Pages

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

E-mail do arcebispo de Belém a amigos causa mal-estar no PT

Um e-mail com esta carta, distribuída pelo pelo arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, a amigos, ganhou repercussão nacional hoje e criou mal estar com o entre a igreja e o PT do Pará.

O texto que você lê na íntegra clicando aqui foi divulgado em agosto deste ano pela Comissão Representativa dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB de São Paulo) que pede aos católicos que não votem na candidata petista à presidência da República Dilma Rousseff porque teria dado indicações de que seria favorável ao aborto.

Um dos trechos

“Considerando que, em fevereiro de 2010, o quarto Congresso Nacional do PT manifestou apoio incondicional ao Terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), assinado pelo atual Presidente e pela ministra da Casa Civil, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto, dando assim continuidade e levando às últimas consequências esta política antinatalista de controle populacional, desumana, antisocial e contrária ao verdadeiro progresso do nosso País”

O trecho final

“Recomendamos encarecidamente a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras, em consonância com o artigo quinto da Constituição Federal, que defende a inviolabilidade da vida humana e, conforme o Pacto de São José da Costa Rica, desde a concepção, independentemente de sua convicções ideológicas ou religiosas, que, nas próximas eleições, dêem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalizacão do aborto”.

Em entrevista ao Diário, o arcebispo de Belém admitiu ter enviado o documento a amigos “porque ali tem reflexões importantes”.

O presidente do PT, João Batista Silva disse respeitar a posição de Dom Taveira, mas afirmou que o PT “não comenta opinião de igrejas”.

15 comentários:

Anônimo disse...

bem feitopara a igreja católica que adotou,criou,cevou,paparicou e ofereeu seus cordeirinhos para esse lobo comer e se repastelar...
Agora o lobo filho adotivo tá forte
poderoso,inventou o bolsa família que convence mais o povo ignorante que os apelos religiosos,e vem querer derrubar o prinípiomaior de Deus que é proteger a vida!

Anônimo disse...

Vou seguir o conselho da igreja e já espalhei aos quatro ventos essa informação. Obrigado Rita!

Anônimo disse...

Não esqueçamos que a Igreja chamada Progressita, ou a Ígreja Preferencial dos Pobres, que incensava o PT (ou era o PT que incensada os bispos?) há muito virou fumaça, desde que João Paulo II defenestrou a Igreja Latinoamericana. L
Logo, o PT está fora das possibildiades da CNBB, dos bispos. O aborto foi uma bela escapatória para a Igreja Brasileira cair fora da Dilma. Grande Sacada.
Louvado seja Deus!

Anônimo disse...

D. Taveira nunca teve simpatisas pelo PT e seus tentáculos de polvo, como o MST. Ele era (ainda é?) o orientador espiritual da Bancada da CNI no Congresso.
Está mais para o PSDB/DEM do que para o PT.

Anônimo disse...

Xiii, prepare-se D.Taveira.
Breve passará a "arcebispo-golpista".

Anônimo disse...

sou católica praticante,vou todos os dias a missa e comungo o copo e o sangue de jesus,quem não é católico de fachada, jamais vota em candidato que é a favor do aborto e do casamento de pessoas do mesmo sexo.todas as vezes que o homem vai contra as leis de deus se dar mal.

Anônimo disse...

10 para d. taveira.

Anônimo disse...

O Dom Taveira está preocupado com o aborto, em defender a vida. Pois bem: o que esse padre diria se governo brasileiro pregasse na porta das sacristias das igrejas católicas o seguinte cartaz:
Senhores pais, cuidado!
Aqui há risco de pedofilia.
Ora, esse Taveira que cuide de seus anéis... Oops, esse era outro!

Anônimo disse...

como um presidente da república pode falar em prósperidade,progresso e paz,querendo legalizar a matança de seres humanos é um absurdo ele está agora no poder, mas se esquece que a vida é uma nuvém passageira, que está aqui de passagem e que de uma hora pra outra vai se vê diante de deus e ai qual vai ser a defesa dele? será que ele nunca pensou nisso?acho que não ele não deve ter tempo para deus.ele vai fazer companhia pra herodes lá no quinto dos infernos.

Anônimo disse...

a lei de deus é imutável,nunca prescreve não tem emendas e nem atalhos sua palavra nunca passa,o homem é que tem obrigação de se adequar a lei e não deus as leis do mundo.

Anônimo disse...

Ô das 15:36 hs., por favor, nos diga que atitude tomarias se, numa hipotética situação, filha sua fosse obrigada, mediante coação, a fazer sexo com um bandido, e dessa relação viesse uma gravidez indesejada. A senhora a obrigaria ter os 9 meses de gestação e criar o filho dela, neto seu, porém, sem saber quem é o pai ? Em 24.09.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Apesar de achar a opinião da igreja retrógrada, a respeito e acho que tem todo direito de manifestá-la.

Assim como a opinião de parte do Partido que é a favor da descriminalização do aborto.

Apenas não devemos esquecer que o cerne do atual Plano Nacional de DH é cópia do Plano Nacional de DH do governo Fernando Henrique. Será que também a igreja não recomenda votos ao PSDB? E porque a imprensa não divulga a matéria por inteiro?

Agora, fazer qualquer ilação a respeito de suposto abandono da igreja ao PT (embora ache que só é possível abandonar algo que se tenha, o que não é o caso, pois a igreja como um todo sempre foi e continua sendo conservadora)me parece puro devaneio eleitoreiro próprio de quem faz campanha na base de boatos desqualificadores dignos da publicidade nazista.

Anônimo disse...

E os pedófilos da igreja. Em dom caveeira, o que o senhor aconselha sobre isso. Não é para assistir missa rezada pelos pedófilos. Se for assim a sua igeja está na roça.

Anônimo disse...

Acredito que o problema da legalização do aborto não é um problema criado pelo encontro nacional do PT, e sim uma necessidade de se discutir o tema de maneira democrática sob a égide dos novos valores que a sociedade concebeu nessa era moderna. O PT tomou a sua posição, e é louvavel por isso, mostrando que está disposto a discutir o tema. A igreja católica atual, que extirpou a ala progressista de seu seio, deveria estar mais atenta aos problemas que afligem o seu rebanho. Vale dizer que a prática de aborto não acontece em sua maioria na população pobre e desinformada como pensa alguns, e sim entre os mais esclarecidos e com poder aquisitivo um pouco melhor do que a média nacional. Espero mesma veemência da igreja aos transgressores da vida, seja ela em formação ou mesmo já na sua vivência plena, um bom exemplo que ela poderia dar era punir ou entregar para que a justiça venhar a punir os padres pedófilos portadores da "Boa nova" e da vida em abundância. Bispo pode decidir sobre sí mesmo é uma liberdade garantida pela Democracia, e esta não foi o PT que a inventou, por isso, procurem convencer a sociedade de esta democracia está equivocada, e não fiquem tentando arranjar "Bode expiatório" para as questões mal resolvidads de seus fiés....

André M.Silveira. Cientista Social

Anônimo disse...

A Igreja Católica criou um monstro que agora se volta contra o criador. O Pt sim, cresceu as custas das pastorais em São Paulo e apoiada por padres comunistas. Só não esperavam que uma quadrilha iria se apoderar do partido e do governo.