Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Afinal quantas pessoas acompanham o Círio?

Artigo do jornalista Lúcio Flávio Pinto publicado no Blog do Estado levanta a polêmica

Não é possível haver 2,2 milhões de pessoas no Círio. Pode-se deixar de lado as técnicas para quantificação de multidão, que podem apresentar margem de erro incompatível com uma metodologia científica, em função do espraiamento da procissão, ainda que as imagens de satélite sejam capazes de suprir essa dificuldade.

Basta pensar que no mesmo momento em que o Dieese apresentou o cálculo para o Círio deste ano, no dia 10, com 100 mil fiéis a mais do que em 2009, um blecaute deixou sem luz todos os habitantes da área metropolitana de Belém (que possui 2,1 milhões de habitantes) e as regiões Bragantina, Guajarina, Salgado e Baixo Tocantins. Soma dos prejudicados nessa região, que tem a maior concentração demográfica da Amazônia: 2,5 milhões de pessoas.

Seria como se 90% desses habitantes viessem no segundo domingo de outubro à capital paraense. Como o município de Belém possui 1,4 milhão de habitantes, a onda seria de 800 mil peregrinos. Seria impossível ignorar tal tsunami humano, que ninguém vê nos dias que antecedem o Círio. A leva real de romeiros é calculada em oito vezes menos. Logo, um número razoável a considerar na grande está em torno de um milhão de participantes. Mesmo reduzida a menos da metade do cálculo oficial, não perde o título de a maior procissão religiosa do país e, talvez, do mundo. Sem precisar forçar na aritmética para dar-lhe um resultado milagroso que Nossa Senhora de Nazaré certamente não reivindica para si.

14 comentários:

Anônimo disse...

Quandio eu era criança, percebia sim que o suburbio ficava esvaziado pois as pessoas iam assistir o círio no domingo, hj não percebo isso, com o avançao das igrejas evangélicas que crescem cada dia mais e o Estado do Pará tem um dos maiores numero de evangélicos do Brasil, creio que a cada ano diminuem os numeros de romeiros.

zairo

Anônimo disse...

Ah, nos poupe Rita, não deverias nem ter postado esse anúncio, o Lúcio não tem mais o que fazer e agora vem questionar o número de pessoas no Círio? Vale só uma perguntinha, quer dizer que toda a região bragantina, salgado, guajarina e bragantina só tem 400 mil habitantes? ahhh.....

Anônimo disse...

0 Lúcio tem razão e não é de hoje que se desconfia desses cálculos do DIEESE.
Para termos mais de dois milhões de pessoas no Círio, toda a população de Belém, 1,5 milhões (oficial) de pessoas, sem dispensar crianças, bebês, velhos, doentes, presidiários, membros de outras religiões, os trabalhadores dse plantão etc, deveriam estar no cortejo e ruas paralelas. Além de igual mobilização em Ananindeua e mais de outros municípios mais próximos da capital.
ORA NOS POUPEM COM DESSE ABSURDO.
Sou fervoroso devoto de Nossa Senhora de Nazaré, acredito na força da fé, advogo as tradições paraenses do Círio, mas embarcar numa balela dessa é cometer um pecado com aval da própria Igreja, da Diretoria da Festa e da imprensa como um todo - que adora números mirabolantes, dá guarida a todo e qualquer número que o DIEESE vomita, sem questionar, sem buscar alternativas de cálculos, sem por em dúvida a primeira versão que se lhes apresnetam.
O Lúcio Flávio está sim correto ao questionar. E esse deve ser o papel dos bons jornalistas.
O Blog vaia judar a começar uma campanha para se quantificar com segurança e hoenstidade o tamanho do Círio.
Por que não contratam uma pesquisa científica, feita por institutos profissionais?
O DIEESE, comos e sabe, se reduz aos alfarrábios do Roberto Sena. E o Círio não é reuniãod e grevistas querendo tirar o máximo de ganho do patrão. A Santa não precisa disso.

Anônimo disse...

O Lúcio pirou. Já ouvi dizer que virou evangélico.

Anônimo disse...

Pronto, Lúcio! Lá vem a patrulha questionar o teu direito de pensar...

Anônimo disse...

Não veja nenhuma relevância em quantificar a população que assiste e/ou participa da procissão do Cirio de Nazaré e, também, acredito que é apenas um detalhe, até porque envolver-se com a festa ciriana não é somente quem participa da romaria, e me coloco entre aqueles que, por comodidade, só assiste a "passagem" da berlinda em um ponto da cidade.
O crescimento dos evangélicos é um fato indesmentivel e deve ser encarado como normal, o que - em nenhuma hipótese - significa que a fé dos católicos diminuiu.
Com um milhão ou dois milhões.... a grandeza do Cirio de Nazaré é um acontecimento religioso inigualável no mundo todo.
Acho que o brilhante Lucio deve continuar com suas abordagens centradas nas questões políticas e temas amazônicos, no que é doutor.

Anônimo disse...

Interessante, ninguém questiona as paradas gay pelo Brasil afora, sempre os numeros são superiores a 2.000.000 em SP, RJ, BA etc... Como se trata do povo tupiniquim, vem um cara que parece não ter o q fazer questionar a maior festa do meu povo. Vai te catar LFP.

Anônimo disse...

Qualquer coisa que se diga contra o jornalismo do Lúcio é um desforo. Quiséssemos ter nos jornais diários de Belém a produção do Lúcio Flávio. O joralismo paraense seria melhor qualificado.
Doido é quem faz esses comentários desairoros ao Lúcio, seguramente um dos melhores jornalistas do Brasil. Principalmente porque não está a serviço do chamado hard news.

Anônimo disse...

Caro comentarista das 13:54, você pode não gostar do Lúcio e do jornalismo dele, mas não tem o direito de vir aqui para ofendê-lo chamando-o de doido. Se você se conforma com qualquer bobagem que a imprensa publica, como os números do Dieese sobre o Círio, parabéns, mas não venha desqualificar o que e quem você não conhece.

Anônimo disse...

TAMBÉM DUVIDO QUE OS NÚMEROS DE PARADA GAY POR AÍ SEJAM VERDADEIROS. NÃO TEM TUDO ISSO DE VEADO...

A QUESTÃO NÃO É O CÍRIO, MAS O NÚMERO, POIS PARECE UM CHUTE.
NÃO SE TRATA NEM DE MATEMÁTICA. QUE CRITÉRIOS DE PESQUISA USA O DIEESE PARA AFIRMAR QUE 2,2 MILHÕES DE PESSOAS ESTARÃO NO CÍRIO. TODO ANO AUMENTA UM POUQUINHO. NESSE RITMO, TEREMOS EM 10 ANOS A METADE DA POPULAÇÃO DOPARÁ, QUE É DE 7,5 MILHÕES DE HABITANTES, CAMINHANDO COM A SANTINHA. SERIA ÓTIMO E TORÇO POR ISSO. SERIA O VERDADEIRO MILGRE DE NOSSA SENHORA. O PARÁ, ESTADO MAIS CATÓLICO DO BRASIL. PELO MENOS ISSO!
QUESTIONA-SE AQUI NÃO O PODER DIVINO E AGREGADOR, RELIGIOSO DO CÍRIO, MAS A NATUREZA DOS ESTUDOS QUE LEVARAM A ESSE NÚMEROD E 2,2 MILHÕES.
O DIEESE NÃO É UM INSTITUTO HABILITADO, AO QUE SE SAIBA, PARA FAZER ESSE TIPO DE PESQUISA, CUJOS MÉTODOS ESTÃO MAIS PARA ENGENHARIA QUE LIDA COM ESPAÇO E PROPORÇÕES DE ELEMENTOS POR METRO QUADRADO, DO QUE PARA ECONOMIA.
CONCORDANDO COM COMENTÁRIOS ANTERIORES, NÃO É CRÍVEL QUE A POPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA - QUASE TODA -, COMO JÁ SE DISSE, ESTEJA NO CÍRIO, NAS IMEDIAÇÕES, NO LARGO DA BASÍLICA E NO ENTORNO DA GRANDE PROCISSÃO.
ORA, PORQUE SE TRATRA DO CÍRIO É QUE DEVEMOS ACEITAR UMA MENTIRA? NÃO É CORRETO E NEM É HONESTO DEFENDER O QUE DIZ A DIRETORIA DA FESTA, APOIDA NOS DADOS DO DIEESE.

Anônimo disse...

Assim como a parada gay, o Círio é daqueles acontecimentos que os oganizadores escolhem meses antes o número de participantes. Decidido isso, não há quem faça mudar os números. Se são 02 milhões de pessoas esperadas, serão 02 milhões estimadas no dia do evento, independentemente de quantos tiverem de fato participado...

Anônimo disse...

Por favor, respeitem a Santa. Que estúpido comparar o Círio com Para Gay, mesmo que seja em números. Por favor, sejam prudentes e respeitem a maior identidade paraense e motivo de auto-estima.

Anônimo disse...

Rita, despertaste o brio de beatas histéricas, homofóbicos alucinados, racionalistas irracionais. Tudo por causa de números! Nossa Senhora de Nazaré que nos proteja de tanta insanidade!!!

Anônimo disse...

Mais uma vez o LFP perdeu um excelente chance de ficar calado.
Pra puxar Belém pra trás, bastam os nossos políticos. Ele não precisa ajudar.