Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As razões da declaração de voto de Ana Júlia a Jader

Trecho de matéria que escrevi ontem para a edição do Diário do Pará de hoje. Você lê o texto completo aqui http://ee.diariodopara.com.br


A reta final da campanha está provocando emoções fortes também na disputa ao Senado. O candidato do PMDB Jader Barbalho lidera isolado as pesquisas de intenção de voto, mas a segunda vaga tem sido alvo de uma acirrada disputa entre o petista Paulo Rocha e o tucano Fernando Flexa Ribeiro que estariam tecnicamente empatados.

O temor de que o segundo voto de Jader migre para o tucano que já vinha pedindo votos para o peemedebista, fez a governadora Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição, tomar ontem a decisão de pedir, publicamente pela primeira vez, que o segundo voto dos eleitores de Rocha vá para Barbalho.

Especulou-se também que a decisão já visa um acordo em torno de apoios num eventual segundo turno. Os petistas estariam incomodados com o flerte do PMDB com o tucano Simão Jatene.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Mirla Prado, a paraense que encantou o Brasil no BBB, também vota Edmilson. Leia o manifesto dela no blog somos tod@s Edmilson.

Anônimo disse...

NÃO VI ESSA MATÉRIA NO DIÁRIO DO PARÁ DE HOJE...


Felipe Seligman, Folha.com

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem, 29, por 5 votos a 2, a decisão que barrou a candidatura do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) ao Senado, por considerá-lo "ficha-suja". O caso agora deve ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá a decisão final sobre o futuro político de Barbalho. Jader foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter renunciado ao mandato de senador em 2001 para não ser cassado.

Os ministros do TSE analisaram os chamados embargos de declaração da defesa de Jader. Esses recursos servem para resolver omissões, obscuridades ou contradições ocorridas no primeiro julgamento.

O relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, negou o pedido do candidato. Ele foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Júnior, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski.

Os únicos que concordavam com o pedido do candidato foram Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro.

Seus advogados deverão apresentar um recurso extraordinário para que o caso seja analisado pelo STF.

A situação de Jader Barbalho é igual a do ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Ele renunciou ao cargo de senador, em 2001, para escapar de processo de cassação de mandato e perda dos direitos políticos.

Pela lei do Ficha Limpa, renunciar ao mandato para evitar processo é critério de inelegibilidade.

À época presidente do Senado, Barbalho estava em pé de guerra com o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA), morto em 2007. Ele enfrentava seguidas acusações de corrupção e desvio de dinheiro público no Pará.

Anônimo disse...

"Escrivi"???? Já não basta o post extremamente partidário ainda com um erro primário ao estilo do presidente analfabeto?

Anônimo disse...

E a sacanagem se instalou!

Jornalista disse...

Flexa voa e Rocha afunda!

RS disse...

Das 10h45, a informação está na página 3 do primeiro caderno
Das 10h46, obrigada por chamar a atenção para o erro de digitação. Já está devidamente corrigido.
Quanto a dizer que o post é partidário, respeito sua opinião, mas discordo.
Abs e voltem sempre.

Anônimo disse...

A DS não entende do riscado...
Não entende de política...
Demora muito pra "captar" as estratégias.
São administradores incompetentes, políticos incompetentes, marketeiros incompetentes... não será estranho se até para comprar votos no dia das eleições faltar competência..

Anônimo disse...

Eles realmente estão DeSesperados!!! Sofre PTzada!! Que angústia,hem? "Vamos ter mais quatro anos? Votem na gente, prometemos não fazer tanta burrice no próximo mandato!"

Anônimo disse...

Quem é Mirla Prado?

Anônimo disse...

Quem é Mirla Prado?