Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Preparando-se para o grande dia

A Polícia Civil publicou portaria proibindo a venda de bebidas alcoólicas entre a zero hora e às 18 do domingo, 3 de outubro.

Termina, hoje, prazo para tirar a segunda via do título de eleitor. O mais provável é que o STF derrube a exigência de levar dois documentos, mas ainda será exigido um documento com foto (tem que ser oficial – carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou passaporte - e dentro da data de validade)

Pedir voto no twitter é considerado propaganda eleitoral o que é proibido no domingo. O procurador eleitoral Daniel Avelino diz que o eleitor que abusar pode ser multado. Se confirmado o vínculo com o candidato (trabalhar no comitê ou filiação partidária) este também estará sujeito a sanção.

Candidatos não podem fornecer vale-transporte, lanche ou mesmo dar carona para incentivar os eleitores a votar. Isso é caracterizado como compra de voto. Pode resultar em cassação do mandato.

Presidentes de secções eleitorais estão orientados a não permitirem que crianças, exceto os bebês de colo, entrem na cabine de votação.

O TRE recomenda que todos levem uma cola, afinal são seis escolhas e o eleitor pode ter que digitar até 19 dígitos sem contar a tecla confirma após cada votação.

Em caso de verificar problemas na urna ou local de votação, a recomendação é chamar o presidente da secção e fazer o registro em ata na hora. Nada de ir para casa e deixar para denunciar, pela imprensa, no dia seguinte.

Nenhum comentário: