manda o André Farias correr porque o Jornal Nacional é muito mais visto que o programa eleitoral.
Olha gente, Chavez perde pra Ana Júlia.
O Heineck ainda está aqui em Belém? se estiver não acredito que ele esteja deixando acontecer essa cavação coletiva de fossa pra candidatura AJ.

Bia Morgado

Ismael Moraes disse...

Parabéns, Anônimo das 18:27, pela sua lucidez.

Anônimo disse...

ESSA PESQUISA PODE DEIXAR DUVIDA QUEM SERÁ O PROXIMO GOVERNADOR, MAS MOSTRA CLARAMENTE QUE A NOSSA GOVERNADORA TEM A MAIOR REJEIÇÃO, ISSO É DEVIDO OS INUMEROS ERROS NA; SAUDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE O GRAU DE CORRUPÇÃO E FAVORECIMENTOS NESSE GOVERNO, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER.

Anônimo disse...

Todo ano eleitoral tenho vergonha de ser paraense,infelizmente não dá para acreditar em nenhuma pesquisa.É só esperar o resultado das eleições.

Luiz disse...

O desespero bateu nos petralhas,hehehehe
Eu choro,Jader ja sabe quem apoiar no segundo turno,ele não é bobo de entrar no barco afundando.

Anônimo disse...

Na seção: Eleições e Administração Pública,Opinião Pública,Notícias,IBOPE Opinião - Área: 2006\Estadual\Pará
Data de publicação: 14/08/2006

Pesquisa realizada pelo IBOPE Opinião no estado do Pará e divulgada em 12 de agosto

Almir Gabriel lidera disputa pelo Governo do Pará, mas não é possível afirmar que vencerá no primeiro turno


O candidato do PSDB é citado espontaneamente por 27% dos entrevistados, enquanto 10% mencionam Ana Júlia. Quase metade (45%) afirma espontaneamente que ainda não sabe em quem votar para Governador do Estado.

Na pergunta estimulada de votos, Almir Gabriel tem 46% das preferências, enquanto Ana Júlia tem 26%, Edmilson Rodrigues, 8%, Priante, 6% e a Professora Lena, 2%.


Na seção: Eleições e Administração Pública,Opinião Pública,Notícias,IBOPE Opinião - Área: 2006\Estadual\Pará
Data de publicação: 14/08/2006

Pesquisa realizada pelo IBOPE Opinião no estado do Pará e divulgada em 12 de agosto

Almir Gabriel lidera disputa pelo Governo do Pará, mas não é possível afirmar que vencerá no primeiro turno


O candidato do PSDB é citado espontaneamente por 27% dos entrevistados, enquanto 10% mencionam Ana Júlia. Quase metade (45%) afirma espontaneamente que ainda não sabe em quem votar para Governador do Estado.

Na pergunta estimulada de votos, Almir Gabriel tem 46% das preferências, enquanto Ana Júlia tem 26%, Edmilson Rodrigues, 8%, Priante, 6% e a Professora Lena, 2%.

Anônimo disse...

Pesquisa realizada pelo IBOPE Opinião no estado do Pará e divulgada em 16 de setembro

Com pequenas oscilações, Almir Gabriel segue na liderança. Mário Couto consolida sua liderança na disputa pelo Senado


O quadro de disputa pelo Governo do Estado Pará permanece estável desde a última pesquisa. O candidato do PSDB, Almir Gabriel, mantém-se na liderança, 22 pontos percentuais à frente da petista Ana Júlia.



Este quadro o coloca com 53% dos votos válidos, por isso, se a eleição fosse hoje, com base nesta pesquisa, não seria possível afirmar se haveria ou não segundo turno, já que o percentual de votos válidos do tucano está dentro da margem de erro amostral da pesquisa, não possibilitando afirmar se ele venceria ou não já no primeiro turno.

Fonte site do IBOPE

Anônimo disse...

Como é absurda a atitude da Coligação, Rita. Isso é demais. O Liberal é jornal do quintal da governadora. o IBOPE é conhecido nacionalmente. Então, onde está erro?
Eles vão ficar patinando nesse número que o Pará inteiro já sabe?
Isso é conversa de perdedor.
Já perderam a cabeça, muito perto de perder as eleições.
Bjs, Ritoca

Anônimo disse...

O André Farias está enlouquecido com a pesquisa. Faz malabarismo com as palavras, para explicar o óbvio: o governo dele já era e a governadora está indo para o buraco eleitoral, tragada pela tsunami da sua incompetência. André, vai cuidar da tua cabeleira. Ou então compra uma peruca ruíva, bota um turbante e vai tirar uma de pai de santo no terreiro do Pai Osmar. lá no Jardim Sideral. Para usar um termo do Lula: tua candidata no Pará sifu.
Gerson Oliveira

Luiz disse...

Engraçado que quando o IBOPE coloca a dilma na frente vale,quando coloca a tia Ana atraz,não vale e estão fazendo toda essa onda,não adianta querer ressuscitar fantasmas de 2006 meus caros,PT no Pará nunca mais,e vc tinham é que tomar vergonha na cara e simancou e fechar essa espelunca chamada PT.

Anônimo disse...

Com esses assessores dificilmente a Ana Júlia vai reverter uma possível derrota. Enquanto ficam se masturbando em cima de questionamentos sobre a pesquisa, sua candidata acelera ladeira abaixo

Anônimo disse...

Passei a vida todinha questionando as pesqiosas que davam Dilma na frente.

Hoje já estou convencido que a Dilma estar na frente mesmo!

Uma hora vocês irão entender que esta eleição é do Jatene e não adianta chorar.

Isa disse...

DILMA EM PRIMEIRO LUGAR NO IBOPE VAMOS FICAR DE OLHÃO PODE NÃO SER VERDADE.

ORA ORA ANDRÉ VAI TE CATAR ANTES QUE EU ME ESQUEÇA.

ALÔ ALÔ JATENE CHEGOUUUUUUUU

OHHHHHHHHHHH ALÔ ALÔ

Anônimo disse...

UMA POLITICA QUE JÁ FOI ELEITA PARA QUASE TODOS OS CARGOS: CAMARA; ASSEMBLÉIA, VICE-PREFEITA, SENADORA, AINDA VEM A PÚBLICO DIZER QUE NÃO TINHA EXPERIÊNCIA PRA GOVERNAR UM ESTADO COMO O PARÁ, IMAGINA A OUTRA QUE NUNCA EXERCEU NENHUM POLÍTICO ATRAVÉS DO VOTO DAQUI A 4 ANOS A POPULAÇÃO VAI ESTAR SE ARREPENDINDA IGUAL NÓS PARAENSE COM ESSA GOVERNADORA!!!!!!!!! Xô ptttttttttttT

Anônimo disse...

Ana Júlia pediu à sua assessora cabeleireira (DAS alto em R$ )que pelasse sua cabeleira urgente, ela acha que só assim, CARECA,o povo irá se aproximar dela, beijá-la e tratá-la com emoção e verdadeiro carinho...

Anônimo disse...

a ana julia quer ganhar no tapetão, essa ditadora não vai conseguir calar o povo do pará.tabajara nela.

Anônimo disse...

Eu não entendo essse povo...tem a faca e o queijo na mão e ficam chorando pelo leite derramado. Contratem um instituto de pesquisa e façam a sua com os critérios que consideram corretos e paguem para publicá-la, como fazem com suas propagandas. Ei, André! tu não está em Parauapebas mais não, sumano. Deixa de fazer m...

luis miranda disse...

Aos jateves anônimos, que continuam a jogar pedra e esconder as mãos, mais uma vez digo que o foco da pesquisa é quem está fazendo, grupo ORM de comunicação.
Lembrem que eles perderam toda a regalia que tinham com a verba de publicidade dos 3 governos tucanos.
Acreditar numa pesquisa feita por esse grupo é “tapa o sol com peneira”.
Vou deixar um recado da Dª Isabel que mora numa vila agrícola do interior de Marapanim, “ se nem o Almir agüenta e confia no Jatene não sou eu que vou acreditar”

Anônimo disse...

Pra quem, como eu, vem acompanhando os numeros das pesquisas internas desde julho, este resultado é simplesmente espetacular para Ana Julia !

Os tucanos Esperavam algo em torno de 20 pts de dianteira, mas estão com 10 que pode ser até 4 considerando a margem de erro.

Ana está subindo, 33% está ótimo considerando que ela estava bem abaixo disso. A rejeição ja foi muito maior, e acredito que Juvenil chegue a pelo menos 10 pts tirando alguns votos do Jatene.

Acredito que no dia 3 de Outubro, Ana e Jatene vão chegar em empate técnico.

Aí no Segundo turno LULA + DILMA + JADER + PT e GOVERNO DO ESTADO vão engolir o Jatene.

É a minha aposta.

O. de Souza - Estatístico.

Anônimo disse...

Aqui na minha Secretaria os DAS, estão vindo trabalhar morimbundos, não conseguem dormir desde a última sexta feira, preocupados com os carrões que financiaram, contando com a releição da AJ. Dá pena!

Aurora do Pará não se deixe enganar disse...

Rita,
Sou eleitora do Nordeste Paraense, vemos aqui a rejeição da Ana Júlia, infelizmente o eleitor não tem opçãp, mas ficar como está será difícil, se o IBOPE ou Liberal, seja quem fez esta pesquisa, avaliasse os votos do interior, o índice de rejeição seria muito maior, esse blá blá de que o eleitor pode ser induzido a fazer uma avaliação equivocada da real situação em virtude desta pesquisa, é papo furado, o povo não é bobo, e sentimos na pele a ausência do Estado nos nossos municípios, aqui na Belém Brasília a rejeição à Ana é enorme, o que não queremos é a continuidade do (des)governo petista, venham visitar nossas Escolas Estaduais, nem Jatene nem Ana Júlia deram jeito nelas. Em janeiro queremos um governo do Pará diferente, que olhe para o interior, chega de papo furado. Na última visita à Aurora do Pará até de mentirosa a Ana Júlia foi chamada, quem lembra da Ana Júlia não a reconhece diante do fiasco que foi seu governo. Ana Júlia e seus asseclas nunca mais

Anônimo disse...

ao anônimo das 18:27,
hoje o PT não tem mais aquela militância apaixonada que ia para às ruas em busca de votos, já enrolaram a bandeira há muito tempo, se não fossem os cabos eleitorais ou eleitores pagos não teria quem acompanhasse Ana e seus candidatos a deputados e senador nessas caminhadas.Nas carretas , então, nem se fala, e não se iluda que carro não elege. Acorda, quem foi militante ativo hoje está envergonhado diante de tantos escândalos e desmandos. PT nunca mais.


Um ex-filiado do PT

Anônimo disse...

Como podemos levar a serio uma pesquisa que mostra o Juvenil com apenas 6% de intenção de votos.

Juvenil esta com os dois pesos- pesados da politica paraense ao seu lado, Jader Barbalho e Almir Gabriel.

Jader leva o Juvenil a reboque,tanto que a pesquisa ao senado não foi divulgada.

Anônimo disse...

O Discurso do jatene é só sobre Hospital Regional. Será que ele não tem outra coisa para falar? Essa pesquisa que consta Juvenil com apenas 6%, estando ao lado dos 02 ex-Governadores que mais fizeram Obras de Infra-estrutura no Estado, mostra que não é séria cujo único objetivo é confundir o eleitor.Como jatene não pode usar a Imagem de Lula e de Dilma, usa pesquisa falsa. Acho mesmo é que Jatene está com medo de enfrentar Juvenil, Almir, Jader e Lula no 2ª turno, porque Juvenil vai chegar. Podem apostar....

Anônimo disse...

Quem fala que o Jatene tem medo do Juvenil só pode ser um alienígena... vai fazer teu trabalho direito, cara , porque está uma verdadeira porcaria de mal feito. Tá num nível tão ridículo que deixa claro "a importância" que o Járdi dá pra eleição do pálido e titubeante Juvenil.
Sobre a pesquisa "falsa": foi o Jatene que mandou fazer?
Foi o Jatene que pagou?
Então, o que o Jatene tem com isso?

Anônimo disse...

Desde a descoberta e divulgação do Mensalão, a militância do Pt deixou de existir. O feitiço se esvaiu; o militante que restou, saiu das ruas e entrou no gabinete, ou seja, o partido burocratizou-se faz muito tempo. Para ganhar a eleição, o PT aliou-se ao Jáder e, agora, pensando na reeleição, joga-se nos braços do Dudu (e ainda paga por isso!!!).

Entre essa caricatura de partido operário e o tecnocratismo eficiente do PSDB, fico com o último, pois é a chance que temos para crescer outra vez.

Depois, que coisa mais irritante ficar dizendo que Lula é meu amigo, que Lula é isso ou aquilo, como se o Lula fosse um demiurgo ou tivesse uma varinha de condão igual à do Harry Porter para resolver todos os problemas.

Democracia funciona com instituições consolidadas e não com cultos à personalidade de certos líderes populistas, como é "O Cara". Que coisa!!!

Anônimo disse...

32 dias para as eleições. 32 dias pro Pará se livrar daquela mulher que envergonha as mulheres.

CANTO, CANTO, CANTO..... canto com meu poeta Ruy Barata:

"Esse rio é minha rua
Minha e tua mururé
Piso no peito da lua
Danço no chão da maré

Pois é, pois é, eu não sou de igarapé
quem pisou na cobra grande
não se escancha em poraque

Rio abaixo rio acima
Mina sina cana é
Só de lembrar da mardita
Me alembrei de Abaeté..."

Viva o Pará
Viva o Povo Parense.
Mil vivas ao Pará de JATENE.

Faro fino dá bom dia.

Anônimo disse...

Oi, Faro Fino, vc é um cachorro?
Adorei seu bom dia, um oásis no meio de tantas opiniões apimentadas.
É isso meu amiguinho, ou amiguinha.
vamos com calma, porque é jatene Já.

Beijinhos,
Mió