Pages

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mais lenha na fogueira

No Diário do PA de hoje, matéria assinada pela repórter

O governo de Simão Jatene tomou ontem uma medida inédita e que botou mais lenha nas polêmicas com a administração anterior. Pediu à Assembléia Legislativa a retirada de todos os projetos de lei de autoria do Executivo que tramitavam na Casa. São mais de uma dezena de projetos que foram enviados para o Legislativo durante a gestão de Ana Júlia Carepa e que não chegaram a ser votados.

A maioria ainda estava à espera de pareceres nas comissões da Casa e poderia entrar em pauta após a volta dos deputados do recesso em fevereiro.

Entre os projetos do Executivo em tramitação estão pedidos de autorização de empréstimos que podem chegar a R$ 1 bilhão; a lei orgânica do Fisco estadual; concessão de gratificação por tempo integral para todos os policiais militares e a indicação do deputado estadual reeleito, Júnior Hage (PR) para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
O presidente da AL, deputado Domingos Juvenil não quis comentar a medida, mas confirmou o pedido. A ordem na Casa é levantar todos os projetos do Executivo em tramitação. Como o pedido foi feito ontem, a previsão é de que até meados da semana que vem, o levantamento esteja concluído e os projetos devolvidos ao novo governo.

Líder do PSDB na AL, o deputado José Megale defendeu a medida afirmando que ela foi tomada por uma questão de responsabilidade. Segundo ele, o governo anterior não forneceu, durante a transição, cópias dos projetos em tramitação. “O governo não sabia o que estava lá (na AL). Tem que avaliar dentro da situação do Estado”, diz citando o caso do projeto que concede benefício aos policias militares e que terá impacto sobre a folha de pessoal. “O governo precisa estudar esse impacto para avaliar se altera, se mantém. Alguns projetos poderão retornar”, garante. Não há previsão de quando o novo governo terá uma avaliação conclusiva sobre o reenvio ou não das propostas.

A ex-governadora Ana Júlia Carepa classificou a medida de “autoritária e absurda”. “O governo é impessoal. Enviei os projetos como governadora. Deveriam deixar tramitar e se fosse o caso, recomendar voto contra. Por que não faz as mudanças na tramitação? O governo tem maioria e não teria nenhuma dificuldade para isso”.

Ana Júlia disse lamentar principalmente a retirada de projetos como a lei orgânica do Fisco estadual. “Enviei seguindo uma determinação que foi aprovada na própria Assembléia. O governo podia mudar depois o conteúdo. Muitas vezes fomos convencidos e mudamos projetos do Executivo durante a votação”

17 comentários:

Anônimo disse...

Autoritária, pirotécnica e desnecessária! Pois o governador, com maioria na Assembléia não precisava fazer isso.

Anônimo disse...

Logico que essa ptzada esta tao somente querendo midia, pois se vc assume uma HERANçA,como por exemplo uma empresa vc para tudo si certifica da situaçao,debitos, creditos, projetos e recusos humanos, esses sao os pilares nescesarios para o conhecimento para direcionar futuras açoes.
Aos aloprados sem saudaçoes.

Anônimo disse...

Pior é dizer que não sabia o que estave em tramitação na ALEPA. Ora o PSDB tem dez deputads estaduais, inclusive o presidente da CCJ para onde vão todos os PL's, nenhum deles fala com o governador ?

Nina disse...

O Governo Jatene começa confuso, com cara de que não fez planejamento, nem a tal Agenda Mínima de que tanto falaram. Cada medida tomada, parece que foi decidida de maneira impulsiva. Xiiiii, pelo jeito a coisa vai mal, mas vai mal demais...

Anônimo disse...

Primeiro o levantamento da situação financeira do estado que não está pra brincadeira, depois a agenda mínima. Calma, meu amigo petista. Tudo tem sua hora. Só não pode é passar quatro anos sem projeto e sem obras, como foi o caso do desgoverno da Ana Júlia. Por isso mesmoq ue o povo disse NÃO pra rereleição da ex.
Quanto aos projetos que estão na Assembléia Legislativa, por favor, não se afobe: os que servem serão devidamente devolvidos. E os que precisam serão corrigidos.

Anônimo disse...

Os petistas se fazem de mortos quanto ao ditado:
REI POSTO, REI MORTO.
A Ana Júlia deveria ficar calada; deveria ir passear; ir para a praia; catar piolhos; plantar bataras. E, para resgatar a parceria com o deputado Carmona, deveria retornar a China, de onde não trouxe patavina, muito menos investimentos para o Pará.

Anônimo disse...

Pirotecnia foi o que fez governo petista de Ana Júlia.

Anônimo disse...

JA-tene, JÁ ta na hora de dizer ao que veio. Vai governar!!!

Anônimo disse...

Égua!

Será que nao tinha uma viva alma dentro do governo que pudesse simplesmente tirar uma copia dos projetos em tramite na Alepa para o governo analisar?

Após a análise, se fosse o caso o Governo poderia encaminhar um substitutivo e fazê-lo este ser aprovado, com as alterações que julgasse necessárias.

Pedir de volta projetos não tem qualquer respaldo jurídico, totalmente inconstitucional!

Claro que isso é apenas mais uma tentativa de reforçar a ideia de "herança maldita", que existente ou não, em nada acrescenta ao povo do Pará.

É chegada a hora de descer dos palanques e começar a trabalhar!

Anônimo disse...

Anonimo das 16:17, se a sua DESgovernadora não governou durante os 4 anos, você quer que o Governador Jatene faça em 14 dias de governo o que ela não conseguiu em 4 anos? Faça-me o favor!!!

Anônimo disse...

Super Republicana essa medida, não acham? KKKKKKK

Anônimo disse...

Aviso aos petistas preocupados. Muita água aind avai passar por debaixo dessa ponte. Aguardeeeeee,,,

Anônimo disse...

Os tucanos vão terminar os quatro anos de desgoverno sem bico. Estão cortando tudo.kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Vocês têm que avisar é o PMDB. Quero ver Simone gritar no Plenário da ALEPA contra essa atitude do governador em relação ao povo do Fisco. Esse projeto foi Costurado com agulha fina pelo Charles e Simone e como assim, agora vai ser pinçado para análise?
Quero ver até quanto tempo essa amizade vai durar.

Anônimo disse...

Essa amizade vai durar, enquanto for dado o "cala boca", que se exploda os interesses coletivos!

Anônimo disse...

O Jatene deveria convidar o PT para também compor, pois ficou clara a posição do partido no Pará (vide câmara da Belém) que se consolida como mais novo fisiologista. Basta dar dinheiro e cargos para o PT do Pará que eles se satisfazem. O PT do Pará acabou!

Anônimo disse...

Ta rolando um imenso constrangimento dos servidores tucanos da SEFA, apoiaram Jatene e agora vêm seu sonho de aprovar a lei Organica indo pelo ralo, jatene terá o primeiro grande embate de seu governo se não aprovar a lei. O fisco vai reagir a altura, aguardem!!