Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Os dilemas da campanha petista a duas semanas das eleições

Treze pontos atrás do candidato tucano Simão Jatene (segundo o Ibope) a apenas duas semanas das eleições, o clima na campanha de Ana Júlia Carepa é tenso.

É que numa hora dessas, todo mundo se acha meio especialista em marketin eleitoral e passa a querer dar pitaco na campanha.

As críticas vêm principalmente dos candidatos a cargos proporcionais que viajam pelo interior do Estado e voltam cheios de sugestões. O problema é que nem sempre essas sugestões coincidem.

Na semana passada circularam informações de que a empresa baiana Link teria reduzida sua participação na estratégia de campanha, o que o presidente do PT João Batista desmentiu por meio de nota.

Fontes do PT, ouvidas pelo blog, dizem que há problemas nos programa de rádio e TV do PT que estão sendo corrigidos, mas a questão maior estaria nas ruas. “Falta volume”, disseram duas fontes diferentes usando o mesmo termo.

Para o blog explicaram que por "volume" deve-se entender militantes espalhados pelas cidades paraenses. “Falta visibilidade para a campanha em várias cidades. É preciso avermelhar o Estado”, disse uma das fontes para quem houve erro ao não valorizar, desde o início, as bases partidárias no interior e incentivar mais o trabalho os prefeitos que apóiam Ana Júlia.

Não por acaso a visita de Lula ao Pará teve menos o objetivo de atrair os votos dos indecisos e muito mais a missão de injetar ânimo na militância. “Com a militância animada, podemos virar o jogo nos próximos dez dias”, afirma o petista que faz parte do alto comando da campanha.

Em relação ao programa de rádio e TV a avaliação é de que falta mais povo. Ana Júlia estaria muito arrumadinha. “A Ana é boa de campanha, está nas ruas, mas isso não tem sido mostrado direito”.

Outra avaliação é de que, diferente do programa de Jatene que estaria "focado" em não permitir que a rejeição de Ana Júlia caia,o programa petista estaria sem um foco, sendo conduzido ao sabor das pesquisas qualitativas.

Os petistas dizem, por exemplo, que Ana Júlia não tem dado respostas à altura dos ataques que estaria sofrendo do candidato tucano. O caso do hospital de Nova Ipixuna seria um exemplo.

26 comentários:

Carlos Marcelo da Silva disse...

Depois que o doente experimenta um remédio amargo e vê que o remédio não resolveu seu problema, jamais volta a tomar o mesmo remédio novamenete. Não tem onda vermelha de lula ou dilma que mude o quadro. Votar na Ana de novo só se fossemos masoquistas, e isto, com certeza o paraense não é. BYE, BYE, ANA e PETRALHAS.

Anônimo disse...

Resumindo o teu comentário: vai rolar muita grana dos meus impostos pra tentar manter os privilégios da PTzada! Me tirem o tubo!!

Anônimo disse...

Vai aumentar aquela coisa deprimente, típico de países subdesenvolvidos, um bando de gente triste abanando bandeira e tomando conta de placa em troca de um dinheirinho. A Justiça Eleitoral deveria proibir esse trabalho degradante.

Anônimo disse...

Não é o programa da Ana que está sem foco, mas seu governo! É por isto que o povo está dizendo N-Ã-O!

Anônimo disse...

Não tem como apagar os quase 4 anos de imcomPTência, de arrogância, de fracasso em todas as secretarias, de desrespeito com os servidores, de assédio moral, de nepotismo, enfim, por mais que os petistas achem que Lula é um santo capaz de fazer milagres, o que a Ana Júlia fez( ou deixou de fazer), é impossível de apagar da memória do eleitor paraense.

Anônimo disse...

Ontem iriam ocorrer os comício do PT e do PSDB, no Município de Capanema. E virada já começou! A candidata vermelha, que já tinha palanque armado, não apareceu. O outro comício início depois de uma grande carreata nunca vista na região, que teve início em Brangança, onde o prefeito PMDBista, amarelou, trazendo consigo o apoio de mais seis prefeitos, também do PMDB, para o palanque amarelo; que ainda contou com a presença de cadidato a Deputado Federal do PT!

Anônimo disse...

O desgoverno da DS contrariou tudo o que pensávamos que seria uma administração petista: transparência, honestidade administrativa, foco na saúde, segurança, saúde, saneamento básico...O núcleo duro pensou muito mais nos próximos quatro anos do que em relamente administrar e quando foram pegos com as calças justas deram a desculpa clássica: factóides da PIG e da oposição entreguista. Ficou no discurso...

Anônimo disse...

Não existe problema na campanha, que faltou foi gestão pública eficiente e responsável. Mais quatro anos para Ana Júlia é um crime que o povo do Pará não vai cometer, pois são incompetentes arrogantes e corruptos. Isso não é opinião de tucano, é realidade vivida por todos os Servidores Públicos Efetivos e Concursados.

Anônimo disse...

É isso aí, anônimo das 14:47! Eles pensam que seus opositores são todos tucanos. Ledo engano. Não sou tucano, mas não sou burro! O PT se comportou igual a todo governo corrupto e aético que grassa neste país. Eis porquê a indignação do povo é maior. Com Jatene vai ser melhor? Não sei, mas como diz o tiririca: "pior não fica!"

Anônimo disse...

A Governadora se preocupou muito com a DS e com o Puty em especial que se esqueceu da reeleição dela. E o líder Falheiro que ela colocou na ALEPA, não fez o dever de casa e posava de PAZ e AMOR. Tomara que não seja tarde demais e o PT aumente a base na ALEPA mas reelejam a Ana.

Anônimo disse...

Ei, Ritinha, criticar é fácil mas o que ela poderia dizer no caso de Ipixuna?
Só restaria pedir perdão pela mentira e pelo sofrimento do povo, que agora chama a unidades inexistente de "Hospital da Pedra Milagrosa".... veja só.
E no caso de Medicilândia? A fábrica não tinha mesmo energia e foi tudo registrado, o carro da Celpa fazendo a ligação depois da denúncia do programa do Jatene.
Olha, menina, nem chamando a maquiadora oficial de volta AJ tem salvação.

Faro Fino
Um cão p da vida com as mentiras da AJ

Anônimo disse...

O fato é o seguinte, essa aliança com certas lideranças é complicado, aqui em Breves o prefeito que é aliado da governadora, pede voto pra todo mundo menos pra governadora e os DAS dela aqui não ajudam em nada a Gov.

Anônimo disse...

Acho engraçado como essa tucanalha se esconde no anonimato pra chacoalhar o governo da AJ, que todos apedrejam como o pior do Pará. Esqueceram ou são MASOQUISTAS, porque sentem saudade dos anos de arrocho salarial, de prepotência, de morte dos sem terra, de privatização (estão de olho na Cosanpa). Eu não sou petista, mas voto na AJ porque com o apoio da Dilma vai continuar ajudando os mais pobres, porque eu já tenho como sobreviver e não preciso de governo nenhum. JATENE E JADER JAMAIS!

Anônimo disse...

Não adianta botar "volume": bandeira não vota e nem realiza governo.E a essa altura do campeonato (45 do segundo tempo, juiz quase levantando o braço) não tem ação fake que dê jeito. Chora petralha!

Anônimo disse...

Perceptível que, aqui, os comentários são majoritariamente consevadores, posicionados via de regra à direita das coisas e do mundo. Tenho outra opção, estou á esquerda destes, inclusive com profundas críticas ao governo ana, mas avalio que o governo tende a melhora nesse segundo mandato, pois a ana ganhará com a força do povo. Vai derrotar a elite calhorda, que inclusive compõe o seu próprio governo.

O problema do governo ana, grosso modo, é a invisibiliddade do governo e falta de comunicação e participação do povo. Ou seja, a falta de um programa cujo centro a esteja próprio povo como protagonista da ação, as maiorias.

Anônimo disse...

Agora, só agora, quando estão vendo o muro desmoronar, é que esse tal núcleo duro lembra da militancia petista. Durante quatro anos achavam que se bastavam, eram eles e a fada-madrinha, nunca chamaram e ouviram o partido. Nunca vi um governo mais isolado e anti-democrático.

Anônimo disse...

Quero dizer aos coleguas que sabado em capanema houve os 2 dois comicios, e foi facil ve a diferença, o comocio do jatene começou com uma grande carreata nao sei dizer se anajudas fez a dela ,pois vim de traquateua, a onde começou a tarde do nosso governador,depois fomos a Bragança outra grande carreata e muitas adesoes no comicio, depois todos a capanema com uma carreata so comparada com a de castanhal, um grande comicio, mais nesse intrem Anajudas fazia o seu comicio um fracasso que deixa qualquer aliado sem saber o que pensar ou melhor pensando em abandonar o barco, e ja é o que esta acontecendo, pois no palanque do GOV. JATENE estavao la o dep.ADAMOR e seu tio PMDEBISTA pref.de cachoeira do PIRIA so nao estava o morto de fome o EX- DEP.BARARU pois o mesmo tem DS mais quero lembrar que este nao tem votos ,aderindo a campanha do 45 ja que na minha consepiçao agora que acelerou e so vai parar com uma grande vitoria no dia 03 de outubro. Alguem duvida que o povo do PARA quer continuar sofrendo?
ATE A VITORIA, MAIS NAO VAMOS PARAR, A LUTA NAO ACABOU!!!!.

Anônimo disse...

Escreve aí, 18/09/2010, O Paulo rocha será eleito em 03 de outubro, as eleições vão para o segundo truno e vai-se abrir uma grande crise de confiança no ninho tucano que seguirá enfraquecido para o segundo turno e será derrotado por Ana júlia. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Ei, ô das 18:26! Quem tá doido pra privatizar a Cosanpa é o DUDU, com o apoio da Ana Júlia, contra os próprios vereadores do PT. Usar a Cosanpa contra o Jatene é tiro no pé!

Anônimo disse...

Eu acho que quem está em crise há quase quatro anos são os PTralhas, que asumiram o governo do Pará e o transformou em ninho de ratos da pior espécie, tudo isto com o consentimento ou omissão da cumpanheirada.

Anônimo disse...

Ah, quer dizer que o governo só vai melhorar no segundo mandato? que o primeiro foi só pra esquentar os traseiros nas poltronas e aumentar o patrimônio dos DAS? Me tirem o tubo!!!

Anônimo disse...

Eleitores do Jatene esqueceram ou são MASOQUISTAS, porque sentem saudade dos anos de arrocho salarial, de prepotência, de morte dos sem terra, de privatização (estão de olho na Cosanpa).

Anônimo disse...

Não dependo de governo para viver. Mas a campanha tanto da Ana quanto de Jatene estão certas.

O que ocorre com a Ana é o que alguém já disse aqui "faltou foi gestão pública eficiente e responsável." Isso Lula tem de sobra.

Quem pensa em se reeleger tem que começar a trabalhar no primeiro dia da gestão.

Agora, o que Jatene tem de novo? Nós, eleitores, estamos sem opção.

Pro Senado, a coisa é pior ainda. Flexa e Jader já provaram das algemas da PF. Paulo Rocha vai ter sua candidatura impugnada, mais cedo ou mais tarde.

Quem sobra? O mais difícil nesta eleição é encontrar nomes para o Senado. Votarei em Marinor Brito, sim, mas são dois candidatos....

Anônimo disse...

Ela não dá respostas porque não tem argumentos. Contra fatos não há argumentos. Principalmente se os fatos são inventados, criados, mentirosos, como a fábrica de chcolate aqui em MEDICILÂNDIA.

Anônimo disse...

UMA DAS REGRAS DO MARKETING É O PRODUTO.SE O PRODUTO NÃO É BOM, NÃO TEM MARKETING QUE RESOLVA. E NORMALMENTE, PARA EMPANAR A MÁ QUALIDADE, A PROPAGANDA ESCORREGA NA MENTIRA. POR ISSO O PROGRAMA É RUIM, O ELEITOR JÁ PERCEBEU.

Anônimo disse...

Ana julia não temo contestar as informaçoes do programa de Jatene sobre saúde. E faz comparações que se dissolvem no ar, pela leveza da verdade que encerram.
Analisadas na ponta do lápis, as comparações se dissolvem junto com as mentiras. Basta conferir o gasto por habitante em saúde, registrado pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS). Segundo o próprio governo federal, houve aumento progressivo desse indicador entre 2003 e 2006 (governo JATENE)- que prosseguiu crescendo em 2007 porque a governadora executou orçamento herdado do ex-governador, como manda a Lei. Sob plena gestão de Ana Júlia, entretanto... Que pena! Depois de cinco anos de crescimento, o gasto com a saúde caiu em 2009. Em 2006 foram aplicados 186,01 reais por habitante e em 2009, apenas 172,91 reais (valores correntes).
Querem mais dados da Saúde? Aguardem!