Pages

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Termina em 31 de janeiro prazo para prefeitos do Pará assinarem pacto contra o desmatamento

Da Assessoria de Imprensa do MPF


Prefeituras paraenses podem aderir até o próximo dia 31 ao pacto contra o desmatamento na pecuária, que garante mais prazo para que pecuaristas peçam a Licença Ambiental Rural das propriedades. Até agora, 30 prefeituras assinaram o Termo de Ajuste de Conduta. Para os municípios que não assinarem, ficam valendo as condições já acordadas com os frigoríficos: quem não tiver pedido a Licença não pode comercializar gado.
Os municípios que assinaram abrigam boa parte da produção bovina paraense e garantiram mais tempo para que as propriedades rurais se adequem às regras da pecuária sustentável: fazendas acima de 3 mil hectares podem pedir a Licença Ambiental até 30 de agosto de 2011, quem tem entre 500 e 30 mil hectares têm até o final de 2011 e as menores que 500 hectares até junho de 2012.
Em contrapartida à extensão de prazo para o licenciamento, as prefeituras se comprometem com o desmatamento zero e com o controle sobre as atividades produtivas. Entre as condições que devem ser obedecidas, as prefeituras devem alcançar um pacto pelo controle do desmatamento com a participação do Legislativo e de sindicatos patronais e de trabalhadores.
“Dentre as metas do pacto celebrado no município deve se incluir que todos os produtos gerados em suas cidades (carne, leite, grãos, madeira) sejam socialmente justos (sem trabalho análogo ao escravo ou degradante) e ambientalmente corretos”, diz o compromisso. Outra regra é que, até junho de 2011, 80% do território do município que assinar deve estar no Cadastro Ambiental Rural (Car).
Veja abaixo e no anexo quem já assinou o acordo.

Município
01 Água Azul do Norte
02 Altamira
03 Ananindeua
04 Anapu
05 Brasil Novo
06 Brejo Grande do Araguaia
07 Canaã dos Carajás
08 Chaves
09 Eldorado dos Carajás
10 Gurupá
11 Igarapé-Miri
12 Marabá
13 Medicilândia
14 Ourilândia do Norte
15 Pacajá
16 Paragominas
17 Placas
18 Ponta de Pedras
19 Porto de Moz
20 Rio Maria
21 Santa Maria das Barreiras
22 Santana do Araguaia
23 São Félix do Xingu
24 São Geraldo do Araguaia
25 Senador José Porfírio
26 Tucumã
27 Uruará
28 Ulianópolis
29 Vitória do Xingu
30 Xinguara

2 comentários:

Anônimo disse...

Aposto com quem quiser se o Climaco (madeireiro), Prefeito de Itaituba, se dispõe a assinar tal pacto.
A razão é que o sujeito foi e continua sendo um dos maiores responsáveis por todo o desmatamento de Itaituba e região.

Evaldo Costa

Olimpio Barrozo disse...

Esse pacto, já é para ter coisas erradas, isso era para ser o brigado para todos os municípios, ou diretamente aos estados da Amazônia. Quantos prefeitos madeireiros não existem no Pará?