Pages

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Festival Internacional terá apenas uma ópera

No Diário do Pará

Há seis meses, o som que se escuta no Teatro da Paz é o de um conserto.

Nesse período, a trilha sonora oficial da casa de espetáculos tem sido regida pela reforma do forro do hall de entrada, que cedeu no dia 16 de fevereiro.

O incidente, provocado pela ação de cupins e agravado pelas fortes chuvas de inverno, não colocou em risco a estrutura do prédio, já que foi restrito à área externa. Já em relação às atividades artísticas desenvolvidas no espaço, o efeito foi devastador.

O baque foi sentido principalmente na programação do IV Festival Internacional de Ópera da Amazônia. Com o teatro interditado para ensaios, o evento terá apenas uma ópera: “La Traviata”, do compositor italiano G. Verdi (1813-1901), com estreia programada para o dia 26. E só.

“O teatro foi pego de surpresa”, afirma Dione Colares, diretora do teatro e organizadora do festival. Ela nega que a programação do evento tenha sido prejudicada por falta de recursos. “Não houve enxugamento de verbas.

O motivo foi que ficamos sem poder usar o espaço para apresentações e ensaios durante a reforma”, completa. (Diário do Pará)

Pergunta do blog
A apresentação de apenas uma ópera pode ser chamada de "festival" ??

13 comentários:

Anônimo disse...

Maninha repórter,

Relembrando o saudoso Stanislau Ponte Preta (alguém ainda lembra dele ?), pode ser chamado de FêBêAPá: Festival da Besteira que Assola o Pará. Neste caso um verdadeiro PhesTival.

Saudações Alvi-Azuis.

Anônimo disse...

Poderiam fazer uma apresentação com o mercado de São Braz ao fundo. Ficaria uma bela imagem, de uma orquestra a céu aberto e uma bela construção ao fundo. Dá até pra imaginar um DVD.

Anônimo disse...

A ópera desafinou. O PT pretendia refazer tudo o que o governo anterior havia feito, criado e produzido. E refez. Criou uma ópera bufa ao desaacelerar o Pará. Vai levar o prêmio pelo conjunto da obra. O prêmio DESACELERADOR DE OURO.

Anônimo disse...

Que pobreza? Depois os petistas desacelerados querem se comprar com o governo tucano. Não tem compraçcão. Até no festival de ópera eles fazem besteira. Uma ópera? Eles desaceleraram até a ópera.

Franssinete Florenzano disse...

Ah, então Dione admite que não houve enxugamento de recursos e diz que não tinha espaço para ensaiar?

Conversa fiada!

O Madrigal da UEPA, regido pelo prof. Mílton Monte, está ensaiando há meses na sala de recitais da UEPA a montagem do “Membra Jesu Nostri” - oratório de Dieterich Buxtehude -, e “Dido & Aeneas” - ópera de Henry Purcell -, importantes obras do repertório barroco da Alemanha e Inglaterra, que serão regidas pelo maestro francês Philippe-Emmanuel Forget, mas não foi incluído no Festival de Ópera do Theatro da Paz, apesar dos muitos pedidos à Dione Colares.

Detalhe: o Madrigal é de uma instituição de ensino superior do Estado, reúne jovens talentos parauaras e merece espaço no Festival de Ópera.

O problema é que só uma panelinha tem vez e voz no Theatro da Paz. Lamentável e revoltante.

Anônimo disse...

Meu Deus! Eles acabaram até com a ópera?
Todos, por favor, votem contra o PT dos desacelerados.

Anônimo disse...

Meu Deus o desespero serrista tá chegando por aqui, só faltam resposnsabilizar o governo pelo tremor na tailandia ou pelo acidente com os operário chilenos, chega a beira do ridículo, vão acabar sendo ridicularizados que nem tá sendo os jornalista da PIG , falha de São Paulo, depois da reportagem de ontem que responsabiliza a Dima pela crise no setor de energia, Arrrgggg

Anônimo disse...

O pior é ainda admitir que o teatro foi pego de surpresa. Coitado do teatro foi pego de surpresa por uma gestão irresponsável, imprevidente e incompetente, na Secult e no Da Paz.

Anônimo disse...

Do Festival de Ópera ficamos apenas com a parte dramática: é um drama vermos mais um retrocesso em nosso Estado. A Ana Judas e sua organização arquivaram o resto. Claro, afinal, este ano tem eleição e de onde der vai sair dinheiro pra manter essa gente ruim (de)no governo.

Exterminador disse...

É o fantasma da incomPeTência na ópera, na saúde, na educação, na segurança...
Exterminador, aquele que não tem medo de visagem petista.

Anônimo disse...

Não entendi o comentário do anônimo das 17:02! O que tem a ópera a ver com as calças?

Anônimo disse...

Depois de ler sobre nossa pífia temporada, Faro Fino decidiu ir pra Sidney.

Vejam porquê.

"Olha só que luxo para nossos melhores amigos. A icônica Ópera de Sydney, um dos prédios mais famosos do mundo, irá receber um concerto musical para cães.
A música será tocada em uma frequência que somente os cachorros conseguem escutar.
O espetáculo experimental terá 20 minutos de duração e ocorrerá no dia 10 de outubro, como parte do festial Vivid Live.
Muita gente já confirmou que irá levar seu animalzinho de estimação para o show.
Renee Russell, por exemplo, vai levar seu cocker spaniel Ollie.
- Quero ver como ele vai reagir. É difícil encontrar lugares para levar nossos cãezinhos. Preciso aproveitar a oportunidade".
Fonte: Orange News
-------------------

Gostaram?
Posso ir, né Ritinha?
Depois de votar, é claro.

FF

Anônimo disse...

para quem não sabe (ou finge que não sabe), hoje, ou melhor, desde 2007, o festival agrega mais artistas paraenses e as produções (cenários, figurinos...) são feitas aqui, o que vai permitir que as ópers cheguem ao interior, como já tem acontecido. Além disso, mais artistas paraenses participam das apresentações (vide Gala Lírica de reabertura do TP). essa é a realidade. simples assim!!!