Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A respeito das deserções

Primeiro foi o PDT de Givanni Queiroz que ameaçou deixar a coligação Acelera Pará. Depois, o PSC de Zequinha Marinho e, agora, parte do PR do vice Anivaldo Vale desembarca de mala e cuia na campanha do tucano Simão Jatene como informou ontem o blog Espaço Aberto.
Há os que atribuem esses atritos a erros ao longo da jornada.

Minha opinião é de que essas deserções são fruto de problemas surgidos desde o momento da partida. As coligações não têm sido feitas a partir de projetos (como os políticos gostam de ressaltar). Têm como base negociações meramente fisiológicas.

À medida em que a campanha vai avançando e com o risco de muitos candidatos a eleição proporcional perderem vaga para os próprios aliados, começa o salva-se quem puder. O resultado são as fissuras na coalizão. E em caso de vitória, as tensões não serão amenizadas, pelo contrário. A partilha do governo promete muitas histórias.

Não por acaso lembrei de uma frase do sempre infalível Maquiavel ao falar das dificuldades do príncipe após a conquista de um novo principado.

“Terás como inimigos todos que lesaste, ao ocupares este principado, e tampouco, poderás consolidar a amizade daqueles que abriram-te o caminho pela impossibilidade de recompensá-los do modo que esperavam sê-lo”

9 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante: O PR desembarca de mala e cuia na campanha do Jatene.Isso quer dizer que até o vice de Ana Júlia,Anivaldo Vale, passou para o lado tucano? E agora, a Ana Júlia não tem vice?

Anônimo disse...

Querida, permita-me:
Não é "À medida em que (...)", mas "À medida que (...)".

Anônimo disse...

Se até o partido do vice de Ana Júlia está pulando da barca furada, imagina os outros partidos que coligaram com ela.

ENILSON SILVA disse...

LEMBRO QUE NA ELEIÇÃO DA GOVERNADORA ANA JULIA ,DERROTAMOS TODOS ESSES PARTIDOS, OPORTUNISTAS ,QUE HOJE ESTÃO NA ALIANÇA ACELERA PARÁ,NA PESQUISA ONDE A ATUAL GOVERNADORA TÉM 30°/° ,DE FATO SÃO OS VOTOS DO PT,ESSES PARTIDINHOS NÃO TRAZEM NADA...PODEM IREM PARA O JANETE,POIS FICA MAS GOSTOSO NOSSA VITORIA...

Anônimo disse...

É Elenilson, o PT só comprova que se tornou igual aos outros: pra se manter no poder faz acordos espúrios com qualquer partidinho e esqueçe a militância que rala. Vai abanar bandeira, meu filho! Enquanto tu suas os teus cumpanheiros degustam um bom whisky na Estação dos Docas.

Anônimo disse...

É verdade, podem irem...

Anônimo disse...

É verdade, podem irem...

Anônimo disse...

Taí o candidato da DS, que deve se eleger apesar da terra arrasada que deixará para trás, que não me deixa mentir.

Adauto Ribeiro disse...

Furo de notícica...pra vc em primeira mão...rs rs
O Wlad, candidato a reeleição a deputado Federal, cotado para ter a maior votação no Estado, lança oficialmente hj, domingo 26/09/2010, seu apoio a Candidatura p/ Governador do candidato Simão Jatebe 45...Rumo a conquista dos 7 % de eleitores que farão com que os tucanos vençam a eleição no 1ª turno...OK
Abcs