Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

A difícil arte de entrevistar José Serra

Despencando nas pesquisas, o candidato tucano à presidência da República, José Serra parece estar com mania de perseguição. Entrevistá-lo é um verdadeiro exercício de paciência. Acompanhei o candidato no micro-ônibus que o levou do comício em Altamira ao aeroporto da cidade onde embarcaria de volta para São Paulo. Confira minha tentativa de entrevista que só agora tive tempo de transcrever:

O senhor demorou a vir ao Pará Por quê?
Eu estava querendo vir há muito tempo. Sempre quis vir, mas, como é longe, tem que ter um dia especial, Mas queria até ter vindo antes. Mas o pessoal estava preparando, acho que fizeram bem.

Sua vinda hoje (terça-feira, dia 14) teve a ver com vinda do Lula na quinta-feira (dia 16)?
Não. Nem sei (que o Lula estaria no Pará). O Lula vem? Não estou sabendo.

Eu queria perguntar em relação às pesquisas...
Oh! Está vendo como ela não quer falar do Pará...

Essa última pesquisa que saiu agora (falava da pesquisa CNT/Sensus que apontava Dilma com 51% das intenções de votos). O senhor acha que ainda tem alguma chance?
Eu não comento pesquisa. Eu não comento desde janeiro, não vou comentar hoje à noite em Altamira.

A entrevista foi interrompida. Serra reclamou que a repórter não tinha feito perguntas sobre projetos para o Pará. Eu disse que tinha sim interesse em saber sobre esses projetos e religuei o gravador.

O senhor falou que Belo Monte tem problemas ambientais, sociais e econômicos e prometeu corrigir os problemas. Como?
Corrigindo. Tendo aqui um governador competente (aponta para Simão Jatene sentado ao lado). Tendo capacidade para analisar, a gente corrige. Eu nunca vi problema ambiental que não pudesse ser contornado.

O senhor acha que tem que fazer um novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA)?
Não sei se precisa fazer um novo não, mas precisa fazer melhor.

Mas para fazer melhor, não tem que refazer?
Oh! Ta vendo, ela quer pegar meus deslizes.

Fim da entrevista ou da tentativa.

32 comentários:

Meu ponto de vista... disse...

Quando ele falou que nunca viu problema ambiental que não pudesse ser contornado era p/ vc emendar perguntando pq então ele não arrumou aquele imenso esgoto a céu aberto que corta Saõ Paulo, vulgo Tiete.
Tucano hipocritas, tão ruins quanto petistas.
Quem tem o minimo possível de formação e capacidade critica a respeito das coisas sabe que tucanos e petistas são farinha do mesmo saco.
Povo ruim, governos ruins. Eis a grande realidade!

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Não serve par ao Brasil! É incopetente...

Anônimo disse...

a fita, a fita, vc guardou a fita? Ele não te tomou a fita?

Anônimo disse...

o problema é a vaidade (meu pecado favorito)...tanto do entrevistado qto da entrevistadora. Quem perde é o eleitor. Vc realmente perdeu uma boa oportunidade de perguntar sobre os projetos do Serra para o Pará se detendo nesse segmento questionável de pesquisa. Rita, boa sorte!

RS disse...

Das 16h20. Também acho a vaidade meu pecado favorito
Das 15h36. O Serra é um entrevistado difícil mas não chegaria ao extremo de me tirar o gravador que continua comigo, claro

RS disse...

Das 16h20. Também acho a vaidade meu pecado favorito
Das 15h36. O Serra é um entrevistado difícil mas não chegaria ao extremo de me tirar o gravador que continua comigo, claro

RS disse...

Das 16h20. Também acho a vaidade meu pecado favorito
Das 15h36. O Serra é um entrevistado difícil mas não chegaria ao extremo de me tirar o gravador que continua comigo, claro

RS disse...

Das 16h20. Também acho a vaidade meu pecado favorito
Das 15h36. O Serra é um entrevistado difícil mas não chegaria ao extremo de me tirar o gravador que continua comigo, claro

Anônimo disse...

Rita, tem um segmento que tá em pior situação que a tua com o Serra: a dos eleitores.

Anônimo disse...

Ele admitiu que comete deslizes? Melhorou então.

Anônimo disse...

boa, repórter. comportou-se profissionalmente. Bjs!

Marcus Pessoa disse...

Sintomático.

Serra reclama que não lhe fazem perguntas sobre questões de governo, e quando você faz, ele dá uma resposta absolutamente genérica, sem nenhum conhecimento de causa, e reclama quando você pede mais detalhes.

Parabéns pelo profissionalismo.

REGGAE AMOR disse...

ESSE SERRA ,É RUIM DEMAIS PARA O BRASIL ...POR ISSO QUE VAI PERDER NO 1° TURNO.

Anônimo disse...

Serra age como uma prima-dona e não quer perguntas maliciosas. Imagina isso presidente?

Anônimo disse...

Estou usando "anônimo" porque não tenho conta no Google. Também sou jornalista. Sou editor de Opinião do "Correio da Paraíba", em João Pessoa. Seu comportamento como repórter foi corretíssimo. Quanto ao candidato José Serra, suponho que a reação tenha sido pelo stress da campanha em que ele enfrenta uma supermáquina. Isto não o desculpa. Apenas compreendo. Eu não queria estar no lugar dele. No mais, continue a fazer o bom jornalismo e a contribuir com seu blog. Abraço parahybano.

Anônimo disse...

A repórter é ótima. O candidato é que não tem modos para fazer política e muito menos para assumir o cargo de presidente da república. Nem o candidato dele no Pará tem condições de governar o Estado. Aliás, essa eleição tá f..., no mau sentido.

Anônimo disse...

Acho que o momento é de entrevistarmos Dilma, ele tem muito o que explicar neste momento...


Marcos Amaro

Anônimo disse...

Dada a sua capacidade profissional, eu esperava ler alguma pergunta com conotação política mais inteligente. Ficou a impressão que as suas perguntas foram feitas para cumprir uma agenda que casa o momento político com o incômodo do candidato.

Claro que isso é uma impressão pessoal, que poderia ser afastada por comparação com as evetuais perguntas que fossem feitas à candidata do PT - que não vem aqui no PA antes de eleita.

Estou suspeitando da sua isenção profissional? Não! apenas manifestando supresa quanto à necessidade de que se tenha que arracar do candidato a confissão de derrota antecipada. Qual a necessidade disso?

Se já sabemos que está dificil o quadro eleitoral para ele, porque incomodá-lo com perguntas que não acrescentam nada?

Anônimo disse...

I
O diabo é que o modelo mental dos jornalistas implica o entrevistado dizer o que ele, o repórter, quer ouvir. Essa é a questão. Não se trata de educação ou falta de, mas satisfazer o repórter, que só não acredita que é Deus porque tem a certeza de que é o próprio Deus. E quando é contrariado... sai de baixo.
Mas, deixemos essa filosofia de lado. Por causa do que a repórter-blogueira acredita que é falta de trato por parte de Serra, acham que o tucano não serve para presidente da República. Vamos comparar: preferem o Serra ou a Dilma isto é, o Lula ou a Dilma (ou será Dilma e Lula? Já não sei bem a fórmula...) no que diz respeito à imprensa e às liberdades em geral?
Preferem um presidente que diz o que pensa, com clareza e firmeza ou um que fala, fala, fala e mente, mente, mente na mesma proporção?
E que nos porões do PT monta - ou permite que montem – ardis contra a imprensa, a liberdade de expressão e a democracia? Não há o mínimo sinal de que Serra conspira contra a Constituição; que desdenha dos magistrados ou maltrata a Justiça; que debocha contra as instituições e diminui aqueles que defendem a lisura na gestão do Estado e a transparência das contas públicas; que duvida do papel do TCU e do Ministério Público.

Anônimo disse...

II
Ao contrário, é isso que faz Lula, junto com seus apaniguados, sua candidata, seus ministros. O da Comunicação, por exemplo, depois de anos comentando política na TV Globo, é o articulador de tudo que se possa imaginar de ruim contra a imprensa. Franklin Martins, fazendo par com Marco Aurélio Top Top Garcia forjam os mecanismos de poder para emudecer a imprensa, amordaçar os jornalistas. Nas ante-salas (sabe lá se não no próprio gabinete presidencial) do Planalto articulam-se não só os instrumentos típicos do poder totalitário, como também as malandragens que o PT empurra para debaixo do tapete. É na mais estreita vizinhança do mais importante gabinete da República é que se jorjam não só mensalões, mas patifaria da mais grossa que usurpa não só o dinheiro público, mas a dignidade da própria República Brasileira. O Caso Erenice Guerra não atingiu só a moralidade nacional, mas a auto-estima, a decência do povo, a ética e a moral nacional. Estamos todos atingidos pelas gavetas abarrotadas de dinheiro de propina bem ao lado do Presidente da República e se fica aqui neste blog discutindo se o adversário do presidente da República t5ratga ou não trata bem jornalistas. Não vi no BLOGDAREPORTER uma só linha a respeito das bandalheiras comandadas na Casa Civil pela ex-assessora – guindada a ministra – de Dilma. Ninguém compareceu aqui manifestando inquietação, indignação com mais esse crime contra a nação, que tanto Dilma, como Lula e todos os petistas tenta inimizar como se as dezenas de milhares de reais distribuídos a rodo na Casa Civil fosse a coisa mais comum da história da República. Provavelmente é, mas não podemos mais tolerar.
Basta!
Ou a imprensa do Brasil inteiro se rebela e ajuda, agora, a sociedade a refletir sobre o cenário que o PT está construindo ou nos arrependeremos mais adiante. Aí será tarde.

Anônimo disse...

III
Rita, preferes um democrata na Presidência ou um déspota inspirado em Vladimir Ilitch Lenin, pondo e prática as idéias fundadas na mentira que vacina o povo contra as liberdades constitucionais, contra os direitos humanos?
O modelo apregoado já conhecemos desde Lenin, Mussoline e Mao. Infelizmente, continuamos assistindo as misérias socialistas de Cuba e as investidas estúpidas de Hugo Chaves, ao qual Lula, José Dirceu, Dilma e todos mais admiram, na esperança de implantar também no Brasil aquilo que o Muro de Berlin destruiu, e expondo ao mundo as conseqüências. Mas tem nação que não enxerga isso, por exemplo, que Hugo Chaves está dilapidando a economia venezuelana. E qual foi o primeiro passo? Calar a imprensa. Lição de Lênin. Os episódios estão aí se sucedendo e até Fidel, o velho rabugento, admite que a revolução socialista não deu resultado na sua própria ilha.

Anônimo disse...

IV
Está longe de o PT criar um modelo de desenvolvimento cujas raízes não tenham sido aquelas que os tucanos implantaram. Fora desse modelo é o desastre. Seria o socialismo retrógrado, ultrapassado, falido. A estatização levada à última conseqüência, conforme as intenções das lideranças do partido que Lula conteve. Inteligente em manter tudo que FHC construiu de bom para este país, foi sábio em conter os ideólogos do caos dentro do seu partido. Mas a Dilma é uma ameaça, tais as investidas dos últimos dias. Não falo só dos discursos de José Dirceu contra a imprensa, em Salvador, semana passada, muito menos o discurso de Lula em Santa Catarina contra a imprensa também, aflorando seu lado mais petista. Falo dos escândalos que Dilma, Lula e todo o PT tentam reduzir a boato, intriga eleitoreira, esperneio de candidato perdedor. Não é nada disso! A onda de escândalos somada ao discurso contra a liberdade de expressão são sinais do que podemos enfrentar em termos de liberdade de imprensa, liberdade de expressão. A história está aí mostrando como se tornou corrupto o governo soviético – cultura que continuou impregnando o poder daquela nação depois do fim do regime comunista. Aqui, o PT aparelhou o estado não só por questões ideológicas, mas para roubar, desviar, enganar e enriquecer seus membros.
E ainda querem maltratar o pobre do Serra só porque a repórter acredita não ter as respostas que queria ouvir do candidato.
Discutir isso é abobrinha enquanto se desenha, nas barbas dos jornalistas, um país totalitário.
Prefiro um presidente sincero com a imprensa, duro mas honesto, do que um falastrão estúpido e com ideais totalitaristas. Deus me livre de uma ditadura do PT.

Felipe Siqueira disse...

No dia 9 de agosto de 2010, comentei neste blog, especificamente no post "Dilma no Jornal Nacional", uma opinião pessoal a respeito de entrevistas a candidatos.

Na ocasião, compartilhei a mesma opinião da Rita Soares. Em entrevista a presidenciáveis, o (a) jornalista DEVE questionar sobre assuntos que o leitor gostaria de levantar pessoalmente, se pudesse.

Essa tentativa de entrevista com o Serra só comprova uma coisa. Ele não tem "preparo + pulso firme" para assumir este país e encarar problemas de frente. Infelizmente.

Anônimo disse...

Fico com o Anônimo das 18:58!!!

Anônimo disse...

Sou o jornalista do "Correio da Paraíba", que mandou mensagem, já postada por você. É porque esqueci de me identificar no comentário. Meu nome é Carlos Aranha. Abraço.

Anônimo disse...

NO ESPAÇO ABERTO FOI POSTADO QUE UMA PARTE DO PR ABANDONOU A CAMPANHA DE ANA JÚLIA (OU MELHOR, SÓ FICOU O VALE JR) ACABO DE PASSAR EM FRENTE AO COMITÊ DE UM DOS DEPUTADOS DO PR (DIGA-SE DE PASSAGEM, ELEITO) E OS CARROS DELE TODOS COM BANDEIRAS E ADESIVOS DO SIMÃO JATENE E O MESMO VALE PRO PTB, PRO PP E BOA PARTE DO PMDB.

Anônimo disse...

COMO É TRISTE UMA "GOVERNADORA" CHEGAR AO TÉRMINO DE SEU MANDATO E NEM AO MENOS SABER QUE O SEU ESTADO POSSUI 7.000KM DE MALHA RODOVIÁRIA E NÃO 20.000 COMO DISSE ONTEM NO DEBATE DA TV RECORD. COMO É TRISTE PERCEBER NELA UMA TENTATIVA QUASE QUE DE MODO MALUCO EM ENGANAR O POVO, DIZENDO QUE MUITO FOI FEITO, QUE A SUA MAIOR OBRA FOI CUIDAR DAS PESSOAS, MAS COMO DR!? EU QUERO QUE ALGUÉM AQUI DO BLOG ME DIGA QUE SAI TRANQUILO DE CASA, SEM MEDO ALGUM. E O TAL DO NAVEGA PARÁ? QUE ATÉ O CLEBER RABELO SABE QUE ISSO É UMA GRAÇA (SÓ MESMO PRA ELA QUE ESSE PROGRAMA "MEIA BOCA" VAI SALVAR NOSSA JUVENTUDE DA MARGINALIDADE.

Anônimo disse...

Achei suas perguntas fracas. Já sabendo que o assunto é sensível e o momento tenso, por que não fez perguntas sobre os programas e ideias dele? Isso faria com que baixasse a guarda e relaxasse. No fim da entrevista, de boa vontade e em outro clima, você perguntaria sobre pesquisa que, em comparação com as ideias e intenções dele sobre a Amazônia, é tema irrelevante. Desculpe a franqueza, mas pensei que vc era uma repórter mais madura.

Anônimo disse...

Parabens pela tentativa de entrevistar o Zé Serra..e parabens mais ainda pelo dia de hj...muitas felicidades..do seu fã, Mediador de Emoção,

Anônimo disse...

Rita,
As autoridades são assim mesmo, estressadas, o que não justifica ser refratário à imprensa. Treinam, treinam, são assessorados, contam com seus marqueteiros. Mas, humanos que são, os políticos acabam fazendo besteira. Esquecem que estão na chuva para se molhar e, uma vez na arena do jogo, precisam atender a imprensa, responder às perguntas dos jornalistas mesmo que não gostem do assunto.
Lamento, o Serra tem conteúdo para boas entrevistas.
JNP

Anônimo disse...

ANA JÚLIA ESTEVE A PONTO DE UMA ATAQUE DE NERVOS, ONTEM, NO DEBATE DA RECORD.
TOMA-TE...!

. disse...

O cara não sabe nem o que tem pra melhorar, mas diz que tem que refazer!!!!
Fala sério! Isso dá é vergonha. Quer dizer que o que importa é ser contra, não importa como nem porquê!

Lamentável essa postura do PSDB.