Pages

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Padilha: "bons governos, às vezes erram na política"

Na semana passada fiz uma entrevista com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além de saúde, falamos também de política já que nos últimos 2 anos, Padilha foi um dos principais articuladores do governo.

Confira alguns trechos

Existe uma preocupação dos paraenses em relação a investimentos federais no Estado pelo fato do governador ser da oposição. Isso será um problema?
Eu falo não só pela área da saúde, que vai ser de minha responsabilidade total. Falo por todo o governo da presidenta Dilma que, já na primeira reunião, deu orientação clara seus ministros para que todo governador, governadora, todo o prefeito, toda a prefeita seja atendido. A ordem é estabelecer parcerias com o governo federal independente do partido. A disputa entre partidos políticos ocorre durante a eleição. Passada a eleição, a preocupação nossa é com a população do Estado. Não vai existir qualquer tipo de discriminação ao Estado do Pará pelo fato dele ser governado pelo PSDB. E eu senti no governador Simão Jatene uma grande disposição de firmarmos uma grande parceria para a melhoria da saúde no Estado do Pará. Eu disse para ele que o nosso primeiro grande teste vai ser esse enfretamento da dengue. Vamos ter que ter uma grande parceria entre governo federal, Estado e prefeituras, sobretudo com as de Belém e Ananindeua que são dois municípios de mais alto risco para a dengue E nesse começo, o envolvimento da sociedade é importante. Que os empresários, as lideranças religiosas, os clubes de futebol participem do enfrentamento da dengue. Porque essa é uma doença que acontece na casa das pessoas. Só com o envolvimento de todos é possível controlar o foco do mosquito. Eu saio do Pará com muito ânimo de que vamos construir uma forte parceria com o governo do Estado e com as prefeituras, independente, dos partidos políticos.
Vocês sabem que eu tenho um carinho especial pelo Pará, até porque sou um paraense adotado.

O senhor atuou como articulador político do governo passado e trabalhou aqui pela reeleição da ex-governadora Ana Júlia Carepa. Que avaliação o senhor faz do resultado da eleição no Pará?
Eu tenho convicção de que a governadora Ana Júlia fez um bom governo. Agora bons governos, às vezes, erram na política e por isso perdem eleições. Eu acredito todos os projetos iniciados pelo governo da Ana Júlia em parceria com o governo federal serão mantidos e vamos estabelecer essa parceria com o governo do Estado. O projeto de desenvolvimento do Pará que começamos no governo da Ana Júlia tem que continuar, independente do governador que esteja, sobretudo os investimentos em verticalização da produção, qualificação da produção industrial, investimentos na área de ciência e tecnologia, o esforço de melhoria da educação têm que ter continuidade. Foi um bom governo e, às vezes, bons governos são derrotados nas eleições por que cometem erros na política ou na disputa eleitoral.

O senhor vai continuar ajudando a articulação política do governo Dilma?
Vou continuar ajudando com todo o prazer. A minha prioridade no momento é a saúde. Meu esforço e minha dedicação maior vão ser com a saúde do País, mas a gente sabe que não se faz mudanças na saúde sem construir maiorias políticas, sociais e econômicas.

Existe possibilidade da ex-governadora e o deputado Paulo Rocha ocuparem cargos federais no Pará?
O presidente Lula fez política e foi nosso maior líder durante muitos anos e vai continuar sendo o maior líder sem ter cargo nenhum. Em 1989, quando ele não foi candidato todo mundo perguntava e aí vai sumir? Vai desaparecer? Achavam que sem cargo, não teria mais força e ele foi mais forte exatamente porque não estava em cargo nenhum. Agora eu acredito que nós vamos ter o Paulo Rocha e a Ana Júlia como dois grandes lideres do PT, independente de se vão ocupar cargo ou não no governo federal. A definição dos cargos do governo federal é uma definição dos ministros que avaliarão não só a capacidade política, mas a capacidade técnica e também a adequação de algumas pessoas ocuparem o cargo e outras não. Independente disso, vou continuar tendo o Paulo Rocha como meu grande líder no PT do Pará. É um grande nome que unifica o PT do Pará junto com o presidente João Batista e eles vão continuar exercendo essa liderança independente de ocuparem cargos ou não no governo federal.

25 comentários:

Anônimo disse...

Vejam só o início das travessuras do "Chaves do HANGAR". É mole ou quer mais:


DIÁRIO OFICIAL Nº. 31839 de 24/01/2011

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ TANCREDO NEVES





Inexigibilidade de Licitação

Número de Publicação: 198343

Inexigibilidade: 2/2011

Data: 12/01/2011

Valor: 23.200,00

Objeto: Contratação de artistas para apresentação na programação do "Aniversário de Belém", evento realizado pela FCPTN, na Estação das Docas e Pier da Casa das Onze Janelas, no dia 12/01/2011.

Fundamento Legal: art. 25, inciso III da Lei 8.666/93.

Orçamento:

Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso

13392118162000000 339036 0101000000 Estadual

Contratado(s):

Nome: IVA ROTHE NEVES

Endereço: R dos Caripunas, Bairro: Jurunas, 1526

CEP. 66033-230 - Belém/PA

Telefone: 9132410180 Nome: CLARA PINTO NARDI

Endereço: RUA DOS MUNDURUCUS, Bairro: CREMAÇÃO, 3610

CEP. 66063-230 - BELEM/PA

Telefone: 9132231744 Nome: PAULO RICARDO SILVA DO NASCIMENTO

Endereço: GENTIL BITTENCOURT, Bairro: CIDADE VELHA, 1926

CEP. 66000-000 - BELEM/PA

Telefone: 9100000000 Nome: LIDIELY RENATA DA SILVA DUTRA

Endereço: Psg Magalhães, Bairro: Pedreira, 33

CEP. 66080-530 - Belém/PA

Telefone: 9181810891 Nome: ADILSON ALCANTARA DA SILVA

Endereço: Psg Dalva, Bairro: Marambaia, 266

CEP. 66615-080 - Belém/PA

Telefone: 9199913470 Nome: MARIA CRISTINA NOGUEIRA DA COSTA

Endereço: TV. CURUZU, Bairro: PEDREIRA, 430

CEP. 66000-000 - BELEM/PA

Complemento: AP. 902

Telefone: 9100000000 Nome: FRANCO RICARDO MARTINS SALLUZIO

Endereço: Tv Lomas Valentinas, Bairro: Sacramenta, 93

CEP. 66083-390 - Belém/PA

Telefone: 9132443477

Ordenador: Carlos Nilson Batista Chaves

Anônimo disse...

Essa senhora Ana - já foi um fracasso em cargos públicos, imaginem sem, só vai conseguir ser lider dela mesma. Se conseguir!

Anônimo disse...

Taí uma nome forte para o governo do Pará em 2014 !!! Padilha possui domicílio eleitoral no Pará !!!

Anônimo disse...

Cara repórter,
Poderia me esclarecer a relação quase simbiótica entre o Jatene e o casal Góes? O casal não tem voto, não tem competência técnica, tem muita arrogância e mandam e desmandam por aí... Por que? Uma dermatologista tomando conta da saúde caótica deste estado, sem conhecer noções básicas de saúde pública? Um médico responsável pelo turismo do estado? Pobre Dr Hélio Franco, está lado a lado com a inimiga!

MARCIO VASCONCELOS disse...

O MINISTRO PADILHA, excluindo o PMDB da FUNASA e de outros órgãos, vem dizer que governo bom também erra. SR. PADILHA, então sua gestão começou péssima politicamente, espero que o governo seja bom

Anônimo disse...

Saiu no blog PERERECA DA VIZINHA:
Bomba! Bomba! Advogado garante que arquivos dos computadores apreendidos na Cerpasa foram alterados pela PF.

Anônimo disse...

Rita, porque teu Blog esta parado, paradinho? Nós não merecemos isto!

Anônimo disse...

Das 09:21
Comparado as travessuras do PT ainda há saldo de pelo menos alguns milhões, já que o aluguel do Hangar para algumas secretarias saía por pouco mais de 300 mil e para outras por mais de três milhões, no mesmo Diário Oficial, no mesmo dia. Tá tudo lá no DOE.

Anônimo disse...

Nooooosssa, que blog atualizado...parabéns....

Anônimo disse...

Pelo visto o governador não dá muita importância a quem lhe foi fiel e companheiro desde o início, pois pelo fato de ser um partido pequeno o PMN parece não ter merecido a atenção devida, enquanto isso os sempre FIÉIS PR e PMDB fazem a festa no governo. Na SEDURB não tinha ninguém trabalhando até ontem, mas hoje saiu a nomeação de quatro Diretores, sendo todos retroativos a 1º de janeiro. E a ordem é pra economizar, é??? Fala sério!!!s

Anônimo disse...

Caraca, esse blog continua se superando nas atualizações.....meus parabéns tb.

Anônimo disse...

Égua Rita, este teu Blog esta parecendo o Governo da Ana Julia, só lari lari.

Anônimo disse...

Norrrrrrrrrssssa ... que blog atual .... caraca.... ;)

AJ disse...

Rita, e o caso Jatene-Cerpa, quando vai aparecer por aqui?

Anônimo disse...

SOCORRO !
A REPORTER SUMIU !!!

Anônimo disse...

Não da para atualizar este teu Blog?

Anônimo disse...

Queria ver o Puty se pronunciar a respeito disso ou será que tem o rabo preso (pq será?) com as construtoras?
Hoje inclusive ja tava se queimando na bancada do PT, fazendo demagogia de propor CPI do Trabalho Escravo.
Ele vais ser o novo Tiririca do Congresso. Tiririca do PT.

Anônimo disse...

Ei mana, acorda!

Anônimo disse...

CAraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca meu...que blog legaaaall....gostei....atualíssimo.....parabéns hein...

Anônimo disse...

A jornalista desistiu do blog? Se desistiu, avise, para que eu o exclua da minha lista de favoritos.

Anônimo disse...

Caraca, esse blog tá arrebentando.

Anônimo disse...

EI, responda vc tem seguidores, que adimiram e sentem hum vazio a verificar que foram largados ao vento, mas que esperam um breve alo,uma pequena postagem, volte estamos no aguardo!

Unknown disse...

Dona Reporter, oque houve com o blog? :(

Fabio disse...

Cara Rita, nao sei se vc ainda lê os comentários do blog, mas farei uma tentativa.
Visito quase diariamente este espaço (caso possua alguma ferramenta de monitoramento poderá comprovar pelo IP) e considero um dos melhores blogs paraenses, porém entedno como um desrespeito a leitores como eu o fato de parar de atualizá-lo sem qualquer informação preliminar. Veja que não estou questionando o fato de desistir do blog, já que é um espaço pessoal, e sim não ter manifestado isso antes, nos permitindo parar de entrar no site diariamente como idiotas.
Criar o blog, como disse antes, é um opção pessoal, assim como desisitir dele, porém se está na internet busca audiência (caso contrário estaria escrevendo um diário) e se nos busca nos deve respeito...
Um procedimento bobo, irresponsável, sem sentido e que depõe contra uma profissional que vem ganhando respeito no mercado.

Anônimo disse...

Cara Jornalista!

Interessante os sintomas de que nosso sistema politico está falido. Mesmo sendo público e notório a corrupção e quem são os corruptos, continuam agindo com o maior cinismo, como se não fosse com eles ou pior, como se nada estivessem acontecendo.
Senhores deputados acordem, abram os olhos e percebam que o mundo em sua volta esta mudando, a certeza de impunidade vos cega. Talvez quando começar haver agressões a vocês ou a vossos familiares, voces percebam o quanto foram mesquinhos e irresponsáveis nas suas práticas. Deputados o dinheiro roubado, mata, em muitos casos, aqueles que votaram em vocês e pior propaga a desesperança em um mundo melhor. Acordem enquanto é tempo. Reabilitem-se, antes que o povo, saia da letargia e os ensine o que até hoje não aprenderam. DIGNIDADE.
Lembrem-se que o Brasil mudou, não só econômicamente, mais também sua percepção sobre o poder. Voces apenas, temporariamente o tem. Sugestão inteligente....façam bom uso dele ou ele vos será tirado, por bem ou por mal.

Boa Noite!

Karl Nika Magno.