Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PT entra no Supremo contra exigência de dois documentos para votar

Por MÔNICA BERGAMO, COLUNISTA DA FOLHA

O diretório nacional do PT entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que exige dois documentos (título de eleitor e outro documento oficial com foto) para que o eleitor vote no dia 3 de outubro.
O partido teme que a exigência faça aumentar a abstenção nas eleições deste ano.

Texto completo aqui

14 comentários:

Anônimo disse...

O É ISSO, MINHA GENTE, SE JÁ NÃO BASTASSE A FICHA LIMPA EMPACADA NÃO STF...
A êxigência do TSE teria impedido alguma saliência do PT com título eleitoral?
OU o desespero é porque a exigência do RG ou da CNH, Passaporte, Carteira de Motorista ou de Estudante é mais raro entre os BOLSISTAS DO LULA.
Caíram na real?
Vai ser um estrago.

Anônimo disse...

Credo, o desespero petista chegou a esse ponto?
Todos sabemos que, apesaer da urna eletrônica, ainda tem eleitor morto que vota, principalmente nos lugares mais afastado das capitais. Logo, a exigência do documento adicional é uma providência de segurança da Justiça Eleitoral, chegada em boa hora.
Só falta, agora, o Lula ir para o planque reclamar que que essa norma é elitista, ou campanha do PJG - Partido da Justiça Golpista.
Ora me poupem, petistas!

Anônimo disse...

enquanto 3 de outubro não chega a ana júlia esbraveja:sejam as minhas pernas,sejam os meus braços,seja o meu coração.E eis que um gaiato grita da multidão:E a cabeça.ana julia responde:isso é com o puty,maurilio,marcilio,botelho e o farias,eu não tenho nada a ver com isso.

Anônimo disse...

Bem, com tudo que estamos vendo e escutando, estamos andando para o retroceso, os que lutaram pela democracia, estao agora tentando derrubala, mas nao vao conseguir, aqui nao é a VENESUELA.
Agora esta clara a roubalheira que o PT usa para ganhar as eleiçoes,vai a ve uma revoluçao pode esperar!!!!!!!

Anônimo disse...

O PT quer que o documento exigido para votar seja a carteirinha do partido,

Anônimo disse...

Será que a carteirinha de militante serve??? Faça-me o favor!

andre paxiuba disse...

ha esse PT, sempre aprontando das suas esses meninos levados

Lafayette disse...

É, Rita... os caras estão com mais que o dobro do 2º colocado, e vem cabra dizer que "os caras estão desesperados". Ô, eleições, acabe logo! rsrsrs

Anônimo disse...

Tão é com medo de levar uma porrada segura. Todo mundo sabe que a grande maioria dos eleitor do PT é ou são aqueles beneficiados pela bolsa esmolanque, a priori, tem problemas com documentos pessoais e, vai daí, temem uma abstenção supimpa.
Isso pra não falar dos fantasmas que perambulam Brasil afora.

Anônimo disse...

Que absurdo, descaramento, vamos resolver a questão: petista não vota e pronto. que tal?

Anônimo disse...

Esse negócio de uns votarem pelos outros - até morto vota - é prática comum entre os 'coronéis' da política: latifundiários pelo interior do Brasil. Agora, na era tecnológica, obrigar a apresentação de dois documentos é criar dificuldades. É melhor trocar o título eleitoral de todos e colocar a fotografia. Mais despesas para o país, tem outro jeito?

Anônimo disse...

Há razão para o desespero petista-lulista, incluindo as ameaças contra a imprensa.
Viram só o IBOPE?
Dilma cai. Se os miúdos crescerem um pouco mais, junto com a MARINA, e o SERRA der uma alvancada até a boca da urna, já era o primeiro turno pretendido pelo LULA/DILMA.
Esse é o medo e então,a té boicotar o documento adicional para vo9tar é válido. Mas essa não cola, afinal já basta o STF ter empúrrado para debaixo do tapete a FICHA LIMPA.
NoNORDESTE, onde a massa de bolsistas do PT é grande, Dilma está caindo. Eles não esperavam por essa. E coma repercussão, neste fim de semana, do caso FRANKLING MARTINS com seu filhinho faturando na TV Brasil, DILMA vai cair ainda mais.
Vamos fazer uma ONDA ANTI-PT.
Para se devertir, vejam o filme desse link:
http://www.youtube.com/watch?v=FJ7kFXeII44

Anônimo disse...

Só pra lembrar..

Quando foi mudado o título eleitoral passou a ser exigida, além da apresentação do título, a apresentação de um documento de identificação para votar, já que o novo título não traz a foto do eleitor.

Se não me engano já na segunda eleição com o novo título, passou a ser aceita a apresentação apenas do documento de identificação (bastava saber qual sua seção eleitoral, comparecer com carteira de identidade, habilitação ou outro documento oficial e votar).

Este ano, o STE decidiu voltar à norma inicial e exigir novamente também a apresentação do título que agora, como antes, precisa ser acompanhado de documento de identificação.

Quando foi divulgada a exigência, perguntei-me se OAB ou MP não iriam questioná-la, pois é estranho exigir um documento que não vale por si só (o título de eleitor) quando o processo eleitoral durante anos transcorreu na maior normalidade com milhões de eleitores votando apenas com um documento de identificação.

Mas ninguém levantou-se contra a decisão, a não ser agora.

Acho a iniciativa do PT boa, embora tardia. E não vejo nela qualquer tentativa de golpe mas apenas o questionamento a uma decisão cujo objetivo não ficou muito bem explicado.

Anônimo disse...

Este é o PT que conheço, é o PT da bandalheira. Como não querer um documento com foto para provar que quem esta votando é ele mesmo e não um laranja.