Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Operação Mão Dupla investiga licitações do Dnit no Ceará

Do jornal O POVO do Ceará

Segundo as investigações, que se iniciaram no primeiro semestre de 2009, constatou-se a existência de um esquema criminoso voltado à prática de fraudes em procedimentos licitatórios, superfaturamento, desvio de verbas públicas e pagamentos indevidos em obras de infraestrutura rodoviária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Ceará (Dnit-CE).

O grupo criminoso, alvo da operação, é composto por servidores e gestores do Dnit-CE, além de funcionários e responsáveis legais de empreiteiras contratadas pelo órgão para execução de obras no Estado.

Como funcionava o esquema:

Aos servidores do Dnit competia facilitar o desvio de dinheiro público durante a execução das obras contratadas, mediante auxílio às empresas no superfaturamento, alteração de qualidade e quantidade de materiais, atesto de obras não executadas, pagamentos indevidos, advertência sobre procedimentos de fiscalização, montagem, alteração e ocultação de documentos.

Já as empresas contratadas corrompiam os servidores do Dnit para possibilitarem a prática de fraudes na execução das obras.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes previstos na lei de licitações.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já vi filme idêntico na Secretaria de Obras de Tucuruí, quer ainda não saiu de cartaz. Se o Ministério Público quiser, também, pode assistir.

Anônimo disse...

Quem vem de ônibus de Fortaleza até Belém, pelas BR-316 e BR-222, todas as obras do DNIT, são executadas pe.la Delta

Anônimo disse...

COM CERTEZA TEM PATIFARIA NESSES CONTRATOS. A DELTA É A ÚNICA QUE VENCE OS PROCESSOS LICITATÓRIOS. DEVE SER DEVASSADA, INCLUSIVE A LIGAÇÃO COM O GOVERNO ANA JÚLIA CAREPA. LOCAÇÃO DE 450 PALIO 1.0 PARA A PM. UM DESCARAMENTO SÓ. PT NUNCA MAIS!

Paula disse...

Isso tudo é uma injustiça!!! É tudo politicagem, onde pra tirar os funcionários dos seus cargos, devido interesses POLÍTICOS (como sempre), tiveram q fazer toda essa operação ridícula e desnecessária!!! Foram presos mais de 25 pais de família, pessoas honestas e que dedicaram sua vida (muitos estam lá há mais de 30 anos) ao órgão q trabalhavam!! E para completar, essa arbitrariedade ainda foi executada justamente próximo a data do dia dos pais, somente com o objetivo de humilhar e constranger esses homens q tanto trabalharam pelas estradas do nosso país… Pra quê prender?? Será q um senhor de mais de 76 anos de idade tem algum mal a fazer contra a sociedade?? Que fizessem a investigação, cumprissem os mandados, mas sem essa prisão absolutamente arbitrária e injusta!!! Quero vê a partir de agora, com todas as residências do DNIT no Ceará fechadas e seus funcionários afastados do cargos, como ficará o tráfego de carros e caminhões nas BRs quando as obras estiverem paralisadas, as estradas esburacadas e as pontes interditadas?? E as construtoras ainda vão querer executar alguma obra depois de toda essa injustiça?? Tenho certeza que a população ainda vai sentir falta dos atuais funcionários do DNIT, de tudo fizeram para manter as nossas estradas... Todo esse escândalo é um absurdo e que seja feita a justiça!!!