Pages

sábado, 22 de janeiro de 2011

O PT vai de Carmona

No Diário do Pará deste sábado


A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) está inclinada a apoiar o deputado do PMDB, Martinho Carmona na disputa à presidência da Assembléia Legislativa.
A eleição para presidência será no próximo dia 1º. O vencedor ocupará o cargo por dois anos. Além de Carmona, a vaga é disputada pelo tucano Manoel Pioneiro, favorito na disputa porque tem apoio do governador Simão Jatene e deve atrair boa parte dos votos da base aliada ao governo.

Os oito deputados petistas eleitos em de outubro para a próxima legislatura fizeram ontem a primeira reunião formal, após a campanha. Em dezembro, eles já haviam tido um encontro em que haviam sinalizado apoio a Carmona. Convocados pela atual líder, Bernadete ten Caten e pelo presidente estadual do PT, João Batista, os deputados reiteraram a decisão.


Eleito para liderar a bancada a partir de 1º de fevereiro, o deputado Carlos Bordalo diz que, embora não haja vetos ao nome de Pioneiro, a bancada vai trabalhar para viabilizar a candidatura de Carmona que também é da base aliada ao governo. “A eleição da Mesa não é um momento de disputa entre governo e oposição. Os dois são bons candidatos. Podemos dialogar com ambos, mas as circunstâncias políticas nos levam a ter preferência pelo deputado Carmona”, diz Bordalo. Segundo ele, o partido está “buscando uma Mesa comprometida com a autonomia do poder Legislativo”.

Os petistas acreditam que, embora seja da base aliada, o fato de não ser do mesmo partido do governador, seria um ponto a favor de Carmona. “A partir desta reunião, vamos começar um novo estágio de conversas com o deputado. A gente já vinha conversando e agora vamos para o segundo estágio”, conta o novo líder do PT na AL.
Na pauta do encontro de ontem estava também a formação das comissões da Casa, mas o grupo optou por se concentrar agora na eleição da Mesa para depois tratar desse tema.


Nota do blog
Esta matéria já estava fechada quando o deputado Bordalo ligou à repórter para ressaltar que o PT apóia mesmo Carmona. “Não queremos dar a impressão de que para nós tanto faz”, disse ressaltando que a bancada avaliou que o primeiro semestre será de turbulências na Assembléia. Essa análise da conjuntura é que recomendaria o apoio ao candidato do PMDB em detrimento do tucano Manoel Pioneiro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Sou médico do Hospital de Clínicas e até hoje, não recebemos o pagamento por serviços prestados em dezembro. Além disso, o atual gerente de ensino e pesquisa do hospital, é oftalmologista, nunca trabalhou no hospital e, por melhor que seja, não conhece ás áreas em que o hospital atua: Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, assim, certamente, parcerias nessas áreas serão perdidas, cabe uma pergunta: será que o hospital, em seu corpo clínico, não tem ninguém capacitado para o cargo?

Anônimo disse...

Como sempre o Carmona é apenas candidato, por enquanto.Está esperando ser chamado para a desistência, em troca de alguma sinecura ou outro "favorzinho" do governo.

Anônimo disse...

O PT deve apostar que o PMDB fará com o Jatene o mesmo que fez com a Ana Júlia: emparedar o governador e deixá-lo à mercer da ALEPA.
Na minha opinião isso não vai dar certo e o PT vai se ferrar mais uma vez. Confiar no Carmona é um risco muito grande, considerando que o PSDB tem a chave do cofre, na hora de fazer acordo, PMDB e PSDB passam a perna no PT. kkkkk

Anônimo disse...

Cara repórter realmente não existe disputa existe fatos, , Jatene até que aceita dar a presidência da Alepa ao PMDB, o impasse é o Jader aceitar que o Carmona seja o presidente dado a sua independência!

A vontade do PMDB (Jader) é que a presidência fique com o Parsifal , que no momento não é nem cogitado para tal.

A eleição do Carmona não exigiria um esforço complementar de Jatene ou Jader pois ele mesmo teria capacidade de se eleger sozinho negociando diretamente com os deputados, enquanto o Pioneiro ou o Parsifal dependem de um esforço complementar muito grande , esforço que para ter êxito terá que ser feito por PMDB e PSDB juntos!

Não estando a presidência da Alepa no acordo para eleição do Jatene , ela poderá ser negociada para o acordo de governabilidade , porem nessa negociação o PMDB sabe que só terá a presidência se houver muito boa vontade do governador ou você esqueceu a dança de legendas entre PMDB e PSDB na gestão passada do Jatene?

O caminho das pedras Jatene pavimentou na gestão passada , Jader deu o troco aos seus filiados que o abandonaram, Bira Barbosa é um exemplo, teve suas bases eleitorais pulverizadas de candidatos apenas para inviabilizar sua eleição !

No meu entender o Pioneiro se quer voltar para prefeitura de Ananindeua que trate de se ocupar lá, usando seus argumentos pois a presidência da Alepa não vai lhe fornecer argumentos , resumindo ele não será o presidente porem se empenhando terá quase 100% de chances de ser o futuro prefeito de Ananindeua!

Parsifal esta fora da disputa seria o mesmo que ter o Jader na presidência tal a obediência que ele tem ao partido.

O restante dos deputados , Paulo Macarrão, Simone, Josefina, Antonio Rocha, Chicão (Ozório Juvenil) e Nilma Lima, tem seu motivo particular para não ser indicado pelo PMDB ou não?

A realidade é que Jader terá que se conformar, pois para o PMDB ficar com a chefia da ALEPA , Carmona será o presidente!

E se confirmará, pois ainda poderá ficar comandando comissões importantes o que não deixa de ser um poder quase pessoal paralelo!

A próxima batalha do PMDB será com o PT na ocupação dos cargos federais no estado , principalmente os que são a nível federal da cota pessoal do Sarney ou você não lembra que ele foi deixar o Lula, em São Paulo na porta de seu apartamento e que aqui existem vários amigos pessoais do ex presidente?

MCB

Nina disse...

Pobre PT, sem direção, sem identidade, não soube lidar com o poder, depois de tanto lutar por ele. Ficou com a mesma cara dos demais partidos de direita...Triste fim.

Anônimo disse...

MCB, tô bege alface. Então o Jatene tá ferrado mesmo, é isso? Vai ter que engolir o pastor e ficar calado? Nem o Jader pode mais do que o Pastor? Conta outra que isso tá mais é parecendo queimação.

Anônimo disse...

Rita, essa escolha é mais uma prova de que o PT se especializou em derrota (no Pará, só aqui) . Per-de-dor de carteirinha. Espera-se que Jatene não se especialize em ter medo do PMDB (e que a vc não tenha receios em publicar o que escrevi).

ABs

Anônimo disse...

Esse anon das 20:32 tá com jeito de gente que tem cargo na Alepa. Mano, acorda! Perdeu playboy! Jatene não nasceu ontem pra tá dando cargo de presidente pra Carmona. O Jatene não costuma criar cobra pra se autoflagelar. Isso é missão da Ana Júlia. Falando nisso, todo o povo que acompanha o círio e as pedras portuguesas arrancadas da pça D. Pedro II sabem que o pastor adora descumprir acordo político. É um tiranete de província emergente que em nada vai ajudar imagem ainda a se construção desse governo.

Anônimo disse...

Cuidado Bordalo, é melhor ir de Taxi (amarelo).hehehehe

MARCIO VASCONCELOS disse...

O PMDB fez a maior bancada, é natural postular a presidência da ALEPA, já que o PSDB, possui menos deputados, isso é o Princípio da maioria democrática, que sempre prevalece em qualquer parlamento.

Anônimo disse...

Márcio,

Concordo plenamente com você.
Também espero que o Poder Legislativo seja realmente independente, o que não quer dizer que não seja harmônico com o governo.
A ALEPA não poderá voltar a ser uma Casa homologadora das atitudes do governador, como foi na primeira gestão de Jatene.Isso, o povo e a democracia não merecem.